1º Ciclo

Critérios de Avaliação

1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

 (Ao abrigo do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, e da Portaria n.º 223-A/2018, de 3 de agosto)

  • Temas Domínios  (de desempenho) Importância relativa  Descritores de desempenho
     

    SOCIEDADE

    NATUREZA

    TECNOLOGIA

    SOCIEDADE/

    NATUREZA/

    TECNOLOGIA

     

     

     

    Oralidade

     

     

     

    30%

    Mobiliza e integra vocabulário e conceitos substantivos específicos dos diferentes conteúdos, temas e problemas explorados.

    Transmite ideias (em debates, apresentações de trabalhos   e outras situações) de forma fundamentada e organizada.

    Manifesta pensamento reflexivo, crítico e criativo.

    Escuta e aceita/admite diferentes pontos de vista.

    Manifesta, de forma qualitativa, a sua participação na atividade desenvolvida e aquilo que aprendeu ou conseguiu fazer.

     

    Prática

     

     

    35%

    Realiza tarefas/atividades de forma autónoma, seguindo as orientações fornecidas.

    Contribui, de forma ativa e empenhada, na concretização dos objetivos propostos, em interação com os outros.

    Realiza as tarefas propostas dentro dos prazos estipulados.

     

     

    Escrita

     

     

    35%

    Utiliza diferentes linguagens e símbolos, ajustando-os ao contexto.

    Planifica, textualiza e revê produções escritas, com intencionalidades diversas.

    Interpreta fontes diversas e, com base nestas e em conhecimentos prévios, produz informação e inferências válidas e pertinentes.

    Utiliza modalidades diversas para expressar as aprendizagens.

    Produz objetos, textos ou soluções face a um desafio.

  • Temas Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho
     

     

    Educação Artística

     

    (Artes Visuais, Dança, Dramática e Música)

     

     

     

     

     

     

     

     

    Oralidade

     

     

     

     

     

    30%

    Compreende e apropria-se de conteúdos e técnicas artísticas.

    Apresenta, analisa, discute, e aprecia ideias e diferentes manifestações artísticas usando critérios e argumentos para fundamentar os seus pontos de vista.

    Comunica de forma pertinente, argumenta, negoceia e aceita diferentes pontos de vista.

    Partilha as suas ideias e participa respeitando as regras definidas para os diferentes contextos, relacionando-se de forma positiva com os outros.

     

     

    Prática

     

     

     

     

    40%

    Realiza as atividades/tarefas propostas, seguindo as orientações fornecidas.

    Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade

    Envolve-se na realização de trabalhos individuais, de pares ou de grupo, com empenho e interesse

    Evidencia capacidade de auto e hétero avaliação e autorregulação do seu desempenho, tendo em vista a superação das dificuldades e a melhoria dos resultados.

     

     

     

     

    Escrita

     

     

     

     

    30%

    Comunica de forma pertinente, argumenta, negoceia e aceita diferentes pontos de vista.

    Adequa comportamentos e registos a diferentes intencionalidades comunicativas e artísticas

    Reflete acerca das artes e da ligação entre o real e o imaginário e organiza o que apreendeu, manifestando pensamento reflexivo, crítico e criativo.

    Identifica e analisa conceitos, técnicas e contextos em diferentes narrativas visuais, utilizando vocabulário específico.

    Adequa comportamentos e registos a diferentes intencionalidades comunicativas artísticas.

  • Temas Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho
     

     

     

    Perícias e Manipulações

     

     

    Deslocamentos e Equilíbrios

     

     

    Jogos

     

     

    Ginástica

     

     

    Oralidade

     

     

    10%

     

    Adquire, compreende, aplica de conhecimentos e identifica as capacidades físicas: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade e coordenação (geral), de acordo com as características do esforço realizado.
     

     

     

     

     

     

    Prática

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    90%

     

     

     

     

     

     

    Utiliza conhecimento para participar de forma adequada e resolver problemas em contextos diferenciados.

    Coopera, promovendo um clima relacional favorável ao aperfeiçoamento pessoal e ao gosto proporcionado pelas atividades.

    Desenvolve a velocidade de reação simples e complexa de execução de ações motoras básicas, e de deslocamento.

    Coopera com os companheiros na procura do êxito pessoal e do grupo.

    Resolve problemas em situações de jogo.

    Respeita as regras organizativas que permitam atuar em segurança.

    É autónomo na realização de tarefas.

    Conhece e aplica cuidados de higiene e as regras de segurança pessoal e dos companheiros.

    Promove o gosto pela prática regular de atividade física.

    Identifica pontos fracos e fortes das suas aprendizagens.

    Aceita opções, falhas e erros dos companheiros.

    Aceita o apoio dos companheiros nos esforços de aperfeiçoamento próprio.

    Promove estratégias que induzam respeito por diferenças.

  • Temas Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho
    Oralidade / Prática da Oralidade

     

     

     

     

     

    Compreensão

    Oral

     25% Reconhece o alfabeto em Inglês.

    Compreende sons, entoações e ritmos da língua.

    Identifica palavras e expressões em rimas, lengalengas e canções.

    Compreende palavras e expressões muito simples, comunicadas de forma clara e pausada num contexto familiar e com apoio visual.

    Entende instruções simples para completar pequenas tarefas. Acompanha a sequência de pequenas histórias conhecidas com apoio visual/audiovisual.

    Interação / Produção Oral

     

     

     

     

     

     35%

     

     

     

     

     

     

     

    Produz, com ajuda, sons, entoações e ritmos da língua.

    Utiliza formas de tratamento adequadas quando se dirige ao professor ou colegas.

    Pergunta e responde sobre temas previamente apresentados.

    Interage com o professor/os colegas em situações muito simples e previamente preparadas.

    Expressa-se, com vocabulário limitado, em situações previamente preparadas.

    Realiza as atividades/tarefas propostas, seguindo as orientações fornecidas.

    Consegue apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspetos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem.

    Comunica de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

    Planeia, organiza e apresenta uma tarefa de pares ou um trabalho de grupo.

    Envolve-se na realização de trabalhos individuais, de pares ou de grupo, com empenho e interesse e utilizando diversas estratégias e meios para comunicar.

    Revela atitudes como, por exemplo, saber esperar a sua vez, ouvir os outros e refletir criticamente sobre o que foi dito, dando razões para justificar as suas conclusões.

    Demonstra atitudes de inteligência emocional, utilizando expressões como please e thank you, solicitando colaboração em vez de dar ordens ao interlocutor.

    Escrita / Prática da Escrita

     

    Compreensão Escrita  25% Identifica vocabulário familiar acompanhado por imagens.

    Desenvolve a literacia conhecendo o alfabeto em Inglês.

    Desenvolve o conhecimento da ortografia.

    Compreende pequenas frases com vocabulário conhecido.

    Compreende instruções muito simples com apoio visual.

    Faz exercícios de leitura (silenciosa/em voz alta) de palavras acompanhadas de imagens para assimilar combinações de sons e de letras mais frequentes.

    Utiliza, com ajuda, palavras conhecidas.

    Lê pequenas histórias ilustradas com vocabulário conhecido.

    Desenvolve a numeracia em língua inglesa, realizando atividades interdisciplinares com a Matemática.

    Desenvolve a literacia, fazendo exercícios de rima e sinonímia.

    Interação e Produção Escrita  15% Legenda sequências de imagens.

    Preenche espaços lacunares em textos muito simples com palavras dadas.

    Ordena letras para escrever palavras e legendar imagens, ordena palavras para escrever frases, escreve palavras aprendidas e escreve os numerais aprendidos.

    Escreve sobre si próprio de forma muito elementar.

    Escreve sobre as suas preferências de forma muito simples.

    Produz, com ajuda, frases muito simples, mas com sentido semântico e gramatical (implícito).

    Produz um texto muito simples com vocabulário limitado.

    Preenche um formulário (online ou em formato papel) muito simples com informação pessoal, responder a um email, chat ou mensagem de forma muito simples.

  • Temas Domínios  (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho

    Temas transversais (Resolução de problemas, Raciocínio matemático e Comunicação matemática)

    Números e Operações

    Geometria e Medida

    Organização e tratamento de dados

     

     

    Oralidade

    30% Comunica de forma pertinente, fundamentada e organizada, manifestando pensamento reflexivo, crítico e criativo-argumenta, negoceia e aceita diferentes pontos de vista.

    Adequa comportamentos e registos em diferentes contextos.

    Comunica oralmente, utilizando linguagem matemática, para descrever e explicar raciocínios, procedimentos e conclusões.

     

     

     

     

     

    Prática

    40% Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade, e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede, respeitando o professor e os pares.

    Envolve-se na realização de trabalhos individuais, de pares ou de grupo, com empenho e interesse, evidenciando capacidade de auto e hétero avaliação e autorregulação do seu desempenho, tendo em vista a superação das dificuldades e a melhoria dos resultados.

    Realiza as atividades/tarefas propostas, seguindo as orientações fornecidas.

    Resolve problemas que requeiram a aplicação de conhecimentos já apreendidos e apoiem a aprendizagem de novos conhecimentos.

     

     

    Escrita

    30% Utiliza diferentes linguagens e símbolos, ajustando-os ao contexto.

    Comunica por escrito, utilizando linguagem matemática, para descrever e explicar raciocínios, procedimentos e conclusões.

  • Temas Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho
     

    Oralidade

     

    Leitura e Escrita

     

    Educação Literária

     

    Gramática

     

    Oralidade

     

    25%

     

    Comunica de forma pertinente, fundamentada e organizada, manifestando pensamento reflexivo, crítico e criativo – argumenta, negoceia e aceita diferentes pontos de vista.

    Adequa comportamentos e registos em diferentes contextos.

     

     

    Prática

     

     

     

    50%

    Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade, e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede, respeitando o professor e os pares;

    Envolve-se na realização de trabalhos individuais, de pares ou de grupo, com empenho e interesse, evidenciando capacidade de auto e heteroavaliação e autorregulação do seu desempenho, tendo em vista a superação das dificuldades e a melhoria dos resultados.

    Realiza as atividades/tarefas propostas, seguindo as orientações fornecidas.

    Escrita  

    25%

    Utiliza diferentes linguagens e símbolos, ajustando-os ao contexto.

    Planifica, textualiza e revê produções escritas, com intencionalidades diversas.

  • Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho
    Oralidade 15 ·   Comunica de forma pertinente, fundamentada e organizada, manifestando pensamento reflexivo, crítico e criativo, utilizando linguagem adequada aos diferentes contextos.
    Escrita 10 ·   Utiliza diferentes linguagens e símbolos ajustando-os ao contexto.
    Prática 75 ·   Trabalha individualmente e/ou em grupo, com tolerância, empenho e responsabilidade e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e/ou em rede, respeitando o professor e os pares.

    ·   Conhece e utiliza práticas seguras e responsáveis na utilização de dispositivos e ferramentas digitais e na navegação na Internet.

    ·   Utiliza o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa, em que utiliza termos relevantes, e à organização e gestão da informação.

    ·   Interage e colabora com os colegas, utilizando ferramentas digitais para criar, apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos.

    ·   Explora ideias, desenvolve o pensamento computacional e produz artefactos digitais criativos, recorrendo a diferentes aplicações digitais em ambientes digitais fechados, como ferramentas de produtividade e ambientes de programação, entre outras.

Privacy Preferences

When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in the form of cookies. Here you can change your Privacy preferences. It is worth noting that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we are able to offer.

Click to enable/disable Google Analytics tracking code.
Click to enable/disable Google Fonts.
Click to enable/disable Google Maps.
Click to enable/disable video embeds.
Our website uses cookies, mainly from 3rd party services. Define your Privacy Preferences and/or agree to our use of cookies.