Critérios de Avaliação
3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
(Ao abrigo do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, e da Portaria n.º 223-A/2018, de 3 de agosto)
Cidadania e Desenvolvimento
Temas
Domínios (de desempenho)
Importância relativa Descritores de desempenho
7º ano
* Competências Sociais
e Emocionais.
* Direitos Humanos.
* Interculturalidade.
* Educação Ambiental.
*Saúde.
8º ano
* Competências Sociais
e Emocionais.
* Igualdade de Género.
*Desenvolvimento Sustentável.
* Sexualidade.
*Instituições e Participação Democrática.
*Literacia Financeira e
Educação para o Consumo.
*Risco
9º ano
* Competências Sociais
e Emocionais.
* Interculturalidade.
* Educação Ambiental.
* Saúde.
* Media
*Literacia Financeira e
Educação para o Consumo.
*Voluntariado
Oralidade
25%
– Responsável/ Autónomo.
– Participativo / Colaborador.
– Crítico /Analítico.
– Comunicador.
– Culto e informado.
– Conhecedor e Sabedor.
Prática
50%
– Responsável/ Autónomo.
– Cuidador de si e do outro.
– Indagador / Investigador.
– Conhecedor e Sabedor.
– Leitor.
– Respeitador da diferença do outro.
– Cumpridor das normas de higiene, segurança pessoal e colectiva
– Responsável face ao futuro pessoal e coletivo, quando integrado em atividades/projetos curriculares.
Escrita
25%
– Responsável/ Autónomo.
– Sistematizador e organizador.
– Culto e informado.
– Criativo.
– Indagador / Investigador.
– Conhecedor e Sabedor.
Ciências Naturais
7º Ano
Temas Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho Terra em transformação
Oralidade 20 % Formula e responde a questões relacionadas com a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, usando linguagem científica e mobilizando conhecimento tecnológico e científico. Comunica / partilha o trabalho resultante de pesquisas ou investigações realizadas, de acordo com objetivos definidos, ajustando o discurso ao público alvo.
Envolve-se em debates, questionamento, … aceitando e argumentando pontos de vista diferentes e respeitando diferenças de características ou opiniões.
Prática 20% Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade, e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede, respeitando o professor e os pares. Envolve-se na realização de trabalhos individuais, de pares ou de grupo, com empenho e interesse, reconhecendo pontos fortes e fracos e (co)definindo estratégias de melhoria.
Planifica e implementa investigações práticas – de pesquisa, de campo, laboratoriais, incluindo experimentais – para responder a questões-problema.
Formula e avalia previsões, hipóteses explicativas e conclusões, baseadas em conceitos e evidências científicas.
Escrita 60% Utiliza saberes, diferentes linguagens e símbolos, ajustando-os ao contexto. Mobiliza informação de fontes credíveis e conhecimento científico e tecnológico na produção de texto, com diferentes propósitos, organizando ideias, conceitos opiniões e construindo argumentos para fundamentar planos de ação, tomadas de posições ou de decisão.
Usa linguagem científica na argumentação e na apresentação de ideias e de posições, avaliando cursos de ação, resultados e conclusões.
8º Ano
Temas Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho Terra, um planeta com vida
Sustentabilidade na Terra
Oralidade 20 % Formula e responde a questões relacionadas com a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, usando linguagem científica e mobilizando conhecimento tecnológico e científico.
Comunica / partilha o trabalho resultante de pesquisas ou investigações realizadas, de acordo com objetivos definidos, ajustando o discurso ao público alvo.
Envolve-se em debates, questionamento, … aceitando e argumentando pontos de vista diferentes e respeitando diferenças de características ou opiniões.
Prática 20 % Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade, e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede, respeitando o professor e os pares.
Envolve-se na realização de trabalhos individuais, de pares ou de grupo, com empenho e interesse, reconhecendo pontos fortes e fracos e (co)definindo estratégias de melhoria.
Planifica e implementa investigações práticas – de pesquisa, de campo, laboratoriais, incluindo experimentais – para responder a questões-problema.
Formula e avalia previsões, hipóteses explicativas e conclusões, baseadas em conceitos e evidências científicas.
Escrita 60 % Utiliza saberes, diferentes linguagens e símbolos, ajustando-os ao contexto.
Mobiliza informação de fontes credíveis e conhecimento científico e tecnológico na produção de texto, com diferentes propósitos, organizando ideias, conceitos opiniões e construindo argumentos para fundamentar planos de ação, tomadas de posições ou de decisão.
Usa linguagem científica na argumentação e na apresentação de ideias e de posições, avaliando cursos de ação, resultados e conclusões.
9º Ano
Temas Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho Viver melhor na Terra Oralidade 20 % Formula e responde a questões relacionadas com a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, usando linguagem científica e mobilizando conhecimento tecnológico e científico. Comunica / partilha o trabalho resultante de pesquisas ou investigações realizadas, de acordo com objetivos definidos, ajustando o discurso ao público alvo.
Envolve-se em debates, questionamento, … aceitando e argumentando pontos de vista diferentes e respeitando diferenças de características ou opiniões.
Prática 20 % Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade, e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede, respeitando o professor e os pares. Envolve-se na realização de trabalhos individuais, de pares ou de grupo, com empenho e interesse, reconhecendo pontos fortes e fracos e (co)definindo estratégias de melhoria.
Planifica e implementa investigações práticas – de pesquisa, de campo, laboratoriais, incluindo experimentais – para responder a questões-problema.
Formula e avalia previsões, hipóteses explicativas e conclusões, baseadas em conceitos e evidências científicas.
Escrita 60 % Utiliza saberes, diferentes linguagens e símbolos, ajustando-os ao contexto. Mobiliza informação de fontes credíveis e conhecimento científico e tecnológico na produção de texto, com diferentes propósitos, organizando ideias, conceitos opiniões e construindo argumentos para fundamentar planos de ação, tomadas de posições ou de decisão.
Usa linguagem científica na argumentação e na apresentação de ideias e de posições, avaliando cursos de ação, resultados e conclusões.
Educação Física
7º Ano
Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho Oralidade 10%
Na aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos: conhece terminologia, principais regras e regulamentos das matérias lecionadas; conhece ações técnicas e/ou táticas das matérias lecionadas; relaciona aptidão física e saúde e identifica os benefícios do exercício físico para a saúde. Prática* 90% SUBÁREA JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS Coopera com os companheiros para o alcance do objetivo, nos jogos desportivos coletivos (Andebol, Basquetebol, Futebol e Voleibol), realizando com oportunidade e correção as ações técnico-táticas elementares em todas as funções aplicando as regras.
SUBÁREA GINÁSTICA
Compõe, realiza e analisa da ginástica de Solo, as destrezas elementares do solo, em esquemas individuais, aplicando os critérios de correção técnica, expressão e combinação, e apreciando os esquemas de acordo com esses critérios.
SUBÁREA ATLETISMO
Realiza e analisa do atletismo, a corrida de velocidade, o salto em comprimento e o lançamento do peso, cumprindo corretamente as exigências elementares, técnicas e do regulamento, não só como praticante, mas também como juiz.
SUBÁREA ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
Aprecia, compõe e realiza, nas atividades rítmicas e expressivas (Danças Sociais e/ou Danças Tradicionais), sequências de elementos técnicos elementares, em coreografias individuais, aplicando os critérios de expressividade, de acordo com os motivos das composições.
SUBÁREA OUTRAS
Realiza com oportunidade e correção as ações técnico-táticas elementares, nos jogos de raquetes (Badminton e/ou Ténis de Mesa), garantindo a iniciativa e ofensividade em participações «individuais», aplicando as regras, não só como jogador, mas também como árbitro.
APTIDÃO FÍSICA
Desenvolve capacidades motoras evidenciando aptidão muscular e aptidão aeróbia, enquadradas na Zona Saudável de Aptidão Física do programa FITescola, para a sua idade e sexo.
* – Os alunos com dispensa médica, devidamente comprovada, por período igual ou superior a 1 mês, neste domínio, serão avaliados com base na realização de testes escritos e/ou trabalhos de pesquisa e no desempenho de funções como: arbitrar jogos, auxiliar o professor em diversos registos ou outras tarefas consideradas pertinentes.
8º Ano
Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho Oralidade 10% Na aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos: conhece terminologia, principais regras e regulamentos das matérias lecionadas; conhece ações técnicas e/ou táticas das matérias lecionadas; relaciona aptidão física e saúde e identifica os fatores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras. Prática* 90% SUBÁREA JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS Coopera com os companheiros para o alcance do objetivo, nos jogos desportivos coletivos (Andebol, Basquetebol, Futebol e Voleibol), realizando com oportunidade e correção as ações técnico-táticas elementares em todas as funções aplicando as regras.
SUBÁREA GINÁSTICA
Compõe, realiza e analisa da ginástica de Solo, as destrezas elementares do solo, em esquemas individuais, aplicando os critérios de correção técnica, expressão e combinação, e apreciando os esquemas de acordo com esses critérios.
SUBÁREA ATLETISMO
Realiza e analisa do atletismo, a corrida de velocidade, de estafetas e de obstáculos e o salto em comprimento, cumprindo corretamente as exigências elementares, técnicas e do regulamento, não só como praticante, mas também como juiz.
SUBÁREA ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
Aprecia, compõe e realiza, nas atividades rítmicas e expressivas (Danças Sociais e/ou Danças Tradicionais), sequências de elementos técnicos elementares, em coreografias individuais, aplicando os critérios de expressividade, de acordo com os motivos das composições.
SUBÁREA OUTRAS
Realiza com oportunidade e correção as ações técnico-táticas elementares, nos jogos de raquetes (Badminton e/ou Ténis de Mesa), garantindo a iniciativa e ofensividade em participações «individuais», aplicando as regras, não só como jogador, mas também como árbitro.
APTIDÃO FÍSICA
Desenvolve capacidades motoras evidenciando aptidão muscular e aptidão aeróbia, enquadradas na Zona Saudável de Aptidão Física do programa FITescola, para a sua idade e sexo.
* – Os alunos com dispensa médica, devidamente comprovada, por período igual ou superior a 1 mês, neste domínio, serão avaliados com base na realização de testes escritos e/ou trabalhos de pesquisa e no desempenho de funções como: arbitrar jogos, auxiliar o professor em diversos registos ou outras tarefas consideradas pertinentes.
9º Ano
Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho Oralidade 10% Na aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos: conhece terminologia, principais regras e regulamentos das matérias lecionadas; conhece ações técnicas e/ou táticas das matérias lecionadas; relaciona aptidão física e saúde e identifica os fatores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras. Prática* 90% SUBÁREA JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS Coopera com os companheiros para o alcance do objetivo, nos jogos desportivos coletivos (Andebol, Basquetebol, Futebol e Voleibol), realizando com oportunidade e correção as ações técnico-táticas elementares em todas as funções aplicando as regras.
SUBÁREA GINÁSTICA
Compõe, realiza e analisa da ginástica de Solo, as destrezas elementares do solo, em esquemas individuais, aplicando os critérios de correção técnica, expressão e combinação, e apreciando os esquemas de acordo com esses critérios.
SUBÁREA ATLETISMO
Realiza e analisa do atletismo, a corrida de velocidade e Barreiras, o salto em comprimento e o lançamento do peso, cumprindo corretamente as exigências elementares, técnicas e do regulamento, não só como praticante, mas também como juiz.
SUBÁREA ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
Aprecia, compõe e realiza, nas atividades rítmicas e expressivas (Danças Sociais e/ou Danças Tradicionais), sequências de elementos técnicos elementares, em coreografias individuais, aplicando os critérios de expressividade, de acordo com os motivos das composições.
SUBÁREA RAQUETAS E OUTRAS
Realiza com oportunidade e correção as ações técnico-táticas elementares, nos jogos de raquetes (Badminton e/ou Ténis de Mesa), garantindo a iniciativa e ofensividade em participações «individuais», aplicando as regras, não só como jogador, mas também como árbitro.
APTIDÃO FÍSICA
Desenvolve capacidades motoras evidenciando aptidão muscular e aptidão aeróbia, enquadradas na Zona Saudável de Aptidão Física do programa FITescola, para a sua idade e sexo.
* – Os alunos com dispensa médica, devidamente comprovada, por período igual ou superior a 1 mês, neste domínio, serão avaliados com base na realização de testes escritos e/ou trabalhos de pesquisa e no desempenho de funções como: arbitrar jogos, auxiliar o professor em diversos registos ou outras tarefas consideradas pertinentes.
Educação Moral Religiosa Católica
Temas Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho 7º ano AS ORIGENS
AS RELIGIÕES
RIQUEZA E SENTIDO DOS AFETOS
A PAZ UNIVERSAL
8º ano
AMOR HUMANO
O ECUMENISMO
A LIBERDADE
ECOLOGIA E VALORES
9º ano
A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
DEUS, O GRANDE MISTÉRIO
O PROJETO DE VIDA
Escrita 40% Comunica de forma pertinente, fundamentada e organizada, manifestando pensamento reflexivo, crítico e criativo – argumenta, negoceia e aceita diferentes pontos de vista. Adequa comportamentos e registos em diferentes contextos.
Oralidade
20% Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade, e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede, respeitando o professor e os pares; Envolve-se na realização de trabalhos individuais, de pares ou de grupo, com empenho e interesse, evidenciando capacidade de auto e heteroavaliação e autorregulação do seu desempenho, tendo em vista a superação das dificuldades e a melhoria dos resultados.
Realiza as atividades/tarefas propostas, seguindo as orientações fornecidas.
Prática 40% Utiliza diferentes linguagens e símbolos, ajustando-os ao contexto. Planifica, textualiza e revê produções escritas, com intencionalidades diversas.
Educação Visual
Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho Oralidade
10%
Identifica e analisa conceitos, técnicas e contextos em diferentes narrativas visuais, utilizando vocabulário específico. Apresenta, analisa, discute, e aprecia ideias e diferentes manifestações artísticas usando critérios e argumentos para fundamentar os seus pontos de vista.
Interpreta as imagens e os objetos artísticos, valorizando a diversidade de perspetivas.
Partilha as suas ideias e participa respeitando as regras definidas para os diferentes contextos, relacionando-se de forma positiva com os outros.
Prática
60%
Articula e aplica conhecimentos, conceitos e temáticas nas suas realizações artísticas. Experimenta, seleciona e domina materiais, suportes e técnicas de representação.
Manifesta expressividade e/ou criatividade nos seus trabalhos, (re) inventando soluções/criando de novas imagens.
Organiza, participa e realiza projetos/trabalhos individuais e em grupo com sentido de responsabilidade, empenho e colaboração:
-É assíduo, organizado com o trabalho e com os materiais e cumpridor dos prazos definidos para a realização das tarefas/desenvolvimento dos projetos.
– Cumpre regras de funcionamento e de trabalho, respeitando os outros.
– Partilha ideias e saberes, colaborando com os outros.
Escrita
30%
Identifica e analisa conceitos, técnicas e contextos em diferentes narrativas visuais, utilizando vocabulário específico. Pesquisa e alarga conhecimentos sobre matérias, temas e manifestações culturais do património local e global.
Analisa e aprecia diferentes manifestações artísticas usando critérios e argumentos para fundamentar os seus pontos de vista.
Interpreta as imagens e os objetos artísticos, valorizando a diversidade de perspetivas.
Justifica a intencionalidade do seu trabalho/experiências plásticas.
Identifica pontos fortes e pontos fracos do seu desempenho, necessidades e apoios eficazes para melhorar.
LEII-Espanhol
Domínios Importância relativa Descritores de desempenho Oralidade / Prática da oralidade Compreensão do oral 30% Compreender discursos articulados de forma clara. Compreender e extrair informações de gravações áudio/audiovisuais.
Interpretar atitudes, emoções e pontos de vista.
Reconhecer realidades interculturais distintas.
Interação / Produção oral
20% Interagir com o professor e/ou com os colegas em situação. Comunicar em tarefas e em rotinas que exigem troca de informação sobre assuntos aprendidos/trabalhados em aula.
Interagir com um interlocutor em situações preparadas.
Interagir em diferentes tipos de registo.
Participar em atividades de par e de grupo, revelando inteligência emocional.
Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto.
Avaliar os seus progressos de modo a reformular e melhorar o seu desempenho.
Demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua.
Escrita / Prática da escrita
Compreensão escrita 35% Ler frases/textos em voz alta. Compreender textos de diversa tipologia sobre temas gerais ou relacionados com as unidades temáticas trabalhadas.
Utilizar dicionários diversificados para consulta.
Procurar informações específicas e previsíveis em materiais adequados ao seu nível de aprendizagem.
Descodificar palavras-chave, ideias presentes no texto.
-Interpretar informação explicita e implícita em diversos tipos de texto.
Selecionar e transferir informação, resolvendo problemas lexicais.
Planificar, produzir e responder a diferentes tipos de texto de modo estruturado, atendendo à sua função e destinatário, no âmbito das áreas temáticas apresentadas e respeitando as regras de funcionamento da língua.
Comunicar eficazmente em contexto.
Interação e Produção escrita 15% Participar em atividades de par e de grupo, revelando inteligência emocional. Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto.
Avaliar os seus progressos de modo a reformular e melhorar o seu desempenho.
Escrever textos em papel ou aplicações digitais nos quais utiliza vocabulário, expressões e estruturas frásicas corretas.
Compreender formas de organização do léxico e conhecer estruturas gramaticais elementares e frequentes da língua.
Físico-Química
Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho Oralidade
20%
Formula e responde a questões relacionadas com a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, usando linguagem científica e mobilizando conhecimento tecnológico e científico. Comunica de forma pertinente, fundamentada e organizada, manifestando pensamento reflexivo, crítico e criativo.
Envolve-se em debates, questionamento, … aceitando e argumentando pontos de vista diferentes e respeitando diferenças de caraterísticas ou opiniões.
Prática
20%
Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade, e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede, respeitando o professor e os pares. Envolve-se na realização de trabalhos individuais, de pares ou de grupo, com empenho e interesse, evidenciando capacidade de auto e hétero avaliação e autorregulação do seu desempenho, tendo em vista a superação das dificuldades e a melhoria dos resultados.
Planifica e implementa investigações práticas – de pesquisa, de campo, laboratoriais, incluindo experimentais – para responder a questões- problema.
Formula e avalia previsões, hipóteses explicativas e conclusões, baseadas em conceitos e evidências científicas.
Escrita
60%
Utiliza saberes, diferentes linguagens e símbolos, ajustando-os ao contexto. Mobiliza informação de fontes credíveis e conhecimento científico e tecnológico na produção de texto, com diferentes propósitos, organizando ideias, conceitos, opiniões e construindo argumentos para fundamentar planos de ação, tomadas de posição ou de decisão.
Usa linguagem científica na argumentação e na apresentação de ideias e de posições, avaliando cursos de ação, resultados e conclusões.
LEII-Francês
Domínios Importância relativa Descritores de desempenho Oralidade / Prática da oralidade Compreensão do oral 30% Compreender discursos articulados de forma clara. Compreender e extrair informações de gravações áudio/audiovisuais.
Interpretar atitudes, emoções e pontos de vista.
Reconhecer realidades interculturais distintas.
Interação / Produção oral 20% Interagir com o professor e/ou com os colegas em situação. Comunicar em tarefas e em rotinas que exigem troca de informação sobre assuntos aprendidos/ trabalhados em aula.
Interagir com um interlocutor em situações preparadas.
Interagir em diferentes tipos de registo.
Participar em atividades de par e de grupo, revelando inteligência emocional.
Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto.
Avaliar os seus progressos de modo a reformular e melhorar o seu desempenho.
Demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua.
Escrita / Prática da escrita
Compreensão escrita 35% Ler frases/ textos em voz alta. Compreender textos de diversa tipologia sobre temas gerais ou relacionados com as unidades temáticas trabalhadas.
Utilizar dicionários diversificados para consulta.
Procurar informações específicas e previsíveis em materiais adequados ao seu nível de aprendizagem.
Descodificar palavras-chave, ideias presentes no texto.
Interpretar informação explicita e implícita em diversos tipos de texto.
Selecionar e transferir informação, resolvendo problemas lexicais.
Planificar, produzir e responder a diferentes tipos de texto de modo estruturado, atendendo à sua função e destinatário, no âmbito das áreas temáticas apresentadas e respeitando as regras de funcionamento da língua.
Comunicar eficazmente em contexto.
Interação e Produção escrita 15% Participar em atividades de par e de grupo, revelando inteligência emocional. Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto.
Avaliar os seus progressos de modo a reformular e melhorar o seu desempenho.
Escrever textos em papel ou aplicações digitais nos quais utiliza vocabulário, expressões e estruturas frásicas corretas.
Compreender formas de organização do léxico e conhecer estruturas gramaticais elementares e frequentes da língua.
Geografia
7º Ano
Temas Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES
Descrição da paisagem
Mapas como forma de representar a superfície terrestre
Localização dos diferentes elementos da superfície terrestre
MEIO NATURAL
Clima e formações vegetais
Relevo
Oralidade 15% Comunica de forma pertinente, fundamentada e organizada, manifestando pensamento reflexivo, crítico e criativo – argumenta, negoceia e aceita diferentes pontos de vista. Adequa comportamentos e registos em diferentes contextos.
Prática 30% Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade, e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede, respeitando o professor e os pares. Envolve-se na realização de trabalhos individuais, de pares ou de grupo, com empenho e interesse, evidenciando capacidade de auto e heteroavaliação e autorregulação do seu desempenho, tendo em vista a superação das dificuldades e a melhoria dos resultados.
Realiza as atividades/tarefas propostas, seguindo as orientações fornecidas.
Escrita 55% Utiliza diferentes linguagens e símbolos, ajustando-os ao contexto. – Planifica, textualiza e revê produções escritas, com intencionalidades diversas.
8º Ano
Temas Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho POPULAÇÃO E POVOAMENTO População
Mobilidade
Diversidade cultural
Áreas de fixação humana
ATIVIDADES ECONÓMICAS
Atividades Económicas: recursos, processos de produção e sustentabilidade
Setor I (Primário)
Setor II (Secundário)
Setor III (Terciário)
Redes e meios de transportes e telecomunicações
Oralidade 15% Comunica de forma pertinente, fundamentada e organizada, manifestando pensamento reflexivo, crítico e criativo – argumenta, negoceia e aceita diferentes pontos de vista. Adequa comportamentos e registos em diferentes contextos.
Prática 30% Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade, e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede, respeitando o professor e os pares. Envolve-se na realização de trabalhos individuais, de pares ou de grupo, com empenho e interesse, evidenciando capacidade de auto e heteroavaliação e autorregulação do seu desempenho, tendo em vista a superação das dificuldades e a melhoria dos resultados.
Realiza as atividades/tarefas propostas, seguindo as orientações fornecidas.
Escrita 55% Utiliza diferentes linguagens e símbolos, ajustando-os ao contexto. – Planifica, textualiza e revê produções escritas, com intencionalidades diversas.
9º Ano
Temas Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO Países com diferente grau de desenvolvimento
Interdependência entre espaços com diferentes graus de desenvolvimento
Soluções para atenuar os contrastes de desenvolvimento
RISCOS, AMBIENTE E SOCIEDADE
Riscos naturais
Riscos mistos
Proteção, controlo e gestão ambiental para o desenvolvimento sustentável
Oralidade 15% Comunica de forma pertinente, fundamentada e organizada, manifestando pensamento reflexivo, crítico e criativo – argumenta, negoceia e aceita diferentes pontos de vista. Adequa comportamentos e registos em diferentes contextos.
Prática 30% Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade, e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede, respeitando o professor e os pares. Envolve-se na realização de trabalhos individuais, de pares ou de grupo, com empenho e interesse, evidenciando capacidade de auto e heteroavaliação e autorregulação do seu desempenho, tendo em vista a superação das dificuldades e a melhoria dos resultados.
Realiza as atividades/tarefas propostas, seguindo as orientações fornecidas.
Escrita 55% Utiliza diferentes linguagens e símbolos, ajustando-os ao contexto. Planifica, textualiza e revê produções escritas, com intencionalidades diversas.
História
Temas Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho 7º ano DAS SOCIEDADES RECOLETORAS ÀS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
– A HERANÇA DO MEDITERRÂNEO ANTIGO
– A FORMAÇÃO DA CRISTANDADE OCIDENTAL E A EXPANSÃO ISLÂMICA
– PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XII A XIV
8º ano
– EXPANSÃO E MUDANÇA NOS SÉCULOS XV E XVI
– PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XVII E XVIII
– CRESCIMENTO E RUTURAS NO MUNDO OCIDENTAL NOS SÉCULOS XVIII E XIX
– O MUNDO INDUSTRIALIZADO NO SÉCULO XIX
9º ano
– A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉCULO XX
– DA GRANDE DEPRESSÃO À SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
– DO SEGUNDO PÓS- GUERRA AOS DESAFIOS DO NOSSO TEMPO
Oralidade 20% Comunica de forma pertinente, fundamentada e organizada, manifestando pensamento reflexivo, crítico e criativo – argumenta, negoceia e aceita diferentes pontos de vista. Adequa comportamentos e registos em diferentes contextos.
Prática 20% Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade, e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede, respeitando o professor e os pares; Envolve-se na realização de trabalhos individuais, de pares ou de grupo, com empenho e interesse, evidenciando capacidade de auto e heteroavaliação e autorregulação do seu desempenho, tendo em vista a superação das dificuldades e a melhoria dos resultados.
Realiza as atividades/tarefas propostas, seguindo as orientações fornecidas.
Escrita 60% Utiliza diferentes linguagens e símbolos, ajustando-os ao contexto. Planifica, textualiza e revê produções escritas, com intencionalidades diversas.
LEI-Inglês
Domínios Importância relativa Descritores de desempenho Oralidade / Prática da oralidade
Compreensão do oral 25% Compreender discursos articulados de forma clara. Acompanhar uma apresentação breve sobre temas estudados.
Seguir orientações detalhadas, mensagens e informações diversas.
Compreender e extrair informações de gravações áudio/audiovisuais sobre temas atuais ou de interesse cultural.
Interpretar atitudes, emoções e pontos de vista.
Reconhecer realidades interculturais distinta.
Realiza as atividades/tarefas propostas seguindo as orientações fornecidas
Interação / Produção oral 25% Interage, com progressiva autonomia, com um interlocutor, em diferentes situações e tipos de registo, em situações familiares e assuntos conhecidos. Participa num diálogo simples, previamente preparado.
Produz diálogos em contextos diferenciados e sobre tópico da atualidade.
Expressa-se numa linguagem simples sobre assuntos familiares, em situações previamente preparadas.
Produz textos orais, previamente preparados, com pronúncia e entoação adequados.
Participa em atividades de par e grupo, revelando inteligência emocional.
Avalia os seus progressos de modo a reformular e melhorar o seu desempenho.
Participar em atividades de par e de grupo, revelando inteligência emocional.
Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto.
Avaliar os seus progressos de modo a reformular e melhorar o seu desempenho.
Demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua.
Realiza as atividades/tarefas propostas seguindo as orientações fornecidas
Escrita / Prática da escrita Compreensão escrita 30% Ler frases/textos, com crescente complexidade, escritos em linguagem clara e corrente. Compreender textos de diversa tipologia sobre temas gerais ou relacionados com as unidades temáticas trabalhadas.
Ler e compreender textos adaptados de leitura extensiva.
Utilizar dicionários diversificados para consulta.
Procurar informações específicas e previsíveis em materiais adequados ao seu nível de aprendizagem.
Descodificar palavras-chave, ideias presentes no texto.
Interpretar informação explicita e implícita em diversos tipos de texto.
Selecionar e transferir informação, resolvendo problemas lexicais.
Planificar, produzir e responder a diferentes tipos de texto de modo estruturado, atendendo à sua função e destinatário, no âmbito das áreas temáticas apresentadas e respeitando as regras de funcionamento da língua.
Comunicar eficazmente em contexto.
Realiza as atividades/tarefas propostas seguindo as orientações fornecidas
Interação e Produção escrita 20% Produzir textos, utilizando vocabulário comum, mas diversificado. Participar em atividades de par e de grupo, revelando inteligência emocional.
Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto.
Avaliar os seus progressos de modo a reformular e melhorar o seu desempenho.
Escrever textos em papel ou aplicações digitais nos quais utiliza vocabulário, expressões e estruturas frásicas corretas.
Compreender formas de organização do léxico e conhecer estruturas gramaticais elementares e frequentes da língua.
Descrever experiências, impressões, reações ou sentimentos.
Realiza as atividades/tarefas propostas seguindo as orientações fornecidas
Matemática
Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho Oralidade 15% Comunica oralmente ideias matemáticas, com precisão e rigor, para justificar raciocínios, procedimentos e conclusões, recorrendo ao vocabulário e linguagem próprios da matemática. Argumenta e aceita diferentes pontos de vista.
Interage com tolerância, empatia e responsabilidade.
Prática 70 % Conhece e compreende procedimentos, técnicas, conceitos, propriedades e relações matemáticas. Aplica conhecimentos adquiridos a novas situações.
Interpreta textos matemáticos com rigor.
Resolve problemas que requeiram a aplicação de conhecimentos já aprendidos e apoiem a aprendizagem de novos conhecimentos.
Utiliza materiais manipuláveis e outros recursos, incluindo os de tecnologia digital e a calculadora, na resolução de problemas.
Realiza as tarefas atribuídas (adequa comportamentos em contextos de cooperação, partilha, colaboração e competição; trabalha em equipa e usa diferentes meios para comunicar).
Escrita 15 % Exprime por escrito, ideias matemáticas, com precisão e rigor, para justificar raciocínios, procedimentos e conclusões, recorrendo ao vocabulário e linguagem próprios da matemática.
Oficina de Artes
Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho Oralidade
10%
Identifica e analisa conceitos, técnicas e contextos em diferentes narrativas visuais, utilizando vocabulário específico. Apresenta, analisa, discute, e aprecia ideias e diferentes manifestações artísticas usando critérios e argumentos para fundamentar os seus pontos de vista.
Interpreta as imagens e os objetos artísticos, valorizando a diversidade de perspetivas.
Partilha as suas ideias e participa respeitando as regras definidas para os diferentes contextos, relacionando-se de forma positiva com os outros.
Prática
70%
Articula e aplica conhecimentos, conceitos e temáticas nas suas realizações artísticas. Experimenta, seleciona e domina materiais, suportes e técnicas de expressão visual e plástica.
Manifesta expressividade e/ou criatividade nos seus trabalhos, (re) inventando soluções/criando de novas imagens.
Organiza, participa e realiza projetos/trabalhos individuais e em grupo com sentido de responsabilidade, empenho e colaboração:
É assíduo, organizado com o trabalho e com os materiais e cumpridor dos prazos definidos para a realização das tarefas/desenvolvimento dos projetos.
Cumpre regras de funcionamento e de trabalho, respeitando os outros.
Partilha ideias e saberes, colaborando com os outros.
Escrita
20%
Identifica e analisa conceitos, técnicas e contextos em diferentes narrativas visuais, utilizando vocabulário específico. Pesquisa e alarga conhecimentos sobre matérias, temas e manifestações culturais do património local e global.
Analisa e aprecia diferentes manifestações artísticas usando critérios e argumentos para fundamentar os seus pontos de vista.
Interpreta as imagens e os objetos artísticos, valorizando a diversidade de perspetivas.
Justifica a intencionalidade do seu trabalho/experiências plásticas.
Identifica pontos fortes e pontos fracos do seu desempenho, necessidades e apoios eficazes para melhorar.
Português
Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho Oralidade 25% Interpreta textos orais de diferentes variedades do português com diferentes graus de complexidade e formalidade. Exprime-se oralmente com correção linguística e revela uma atitude de cooperação na interação comunicativa.
Revela conhecimento dos papéis dos falantes.
Seleciona informação relevante em função dos objetivos de escuta.
Organiza e regista a informação do texto.
Controla a produção discursiva a partir do feedback dos interlocutores.
Distingue factos de opiniões na explicitação de argumentos.
É confiante, resiliente e persistente, construindo caminhos personalizados de aprendizagem.
Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade, e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede, respeitando o professor e os pares.
Realiza trabalhos individuais e participa em trabalhos de pares ou de grupo, com empenho e interesse, evidenciando capacidade de auto e heteroavaliação e autorregulação do seu desempenho, tendo em vista a superação das dificuldades e a melhoria dos resultados.
Realiza as atividades/tarefas propostas, seguindo as orientações fornecidas.
Leitura e
Educação Literária
30% Compreende discursos escritos em diferentes variedades do português. Compreende e interpreta textos literários e não literários.
Aprecia a dimensão estética de textos literários.
Lê integralmente obras literárias narrativas, líricas e dramáticas.
Interpreta o texto em função do seu modo literário, com base na análise da representação dos temas, das experiências e dos valores.
Compreende a utilização de recursos expressivos na construção de sentidos do texto.
Exprime opiniões e problematiza sentidos como reação pessoal à audição ou à leitura de um texto ou obra.
Aprecia criticamente livros através de processos e suportes diversificados.
Desenvolve um projeto de leitura revelador de um percurso pessoal de leitor.
Escrita 30% Domina processos, estratégias, capacidades e conhecimentos para a escrita de diversos géneros, com organização discursiva adequada, diversidade e propriedade vocabular, correção linguística e ortográfica. É confiante, resiliente e persistente, construindo caminhos personalizados de aprendizagem.
Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade, e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede, respeitando o professor e os pares.
Realiza trabalhos individuais e participa em trabalhos de pares ou de grupo, com empenho e interesse, evidenciando capacidade de auto e heteroavaliação e autorregulação do seu desempenho, tendo em vista a superação das dificuldades e a melhoria dos resultados.
Realiza as atividades/tarefas propostas, seguindo as orientações fornecidas.
Gramática 15% Conhece aspetos básicos das classes de palavras e dos planos fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual discursivo. Sistematiza os aspetos básicos da estrutura e do funcionamento da língua.
Emprega corretamente as estruturas linguísticas.
Programação e Robótica
Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho Oralidade 15% Comunica de forma pertinente, fundamentada e organizada, manifestando pensamento reflexivo, crítico e criativo, utilizando linguagem adequada aos diferentes contextos. Prática 75% Compreende a necessidade de práticas seguras na utilização de dispositivos e ferramentas digitais e na navegação na Internet. Utiliza o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa e à organização e gestão da informação.
Utiliza ferramentas digitais para criar, apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos.
Explora ideias, desenvolvendo o pensamento computacional, tomando decisões para resolver problemas.
Explora linguagens de programação baseada em blocos para desenvolvimento de projetos de complexidade crescente.
Utiliza ambientes de programação para interagir com robots e/ou outros artefactos tangíveis.
Trabalha individualmente e/ou em grupo, com tolerância, empenho e responsabilidade e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e/ou em rede, respeitando o professor e os pares.
Escrita 10% Conhece e compreende técnicas, conceitos e procedimentos específicos de uma área de estudo. Interpreta, seleciona, analisa a informação dada para aplicar num contexto previsível e estruturado.
Tecnologias de Informação e Comunicação
Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho Oralidade 15% Comunica de forma pertinente, fundamentada e organizada, manifestando pensamento reflexivo, crítico e criativo, utilizando linguagem adequada aos diferentes contextos. Escrita 10% Utiliza diferentes linguagens e símbolos ajustando-os ao contexto. Prática 75% Trabalha individualmente e/ou em grupo, com tolerância, empenho e responsabilidade e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e/ou em rede, respeitando o professor e os pares. Conhece e utiliza práticas seguras e responsáveis na utilização de dispositivos e ferramentas digitais e na navegação na Internet.
Utiliza o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa, em que utiliza termos relevantes, e à organização e gestão da informação.
Interage e colabora com os colegas, utilizando ferramentas digitais para criar, apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos.
Explora ideias, desenvolve o pensamento computacional e produz artefactos digitais criativos, recorrendo a diferentes aplicações digitais em ambientes digitais fechados, como ferramentas de produtividade e ambientes de programação, entre outras.