Plano de Ação e Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE)

  • O PADDE constitui-se como um instrumento estratégico de apoio à tomada de decisão e à monitorização do trabalho desenvolvido na área do digital, em cada escola e deverá contar com três dimensões (organizacional, pedagógica e tecnológica e digital).
    Desta forma, pretende-se, que o PADDE seja um instrumento que venha a reforçar, de forma significativa, a plena integração do digital nas diversas dimensões e nas práticas das organizações educativas, no sentido de adequá-las aos desafios da sociedade atual.
    .

  • VISÃO

    Refletir sobre processos organizacionais, pedagógicos e tecnológicos que com recurso a ferramentas e a ambientes digitais promovam a qualidade do processo educativo;
    Conceber e implementar um PADDE nos contextos das escolas a partir de diagnósticos com o Check-In e SELFIE;
    Envolver os docentes em comunidades de prática, suportadas em trabalho colaborativo e interdisciplinar, estimulando a reflexão, a partilha e a utilização crítica do digital em contexto educativo;
    Alicerçar a integração transversal das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e de outras ferramentas digitais nas práticas profissionais e pedagógicas dos docentes, nas suas rotinas e procedimentos diários, na vida dos alunos, nas suas práticas de aprendizagem e no exercício de cidadania;
    Diminuir a taxa de professores situados no nível 1 do check-in.

    OBJETIVOS

    A Educação Digital comporta duas perspetivas diferentes, mas complementares: a utilização pedagógica das tecnologias digitais para apoiar e melhorar o ensino e a aprendizagem, bem como o desenvolvimento de competências digitais por parte dos alunos e dos docentes.
    Pretende, ainda, contribuir para a transformação digital, para a aprendizagem ao longo da vida, para o desenvolvimento profissional dos docentes, bem como para uma educação e formação inclusivas de elevada qualidade para todos.
    A educação digital deverá também contribuir para o desenvolvimento de uma sensibilização para a cidadania, incluindo a cidadania digital.
    Tais competências incluem uma abordagem crítica da informação, que permita aos cidadãos navegar num mundo digital e desenvolver uma compreensão dos valores básicos da democracia e da liberdade de expressão.

  • Resolução do Conselho de Ministros
    DigCompOrg
    DigCompEdu
    Relatório do Estado da Tecnologia na Educação 20-21
Campanha Dia da Internet Mais Segura 2023 – Atividades de Cidadania Digital nas Escolas 640 307 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Campanha Dia da Internet Mais Segura 2023 – Atividades de Cidadania Digital nas Escolas

No dia 7 de fevereiro de 2023, celebra-se o Dia da Internet Mais Segura que, este ano…

ler mais
Iniciativa Líderes Digitais – Líderes digitais Benjamins – 8.ª edição 1455 500 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Iniciativa Líderes Digitais – Líderes digitais Benjamins – 8.ª edição

Já estão abertas as inscrições para a 8.ª edição da iniciativa Líderes Digitais/Líderes Digitais Benjamins. Para…

ler mais
Future Classroom da European Schoolnet 431 480 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Future Classroom da European Schoolnet

A terminar o ano de 2022, a Future Classroom da European Schoolnet divulga algumas das atividades…

ler mais
PADDE – Balanço e ferramentas digitais 1313 672 Agrupamento de Escolas de Aveiro
PADDE – Balanço e ferramentas digitais

Recentemente, e no âmbito do plano de ação e desenvolvimento digital da escola (PADDE), o agrupamento de escolas…

ler mais
Candidatura a Selo Escola eTwinning 2023-2024 1280 720 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Candidatura a Selo Escola eTwinning 2023-2024

As escolas portuguesas que reúnam as condições para se candidatarem ao Selo Escola eTwinning 2023-2024 poderão…

ler mais
Clubes de Programação e Robótica (CPR) 801 410 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Clubes de Programação e Robótica (CPR)

A Direção-Geral da Educação, à semelhança dos anos letivos anteriores, irá proceder à identificação dos Clubes…

ler mais
Privacy Preferences

When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in the form of cookies. Here you can change your Privacy preferences. It is worth noting that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we are able to offer.

Click to enable/disable Google Analytics tracking code.
Click to enable/disable Google Fonts.
Click to enable/disable Google Maps.
Click to enable/disable video embeds.
Our website uses cookies, mainly from 3rd party services. Define your Privacy Preferences and/or agree to our use of cookies.