3º Ciclo

Critérios de Avaliação

3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

(Ao abrigo do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, e da Portaria n.º 223-A/2018, de 3 de agosto)

  • 7º Ano

    Temas Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho
     

     

     

     

     

     

     

     

    Terra em transformação

     

     

    Oralidade 20 %  Formula e responde a questões relacionadas com a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, usando linguagem científica e mobilizando conhecimento tecnológico e científico.

    Comunica / partilha o trabalho resultante de pesquisas ou investigações realizadas, de acordo com objetivos definidos, ajustando o discurso ao público alvo.

    Envolve-se em debates, questionamento, … aceitando e argumentando pontos de vista diferentes e respeitando diferenças de características ou opiniões.

    Prática 20% Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade, e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede, respeitando o professor e os pares.

    Envolve-se na realização de trabalhos individuais, de pares ou de grupo, com empenho e interesse, reconhecendo pontos fortes e fracos e (co)definindo estratégias de melhoria.

    Planifica e implementa investigações práticas – de pesquisa, de campo, laboratoriais, incluindo experimentais – para responder a questões-problema.

    Formula e avalia previsões, hipóteses explicativas e conclusões, baseadas em conceitos e evidências científicas.

    Escrita 60% Utiliza saberes, diferentes linguagens e símbolos, ajustando-os ao contexto.

    Mobiliza informação de fontes credíveis e conhecimento científico e tecnológico na produção de texto, com diferentes propósitos, organizando ideias, conceitos  opiniões e construindo argumentos para fundamentar planos de ação, tomadas de posições ou de decisão.

    Usa linguagem científica na argumentação e na apresentação de ideias e de posições, avaliando cursos de ação, resultados e conclusões.

    8º Ano

    Temas Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho
     

     

    Terra, um planeta com vida

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Sustentabilidade na Terra

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Oralidade 20 %

     Formula e responde a questões relacionadas com a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, usando linguagem científica e mobilizando conhecimento tecnológico e científico.

    Comunica / partilha o trabalho resultante de pesquisas ou investigações realizadas, de acordo com objetivos definidos, ajustando o discurso ao público alvo.

    Envolve-se em debates, questionamento, … aceitando e argumentando pontos de vista diferentes e respeitando diferenças de características ou opiniões.

    Prática 20 %

    Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade, e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede, respeitando o professor e os pares.

    Envolve-se na realização de trabalhos individuais, de pares ou de grupo, com empenho e interesse, reconhecendo pontos fortes e fracos e (co)definindo estratégias de melhoria.

    Planifica e implementa investigações práticas – de pesquisa, de campo, laboratoriais, incluindo experimentais – para responder a questões-problema.

    Formula e avalia previsões, hipóteses explicativas e conclusões, baseadas em conceitos e evidências científicas.

    Escrita 60 %

    Utiliza saberes, diferentes linguagens e símbolos, ajustando-os ao contexto.

    Mobiliza informação de fontes credíveis e conhecimento científico e tecnológico na produção de texto, com diferentes propósitos, organizando ideias, conceitos  opiniões e construindo argumentos para fundamentar planos de ação, tomadas de posições ou de decisão.

    Usa linguagem científica na argumentação e na apresentação de ideias e de posições, avaliando cursos de ação, resultados e conclusões.

    9º Ano

    Temas Domínios  (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho
    Viver melhor na Terra Oralidade 20 %  Formula e responde a questões relacionadas com a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, usando linguagem científica e mobilizando conhecimento tecnológico e científico.

    Comunica / partilha o trabalho resultante de pesquisas ou investigações realizadas, de acordo com objetivos definidos, ajustando o discurso ao público alvo.

    Envolve-se em debates, questionamento, … aceitando e argumentando pontos de vista diferentes e respeitando diferenças de características ou opiniões.

    Prática 20 % Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade, e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede, respeitando o professor e os pares.

    Envolve-se na realização de trabalhos individuais, de pares ou de grupo, com empenho e interesse, reconhecendo pontos fortes e fracos e (co)definindo estratégias de melhoria.

    Planifica e implementa investigações práticas – de pesquisa, de campo, laboratoriais, incluindo experimentais – para responder a questões-problema.

    Formula e avalia previsões, hipóteses explicativas e conclusões, baseadas em conceitos e evidências científicas.

    Escrita 60 % Utiliza saberes, diferentes linguagens e símbolos, ajustando-os ao contexto.

    Mobiliza informação de fontes credíveis e conhecimento científico e tecnológico na produção de texto, com diferentes propósitos, organizando ideias, conceitos  opiniões e construindo argumentos para fundamentar planos de ação, tomadas de posições ou de decisão.

    Usa linguagem científica na argumentação e na apresentação de ideias e de posições, avaliando cursos de ação, resultados e conclusões.

  • 7º Ano

    Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho
    Oralidade  

    10%

    Na aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos: conhece terminologia, principais regras e regulamentos das matérias lecionadas; conhece ações técnicas e/ou táticas das matérias lecionadas; relaciona aptidão física e saúde e identifica os benefícios do exercício físico para a saúde.
    Prática* 90% SUBÁREA JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS

    Coopera com os companheiros para o alcance do objetivo, nos jogos desportivos coletivos (Andebol, Basquetebol, Futebol e Voleibol), realizando com oportunidade e correção as ações técnico-táticas elementares em todas as funções aplicando as regras.

     

    SUBÁREA GINÁSTICA

    Compõe, realiza e analisa da ginástica de Solo, as destrezas elementares do solo, em esquemas individuais, aplicando os critérios de correção técnica, expressão e combinação, e apreciando os esquemas de acordo com esses critérios.

     

    SUBÁREA ATLETISMO

    Realiza e analisa do atletismo, a corrida de velocidade, o salto em comprimento e o lançamento do peso, cumprindo corretamente as exigências elementares, técnicas e do regulamento, não só como praticante, mas também como juiz.

     

    SUBÁREA ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS

    Aprecia, compõe e realiza, nas atividades rítmicas e expressivas (Danças Sociais e/ou Danças Tradicionais), sequências de elementos técnicos elementares, em coreografias individuais, aplicando os critérios de expressividade, de acordo com os motivos das composições.

     

    SUBÁREA OUTRAS

    Realiza com oportunidade e correção as ações técnico-táticas elementares, nos jogos de raquetes (Badminton e/ou Ténis de Mesa), garantindo a iniciativa e ofensividade em participações «individuais», aplicando as regras, não só como jogador, mas também como árbitro.

     

    APTIDÃO FÍSICA

    Desenvolve capacidades motoras evidenciando aptidão muscular e aptidão aeróbia, enquadradas na Zona Saudável de Aptidão Física do programa FITescola, para a sua idade e sexo.

    * – Os alunos com dispensa médica, devidamente comprovada, por período igual ou superior a 1 mês, neste domínio, serão avaliados com base na realização de testes escritos e/ou trabalhos de pesquisa e no desempenho de funções como: arbitrar jogos, auxiliar o professor em diversos registos ou outras tarefas consideradas pertinentes.

    8º Ano

    Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho
    Oralidade 10% Na aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos: conhece terminologia, principais regras e regulamentos das matérias lecionadas; conhece ações técnicas e/ou táticas das matérias lecionadas; relaciona aptidão física e saúde e identifica os fatores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras.

     

    Prática* 90% SUBÁREA JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS

    Coopera com os companheiros para o alcance do objetivo, nos jogos desportivos coletivos (Andebol, Basquetebol, Futebol e Voleibol), realizando com oportunidade e correção as ações técnico-táticas elementares em todas as funções aplicando as regras.

     

    SUBÁREA GINÁSTICA

    Compõe, realiza e analisa da ginástica de Solo, as destrezas elementares do solo, em esquemas individuais, aplicando os critérios de correção técnica, expressão e combinação, e apreciando os esquemas de acordo com esses critérios.

     

    SUBÁREA ATLETISMO

    Realiza e analisa do atletismo, a corrida de velocidade, de estafetas e de obstáculos e o salto em comprimento, cumprindo corretamente as exigências elementares, técnicas e do regulamento, não só como praticante, mas também como juiz.

     

    SUBÁREA ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS

    Aprecia, compõe e realiza, nas atividades rítmicas e expressivas (Danças Sociais e/ou Danças Tradicionais), sequências de elementos técnicos elementares, em coreografias individuais, aplicando os critérios de expressividade, de acordo com os motivos das composições.

     

    SUBÁREA OUTRAS

    Realiza com oportunidade e correção as ações técnico-táticas elementares, nos jogos de raquetes (Badminton e/ou Ténis de Mesa), garantindo a iniciativa e ofensividade em participações «individuais», aplicando as regras, não só como jogador, mas também como árbitro.

     

    APTIDÃO FÍSICA

    Desenvolve capacidades motoras evidenciando aptidão muscular e aptidão aeróbia, enquadradas na Zona Saudável de Aptidão Física do programa FITescola, para a sua idade e sexo.

    * – Os alunos com dispensa médica, devidamente comprovada, por período igual ou superior a 1 mês, neste domínio, serão avaliados com base na realização de testes escritos e/ou trabalhos de pesquisa e no desempenho de funções como: arbitrar jogos, auxiliar o professor em diversos registos ou outras tarefas consideradas pertinentes.

    9º Ano

    Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho
    Oralidade 10% Na aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos: conhece terminologia, principais regras e regulamentos das matérias lecionadas; conhece ações técnicas e/ou táticas das matérias lecionadas; relaciona aptidão física e saúde e identifica os fatores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras.

     

    Prática* 90% SUBÁREA JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS

    Coopera com os companheiros para o alcance do objetivo, nos jogos desportivos coletivos (Andebol, Basquetebol, Futebol e Voleibol), realizando com oportunidade e correção as ações técnico-táticas elementares em todas as funções aplicando as regras.

     

    SUBÁREA GINÁSTICA

    Compõe, realiza e analisa da ginástica de Solo, as destrezas elementares do solo, em esquemas individuais, aplicando os critérios de correção técnica, expressão e combinação, e apreciando os esquemas de acordo com esses critérios.

     

    SUBÁREA ATLETISMO

    Realiza e analisa do atletismo, a corrida de velocidade e Barreiras, o salto em comprimento e o lançamento do peso, cumprindo corretamente as exigências elementares, técnicas e do regulamento, não só como praticante, mas também como juiz.

     

    SUBÁREA ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS

    Aprecia, compõe e realiza, nas atividades rítmicas e expressivas (Danças Sociais e/ou Danças Tradicionais), sequências de elementos técnicos elementares, em coreografias individuais, aplicando os critérios de expressividade, de acordo com os motivos das composições.

     

    SUBÁREA RAQUETAS E OUTRAS

    Realiza com oportunidade e correção as ações técnico-táticas elementares, nos jogos de raquetes (Badminton e/ou Ténis de Mesa), garantindo a iniciativa e ofensividade em participações «individuais», aplicando as regras, não só como jogador, mas também como árbitro.

     

    APTIDÃO FÍSICA

    Desenvolve capacidades motoras evidenciando aptidão muscular e aptidão aeróbia, enquadradas na Zona Saudável de Aptidão Física do programa FITescola, para a sua idade e sexo.

    * – Os alunos com dispensa médica, devidamente comprovada, por período igual ou superior a 1 mês, neste domínio, serão avaliados com base na realização de testes escritos e/ou trabalhos de pesquisa e no desempenho de funções como: arbitrar jogos, auxiliar o professor em diversos registos ou outras tarefas consideradas pertinentes.

  • Temas Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho
     7º ano

    AS ORIGENS

    AS RELIGIÕES

    RIQUEZA E SENTIDO DOS AFETOS

    A PAZ UNIVERSAL

    8º ano

    AMOR HUMANO

    O ECUMENISMO

    A LIBERDADE

    ECOLOGIA E VALORES

     9º ano

    A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

    DEUS, O GRANDE MISTÉRIO

    O PROJETO DE VIDA

    Escrita 40% Comunica de forma pertinente, fundamentada e organizada, manifestando pensamento reflexivo, crítico e criativo – argumenta, negoceia e aceita diferentes pontos de vista.

    Adequa comportamentos e registos em diferentes contextos.

     

     

     

    Oralidade

     

     

    20% Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade, e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede, respeitando o professor e os pares;

    Envolve-se na realização de trabalhos individuais, de pares ou de grupo, com empenho e interesse, evidenciando capacidade de auto e heteroavaliação e autorregulação do seu desempenho, tendo em vista a superação das dificuldades e a melhoria dos resultados.

    Realiza as atividades/tarefas propostas, seguindo as orientações fornecidas.

    Prática 40% Utiliza diferentes linguagens e símbolos, ajustando-os ao contexto.

    Planifica, textualiza e revê produções escritas, com intencionalidades diversas.

  • Domínios  (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho
     

    Oralidade

     

     

    10%

     

    Identifica e analisa conceitos, técnicas e contextos em diferentes narrativas visuais, utilizando vocabulário específico.

    Apresenta, analisa, discute, e aprecia ideias e diferentes manifestações artísticas usando critérios e argumentos para fundamentar os seus pontos de vista.

    Interpreta as imagens e os objetos artísticos, valorizando a diversidade de perspetivas.

    Partilha as suas ideias e participa respeitando as regras definidas para os diferentes contextos, relacionando-se de forma positiva com os outros.

     

     

     

    Prática

     

     

     

     

    60%

     

    Articula e aplica conhecimentos, conceitos e temáticas nas suas realizações artísticas.

    Experimenta, seleciona e domina materiais, suportes e técnicas de representação.

    Manifesta expressividade e/ou criatividade nos seus trabalhos, (re) inventando soluções/criando de novas imagens.

    Organiza, participa e realiza projetos/trabalhos individuais e em grupo com sentido de responsabilidade, empenho e colaboração:

    -É assíduo, organizado com o trabalho e com os materiais e cumpridor dos prazos definidos para a realização das tarefas/desenvolvimento dos projetos.

    – Cumpre regras de funcionamento e de trabalho, respeitando os outros.

    – Partilha ideias e saberes, colaborando com os outros.

     

    Escrita

     

     

    30%

    Identifica e analisa conceitos, técnicas e contextos em diferentes narrativas visuais, utilizando vocabulário específico.

    Pesquisa e alarga conhecimentos sobre matérias, temas e manifestações culturais do património local e global.

    Analisa e aprecia diferentes manifestações artísticas usando critérios e argumentos para fundamentar os seus pontos de vista.

    Interpreta as imagens e os objetos artísticos, valorizando a diversidade de perspetivas.

    Justifica a intencionalidade do seu trabalho/experiências plásticas.

    Identifica pontos fortes e pontos fracos do seu desempenho, necessidades e apoios eficazes para melhorar.

  • Domínios Importância relativa Descritores de desempenho
    Oralidade / Prática da oralidade Compreensão do oral 30% Compreender discursos articulados de forma clara.

    Compreender e extrair informações de gravações áudio/audiovisuais.

    Interpretar atitudes, emoções e pontos de vista.

    Reconhecer realidades interculturais distintas.

     

    Interação / Produção oral

    20% Interagir com o professor e/ou com os colegas em situação.

    Comunicar em tarefas e em rotinas que exigem troca de informação sobre assuntos aprendidos/trabalhados em aula.

    Interagir com um interlocutor em situações preparadas.

    Interagir em diferentes tipos de registo.

    Participar em atividades de par e de grupo, revelando inteligência emocional.

    Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto.

    Avaliar os seus progressos de modo a reformular e melhorar o seu desempenho.

    Demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua.

    Escrita /

    Prática da escrita

    Compreensão escrita 35% Ler frases/textos em voz alta.

    Compreender textos de diversa tipologia sobre temas gerais ou relacionados com as unidades temáticas trabalhadas.

    Utilizar dicionários diversificados para consulta.

    Procurar informações específicas e previsíveis em materiais adequados ao seu nível de aprendizagem.

    Descodificar palavras-chave, ideias presentes no texto.

    -Interpretar informação explicita e implícita em diversos tipos de texto.

    Selecionar e transferir informação, resolvendo problemas lexicais.

    Planificar, produzir e responder a diferentes tipos de texto de modo estruturado, atendendo à sua função e destinatário, no âmbito das áreas temáticas apresentadas e respeitando as regras de funcionamento da língua.

    Comunicar eficazmente em contexto.

    Interação e Produção escrita 15% Participar em atividades de par e de grupo, revelando inteligência emocional.

    Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto.

    Avaliar os seus progressos de modo a reformular e melhorar o seu desempenho.

    Escrever textos em papel ou aplicações digitais nos quais utiliza vocabulário, expressões e estruturas frásicas corretas.

    Compreender formas de organização do léxico e conhecer estruturas gramaticais elementares e frequentes da língua.

  • Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho
     

     

     

    Oralidade

     

     

     

    20%

    Formula e responde a questões relacionadas com a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, usando linguagem científica e mobilizando conhecimento tecnológico e científico.

    Comunica de forma pertinente, fundamentada e organizada, manifestando pensamento reflexivo, crítico e criativo.

    Envolve-se em debates, questionamento, … aceitando e argumentando pontos de vista diferentes e respeitando diferenças de caraterísticas ou opiniões.

     

     

     

     

     

    Prática

     

     

     

     

     

    20%

    Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade, e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede, respeitando o professor e os pares.

    Envolve-se na realização de trabalhos individuais, de pares ou de grupo, com empenho e interesse, evidenciando capacidade de auto e hétero avaliação e autorregulação do seu desempenho, tendo em vista a superação das dificuldades e a melhoria dos resultados.

    Planifica e implementa investigações práticas – de pesquisa, de campo, laboratoriais, incluindo experimentais – para responder a questões- problema.

    Formula e avalia previsões, hipóteses explicativas e conclusões, baseadas em conceitos e evidências científicas.

     

     

     

    Escrita

     

     

     

    60%

    Utiliza saberes, diferentes linguagens e símbolos, ajustando-os ao contexto.

    Mobiliza informação de fontes credíveis e conhecimento científico e tecnológico na produção de texto, com diferentes propósitos, organizando ideias, conceitos, opiniões e construindo argumentos para fundamentar planos de ação, tomadas de posição ou de decisão.

    Usa linguagem científica na argumentação e na apresentação de ideias e de posições, avaliando cursos de ação, resultados e conclusões.

  • Domínios Importância relativa Descritores de desempenho
    Oralidade / Prática da oralidade Compreensão do oral 30% Compreender discursos articulados de forma clara.

    Compreender e extrair informações de gravações áudio/audiovisuais.

    Interpretar atitudes, emoções e pontos de vista.

    Reconhecer realidades interculturais distintas.

    Interação / Produção oral 20% Interagir com o professor e/ou com os colegas em situação.

    Comunicar em tarefas e em rotinas que exigem troca de informação sobre assuntos aprendidos/ trabalhados em aula.

    Interagir com um interlocutor em situações preparadas.

    Interagir em diferentes tipos de registo.

    Participar em atividades de par e de grupo, revelando inteligência emocional.

    Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto.

    Avaliar os seus progressos de modo a reformular e melhorar o seu desempenho.

    Demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua.

    Escrita /

    Prática da escrita

    Compreensão escrita 35% Ler frases/ textos em voz alta.

    Compreender textos de diversa tipologia sobre temas gerais ou relacionados com as unidades temáticas trabalhadas.

    Utilizar dicionários diversificados para consulta.

    Procurar informações específicas e previsíveis em materiais adequados ao seu nível de aprendizagem.

    Descodificar palavras-chave, ideias presentes no texto.

    Interpretar informação explicita e implícita em diversos tipos de texto.

    Selecionar e transferir informação, resolvendo problemas lexicais.

    Planificar, produzir e responder a diferentes tipos de texto de modo estruturado, atendendo à sua função e destinatário, no âmbito das áreas temáticas apresentadas e respeitando as regras de funcionamento da língua.

    Comunicar eficazmente em contexto.

    Interação e Produção escrita 15% Participar em atividades de par e de grupo, revelando inteligência emocional.

    Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto.

    Avaliar os seus progressos de modo a reformular e melhorar o seu desempenho.

    Escrever textos em papel ou aplicações digitais nos quais utiliza vocabulário, expressões e estruturas frásicas corretas.

    Compreender formas de organização do léxico e conhecer estruturas gramaticais elementares e frequentes da língua.

  • 7º Ano

    Temas Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho
     

    A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES

     

    Descrição da paisagem

     

    Mapas como forma de representar a superfície terrestre

     

    Localização dos diferentes elementos da superfície terrestre

     

     

      MEIO NATURAL

     

    Clima e formações vegetais

     

    Relevo

    Oralidade 15% Comunica de forma pertinente, fundamentada e organizada, manifestando pensamento reflexivo, crítico e criativo – argumenta, negoceia e aceita diferentes pontos de vista.

    Adequa comportamentos e registos em diferentes contextos.

    Prática 30% Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade, e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede, respeitando o professor e os pares.

    Envolve-se na realização de trabalhos individuais, de pares ou de grupo, com empenho e interesse, evidenciando capacidade de auto e heteroavaliação e autorregulação do seu desempenho, tendo em vista a superação das dificuldades e a melhoria dos resultados.

    Realiza as atividades/tarefas propostas, seguindo as orientações fornecidas.

    Escrita 55% Utiliza diferentes linguagens e símbolos, ajustando-os ao contexto.

    – Planifica, textualiza e revê produções escritas, com intencionalidades diversas.

    8º Ano

    Temas Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho
     POPULAÇÃO E POVOAMENTO

    População

    Mobilidade

    Diversidade cultural

    Áreas de fixação humana

     ATIVIDADES ECONÓMICAS

      Atividades Económicas: recursos, processos de produção e sustentabilidade

    Setor I (Primário)

    Setor II (Secundário)

    Setor III (Terciário)

    Redes e meios de transportes e telecomunicações

     

    Oralidade 15% Comunica de forma pertinente, fundamentada e organizada, manifestando pensamento reflexivo, crítico e criativo – argumenta, negoceia e aceita diferentes pontos de vista.

    Adequa comportamentos e registos em diferentes contextos.

    Prática 30% Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade, e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede, respeitando o professor e os pares.

    Envolve-se na realização de trabalhos individuais, de pares ou de grupo, com empenho e interesse, evidenciando capacidade de auto e heteroavaliação e autorregulação do seu desempenho, tendo em vista a superação das dificuldades e a melhoria dos resultados.

    Realiza as atividades/tarefas propostas, seguindo as orientações fornecidas.

    Escrita 55% Utiliza diferentes linguagens e símbolos, ajustando-os ao contexto.

    – Planifica, textualiza e revê produções escritas, com intencionalidades diversas.

    9º Ano

    Temas Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho
     CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO

    Países com diferente grau de desenvolvimento

    Interdependência entre espaços com diferentes graus de desenvolvimento

    Soluções para atenuar os contrastes de desenvolvimento

     

     RISCOS, AMBIENTE E SOCIEDADE

      Riscos naturais

    Riscos mistos

    Proteção, controlo e gestão ambiental para o desenvolvimento sustentável

     

     

    Oralidade 15% Comunica de forma pertinente, fundamentada e organizada, manifestando pensamento reflexivo, crítico e criativo – argumenta, negoceia e aceita diferentes pontos de vista.

    Adequa comportamentos e registos em diferentes contextos.

    Prática 30% Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade, e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede, respeitando o professor e os pares.

    Envolve-se na realização de trabalhos individuais, de pares ou de grupo, com empenho e interesse, evidenciando capacidade de auto e heteroavaliação e autorregulação do seu desempenho, tendo em vista a superação das dificuldades e a melhoria dos resultados.

    Realiza as atividades/tarefas propostas, seguindo as orientações fornecidas.

    Escrita 55% Utiliza diferentes linguagens e símbolos, ajustando-os ao contexto.

    Planifica, textualiza e revê produções escritas, com intencionalidades diversas.

  • Temas Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho
    7º ano

    DAS SOCIEDADES RECOLETORAS ÀS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES

    – A HERANÇA DO MEDITERRÂNEO ANTIGO

    – A FORMAÇÃO DA CRISTANDADE OCIDENTAL E A EXPANSÃO ISLÂMICA

    – PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XII A XIV

     8º ano

     – EXPANSÃO E MUDANÇA NOS SÉCULOS XV E XVI

    – PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XVII E XVIII

    – CRESCIMENTO E RUTURAS NO MUNDO OCIDENTAL NOS SÉCULOS XVIII E XIX

    – O MUNDO INDUSTRIALIZADO NO SÉCULO XIX

    9º ano

    – A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉCULO XX

    – DA GRANDE DEPRESSÃO À SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

    – DO SEGUNDO PÓS- GUERRA AOS DESAFIOS DO NOSSO TEMPO

    Oralidade 20% Comunica de forma pertinente, fundamentada e organizada, manifestando pensamento reflexivo, crítico e criativo – argumenta, negoceia e aceita diferentes pontos de vista.

     

    Adequa comportamentos e registos em diferentes contextos.

     

    Prática 20% Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade, e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede, respeitando o professor e os pares;

    Envolve-se na realização de trabalhos individuais, de pares ou de grupo, com empenho e interesse, evidenciando capacidade de auto e heteroavaliação e autorregulação do seu desempenho, tendo em vista a superação das dificuldades e a melhoria dos resultados.

    Realiza as atividades/tarefas propostas, seguindo as orientações fornecidas.

     

    Escrita 60% Utiliza diferentes linguagens e símbolos, ajustando-os ao contexto.

     

     

    Planifica, textualiza e revê produções escritas, com intencionalidades diversas.

  • Domínios Importância relativa Descritores de desempenho
    Oralidade /

    Prática da oralidade

    Compreensão do oral 25% Compreender discursos articulados de forma clara.

    Acompanhar uma apresentação breve sobre temas estudados.

    Seguir orientações detalhadas, mensagens e informações diversas.

    Compreender e extrair informações de gravações áudio/audiovisuais sobre temas atuais ou de interesse cultural.

    Interpretar atitudes, emoções e pontos de vista.

    Reconhecer realidades interculturais distinta.

    Realiza as atividades/tarefas propostas seguindo as orientações fornecidas

    Interação / Produção oral 25% Interage, com progressiva autonomia, com um interlocutor, em diferentes situações e tipos de registo, em situações familiares e assuntos conhecidos.

    Participa num diálogo simples, previamente preparado.

    Produz diálogos em contextos diferenciados e sobre tópico da atualidade.

    Expressa-se numa linguagem simples sobre assuntos familiares, em situações previamente preparadas.

    Produz textos orais, previamente preparados, com pronúncia e entoação adequados.

    Participa em atividades de par e grupo, revelando inteligência emocional.

    Avalia os seus progressos de modo a reformular e melhorar o seu desempenho.

    Participar em atividades de par e de grupo, revelando inteligência emocional.

    Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto.

    Avaliar os seus progressos de modo a reformular e melhorar o seu desempenho.

    Demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua.

    Realiza as atividades/tarefas propostas seguindo as orientações fornecidas

    Escrita / Prática da escrita Compreensão escrita 30% Ler frases/textos, com crescente complexidade, escritos em linguagem clara e corrente.

    Compreender textos de diversa tipologia sobre temas gerais ou relacionados com as unidades temáticas trabalhadas.

    Ler e compreender textos adaptados de leitura extensiva.

    Utilizar dicionários diversificados para consulta.

    Procurar informações específicas e previsíveis em materiais adequados ao seu nível de aprendizagem.

    Descodificar palavras-chave, ideias presentes no texto.

    Interpretar informação explicita e implícita em diversos tipos de texto.

    Selecionar e transferir informação, resolvendo problemas lexicais.

    Planificar, produzir e responder a diferentes tipos de texto de modo estruturado, atendendo à sua função e destinatário, no âmbito das áreas temáticas apresentadas e respeitando as regras de funcionamento da língua.

    Comunicar eficazmente em contexto.

    Realiza as atividades/tarefas propostas seguindo as orientações fornecidas

    Interação e Produção escrita 20% Produzir textos, utilizando vocabulário comum, mas diversificado.

    Participar em atividades de par e de grupo, revelando inteligência emocional.

    Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto.

    Avaliar os seus progressos de modo a reformular e melhorar o seu desempenho.

    Escrever textos em papel ou aplicações digitais nos quais utiliza vocabulário, expressões e estruturas frásicas corretas.

    Compreender formas de organização do léxico e conhecer estruturas gramaticais elementares e frequentes da língua.

    Descrever experiências, impressões, reações ou sentimentos.

    Realiza as atividades/tarefas propostas seguindo as orientações fornecidas

  • Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho
    Oralidade 15% Comunica oralmente ideias matemáticas, com precisão e rigor, para justificar raciocínios, procedimentos e conclusões, recorrendo ao vocabulário e linguagem próprios da matemática.

    Argumenta e aceita diferentes pontos de vista.

    Interage com tolerância, empatia e responsabilidade.

    Prática 70 % Conhece e compreende procedimentos, técnicas, conceitos, propriedades e relações matemáticas.

    Aplica conhecimentos adquiridos a novas situações.

    Interpreta   textos matemáticos com rigor.

     Resolve problemas que requeiram a aplicação de conhecimentos já aprendidos e apoiem a aprendizagem de novos conhecimentos.

    Utiliza materiais manipuláveis e outros recursos, incluindo os de tecnologia digital e a calculadora, na resolução de problemas.

     Realiza as tarefas atribuídas (adequa comportamentos em contextos de cooperação, partilha, colaboração e competição; trabalha em equipa e usa diferentes meios para comunicar).

    Escrita 15 %

    Exprime por escrito, ideias matemáticas, com precisão e rigor, para justificar raciocínios, procedimentos e conclusões, recorrendo ao vocabulário e linguagem próprios da matemática.

  • Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho
     

    Oralidade

     

     

    10%

     

    Identifica e analisa conceitos, técnicas e contextos em diferentes narrativas visuais, utilizando vocabulário específico.

    Apresenta, analisa, discute, e aprecia ideias e diferentes manifestações artísticas usando critérios e argumentos para fundamentar os seus pontos de vista.

    Interpreta as imagens e os objetos artísticos, valorizando a diversidade de perspetivas.

    Partilha as suas ideias e participa respeitando as regras definidas para os diferentes contextos, relacionando-se de forma positiva com os outros.

     

    Prática

     

     

    70%

     

    Articula e aplica conhecimentos, conceitos e temáticas nas suas realizações artísticas.

    Experimenta, seleciona e domina materiais, suportes e técnicas de expressão visual e plástica.

    Manifesta expressividade e/ou criatividade nos seus trabalhos, (re) inventando soluções/criando de novas imagens.

    Organiza, participa e realiza projetos/trabalhos individuais e em grupo com sentido de responsabilidade, empenho e colaboração:

    É assíduo, organizado com o trabalho e com os materiais e cumpridor dos prazos definidos para a realização das tarefas/desenvolvimento dos projetos.

    Cumpre regras de funcionamento e de trabalho, respeitando os outros.

    Partilha ideias e saberes, colaborando com os outros.

     

    Escrita

     

     

    20%

    Identifica e analisa conceitos, técnicas e contextos em diferentes narrativas visuais, utilizando vocabulário específico.

    Pesquisa e alarga conhecimentos sobre matérias, temas e manifestações culturais do património local e global.

    Analisa e aprecia diferentes manifestações artísticas usando critérios e argumentos para fundamentar os seus pontos de vista.

    Interpreta as imagens e os objetos artísticos, valorizando a diversidade de perspetivas.

    Justifica a intencionalidade do seu trabalho/experiências plásticas.

    Identifica pontos fortes e pontos fracos do seu desempenho, necessidades e apoios eficazes para melhorar.

  • Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho

     

    Oralidade 25% Interpreta textos orais de diferentes variedades do português com diferentes graus de complexidade e formalidade.

    Exprime-se oralmente com correção linguística e revela uma atitude de cooperação na interação comunicativa.

    Revela conhecimento dos papéis dos falantes.

    Seleciona informação relevante em função dos objetivos de escuta.

    Organiza e regista a informação do texto.

    Controla a produção discursiva a partir do feedback dos interlocutores.

    Distingue factos de opiniões na explicitação de argumentos.

    É confiante, resiliente e persistente, construindo caminhos personalizados de aprendizagem.

    Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade, e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede, respeitando o professor e os pares.

    Realiza trabalhos individuais e participa em trabalhos de pares ou de grupo, com empenho e interesse, evidenciando capacidade de auto e heteroavaliação e autorregulação do seu desempenho, tendo em vista a superação das dificuldades e a melhoria dos resultados.

    Realiza as atividades/tarefas propostas, seguindo as orientações fornecidas.

    Leitura

    e

    Educação Literária

    30% Compreende discursos escritos em diferentes variedades do português.

    Compreende e interpreta textos literários e não literários.

    Aprecia a dimensão estética de textos literários.

    Lê integralmente obras literárias narrativas, líricas e dramáticas.

    Interpreta o texto em função do seu modo literário, com base na análise da representação dos temas, das experiências e dos valores.

    Compreende a utilização de recursos expressivos na construção de sentidos do texto.

    Exprime opiniões e problematiza sentidos como reação pessoal à audição ou à leitura de um texto ou obra.

    Aprecia criticamente livros através de processos e suportes diversificados.

    Desenvolve um projeto de leitura revelador de um percurso pessoal de leitor.

    Escrita 30% Domina processos, estratégias, capacidades e conhecimentos para a escrita de diversos géneros, com organização discursiva adequada, diversidade e propriedade vocabular, correção linguística e ortográfica.

    É confiante, resiliente e persistente, construindo caminhos personalizados de aprendizagem.

    Trabalha individualmente ou em equipa, com tolerância, empatia e responsabilidade, e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede, respeitando o professor e os pares.

    Realiza trabalhos individuais e participa em trabalhos de pares ou de grupo, com empenho e interesse, evidenciando capacidade de auto e heteroavaliação e autorregulação do seu desempenho, tendo em vista a superação das dificuldades e a melhoria dos resultados.

    Realiza as atividades/tarefas propostas, seguindo as orientações fornecidas.

     

    Gramática 15% Conhece aspetos básicos das classes de palavras e dos planos fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual discursivo.

    Sistematiza os aspetos básicos da estrutura e do funcionamento da língua.

    Emprega corretamente as estruturas linguísticas.

  • Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho
    Oralidade 15% Comunica de forma pertinente, fundamentada e organizada, manifestando pensamento reflexivo, crítico e criativo, utilizando linguagem adequada aos diferentes contextos.
    Prática 75% Compreende a necessidade de práticas seguras na utilização de dispositivos e ferramentas digitais e na navegação na Internet.

    Utiliza o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa e à organização e gestão da informação.

    Utiliza ferramentas digitais para criar, apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos.

    Explora ideias, desenvolvendo o pensamento computacional, tomando decisões para resolver problemas.

    Explora linguagens de programação baseada em blocos para desenvolvimento de projetos de complexidade crescente.

    Utiliza ambientes de programação para interagir com robots e/ou outros artefactos tangíveis.

    Trabalha individualmente e/ou em grupo, com tolerância, empenho e responsabilidade e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e/ou em rede, respeitando o professor e os pares.

    Escrita 10% Conhece e compreende técnicas, conceitos e procedimentos específicos de uma área de estudo.

    Interpreta, seleciona, analisa a informação dada para aplicar num contexto previsível e estruturado.

  • Domínios (de desempenho) Importância relativa Descritores de desempenho
    Oralidade 15% Comunica de forma pertinente, fundamentada e organizada, manifestando pensamento reflexivo, crítico e criativo, utilizando linguagem adequada aos diferentes contextos.
    Escrita 10% Utiliza diferentes linguagens e símbolos ajustando-os ao contexto.
    Prática 75% Trabalha individualmente e/ou em grupo, com tolerância, empenho e responsabilidade e usa diferentes meios para comunicar presencialmente e/ou em rede, respeitando o professor e os pares.

    Conhece e utiliza práticas seguras e responsáveis na utilização de dispositivos e ferramentas digitais e na navegação na Internet.

    Utiliza o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa, em que utiliza termos relevantes, e à organização e gestão da informação.

    Interage e colabora com os colegas, utilizando ferramentas digitais para criar, apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos.

    Explora ideias, desenvolve o pensamento computacional e produz artefactos digitais criativos, recorrendo a diferentes aplicações digitais em ambientes digitais fechados, como ferramentas de produtividade e ambientes de programação, entre outras.

Privacy Preferences

When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in the form of cookies. Here you can change your Privacy preferences. It is worth noting that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we are able to offer.

Click to enable/disable Google Analytics tracking code.
Click to enable/disable Google Fonts.
Click to enable/disable Google Maps.
Click to enable/disable video embeds.
Our website uses cookies, mainly from 3rd party services. Define your Privacy Preferences and/or agree to our use of cookies.