Erasmus +

LET US SAIL TOGETHER

Informação acerca do projeto:

Nome: LET US SAIL TOGETHER

Nº : 2020-1-SE01-KA229-078017_6

Duração: 24 meses

Início: 01/09/2020

Fim: 31/08/2022

Descrição sumária do projeto:

Este projeto Erasmus + envolve 6 países e pretende que os alunos desenvolvam competências na área do Inglês (falado e escrito), Biologia – alterações climáticas e impactes nos oceanos – e Tecnologias de Informação e Comunicação.

Será privilegiado o contato através de atividades realizadas online através de diversas plataformas e redes sociais. Se a pandemia o permitir, grupos de 4 alunos acompanhados por 2 professores terão a possibilidade de participar fisicamente nos encontros com a terminologia de LTTA (Learning Teaching and Training Activity) nos países e escolas parceiros.

Todas as despesas / encargos destas deslocações serão suportadas pelo orçamento do projeto.

Países / Escolas participantes:

Suécia – Grubbeskolan – Umea

Turquia – HAYRULLAH KEFOGLU ANADOLU LISESI – Istambul

Croácia – III.gimnazija Split  – Split

Portugal – Agrupamento de Escolas de Aveiro – Aveiro

Grécia – 5th PIRAMATIKO GENIKO LIKIO RETHIMNOU PANEPISTIMIOU KRITIS – RETHYMNO

Islândia – HORDUVALLASKOLI – kÓPAVOGUR

Reconstructing individual fates in World War One

Informação acerca do projeto:

Nome: Reconstructing individual fates in World War One

Nº : 2020-I-DE03-KA229-077506_2

Duração: 24 meses

Início: 01/09/2020

Fim: 31/08/2022

Descrição sumária do projeto:

Este projeto Erasmus + envolve 5 países e pretende que os alunos desenvolvam competências na área do Inglês (falado e escrito), História (1ª guerra mundial) – e Tecnologias de Informação e Comunicação.

Será privilegiado o contato através de atividades realizadas online através de diversas plataformas e redes sociais. Se a pandemia o permitir, grupos de 5 alunos acompanhados por 2 professores terão a possibilidade de participar fisicamente nos encontros com a terminologia de LTTA (Learning Teaching and Training Activity) nos países e escolas parceiros.

Todas as despesas/ encargos destas deslocações serão suportadas pelo orçamento do projeto.

Nota

A inscrição no projeto vincula a cedência de direitos de utilização de imagem e dados no âmbito do mesmo

Países / Escolas participantes:

Alemanha – Erich-Gutenberg-Berufskolleg des Kreises Herford in Bünde Wirtschaft und Verwaltung – Bunde

Portugal – Agrupamento de Escolas de Aveiro – Aveiro

Roménia – Colegiul National – Iasi

Croácia – Gimnazija Jurja Barakovica – Zadar

França – Lycée Eugène Woillez – Montreuil-sur-mer

How to build a cultural bridge with students’ passions?

Informação acerca do projeto:

Nome: How to build a cultural bridge with students’ passions?

Nº: 2019-1-PLO1-KA229-064919­_3

Duração: 24 meses

Início: 01/09/2019

Fim: 31/08/2021

Nova data: 31/08/2022

Nova data: 31/08/2022

Descrição sumária do projeto:

O projeto de intercâmbio de boas práticas envolve 3 países – Portugal, Itália e Polônia –  tem como objetivo principal apresentar os nossos países sob uma perspetiva de paixões, hobbies e interesses dos estudantes, promovendo algum aspeto mais tradicional de cada cultura, levando à “construção de uma ponte cultural” e à tomada de consciência de que no fundo eles são todos idênticos.  Durante o projeto, os alunos vão poder praticar o inglês, falado e escrito, desenvolver as suas competências em TIC e aprofundar o seu conhecimento acerca das culturas dos países envolvidos; isto, enquanto mostram os seus interesses e a sua forma de pensar, aprendendo a respeitar as diferenças; está igualmente prevista a aprendizagem de algum vocabulário e expressões básicas importantes nos idiomas dos parceiros. Pretende-se que tomem consciência da cidadania europeia e desenvolvam “o entendimento” das diferenças entre as pessoas, e assim, uma tolerância para com o desconhecido.

Todas as despesas / encargos destas deslocações serão suportadas pelo orçamento do projeto.

Países / Escolas participantes:

Polónia –  Escola Coordenadora:  I Liceum Ogolnoksztalcace im. MariiSklodowskiej-Curie w –  Ostrzeszowie

Itália –   ISTITUTO ISTRUZIONE SUPERIORE   “Giuseppe Colasanti” –  Civita Castellana

Portugal –  Agrupamento de Escolas de Aveiro Portugal – Escola Secundária Homem Cristo –  Aveiro

School science e-learning ONE HEALTH   –  e-InnoEduCO2

Informações sobre o projeto

Nome: Erasmus + KA226 School science e-learning ONE HEALTH   –  e-InnoEduCO2

Nº: 2020-1-ES01-KA226-SCH-095765

Duração: 24 meses

Início: 01/03/ 2021

Fim: 28/02/2023

Tópicos: Novos currículos / métodos educacionais / desenvolvimento de treinamento inovadores cursos ; Ensino aberto e à distância; Meio ambiente e mudanças climáticas

Descrição sumária do projeto:

O contexto de “e-InnoEduCO2: School science e-learning ONE HEALTH” inclui uma parceria formada por 1 autoridade pública: Município de Outes (ES), 3 universidades: Universidade de Santiago de Compostela (ES), Universidade de Iasi (RO), Universidade de Aveiro (PT), 2 escolas: Agrupamento de Escolas em Aveiro (PT) e XXVI Liceu em Łódź (PL), e 1 centro de supercomputação: CESGA (ES) voltado para o fortalecimento da capacidade de ensino e formação instituições para fornecer educação digital inclusiva e de qualidade por meio de um modelo de aprendizagem e-pedagógico: STE (A) M-TIC que permite compensar o aumento das deficiências da UE na adaptação da Educação Escolar a formação em telemática da era COVID-19 às necessidades curriculares da experimentação científica.

O projeto visa compensar as barreiras, lacunas e limitações derivadas da crise COVID, identificadas no relatório da OCDE . Através do desenvolvimento e implantação de modelos de e-lab e e-eco vinculados à realidade aumentada que possibilitam o carregamento de dados geolocalização em ecossistemas de campo e de laboratório em diferentes oceanos europeus, pretende-se  fortalecer a capacidade da escola e das instituições de ensino em oferecer educação digital inclusiva e de qualidade no campo científico, atendendo à promoção de STE (A) M – competências (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) para aproveitar as suas potencialidades e a transferência de conhecimento e promoção de uma cultura inovadora e desenvolvimento sustentável em toda a sociedade e em todos os níveis, começando na idade escolar.

Países / Escolas participantes:

Espanha – Coordenador –  Concello de Outes

– Universidad de Santiago de Compostela,

–   Fundación Publica Gallega Centro Tecnologíco de supercomputación de Galicia

Portugal –    Universidade de Aveiro, Fábrica da Ciência

– Agrupamento de Escolas de Aveiro

Roménia – LiceumOgólnokształcące,

–  Universitatea Alexandru Ioan Cuza Din Iasi

Grupos-alvo:  Professores, especialistas e entidades vinculadas à área educacional; alunos do ensino médio e profissionais com necessidade de reciclagem na área de e-InnoEduCO2. A área do projeto é o aprimoramento das habilidades científicas e de STE (A) M através da sua transformação digital a nível europeu para avançar para um mais abordagem inclusiva e para fazer uma transformação da Educação Escolar Europeia em um laboratório de inovação neste campo.

 

Atividade em Portugal –  CAMPUS “UMA SAÚDE” DE INICIAÇÃO À PESQUISA E COMUNICAÇÃO

(abril, 2022)

Países / Escolas participantes:

Polónia –  Escola Coordenadora:  I Liceum Ogolnoksztalcace im. MariiSklodowskiej-Curie w –  Ostrzeszowie

Itália –   ISTITUTO ISTRUZIONE SUPERIORE   “Giuseppe Colasanti” –  Civita Castellana

Portugal –  Agrupamento de Escolas de Aveiro Portugal – Escola Secundária Homem Cristo –  Aveiro

projeto Erasmus + KA121 VET em consórcio

Informações sobre o projeto

Nome: projeto Erasmus + KA121 VET em consórcio

Nº: 2022-1-pt01-ka121-vet-000058417

Descrição sumária do projeto:

O Agrupamento de Escolas de Aveiro é parceiro em mais um projeto Erasmus +, desta vez em Consórcio.

A Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro (AEVA) / Escola Profissional de Aveiro é a organização coordenadora do consórcio que é constituído por mais três Agrupamentos de Escolas – Agrupamento de Escolas de Ílhavo, Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha –  e várias Escolas Profissionais – EPAdrv Vagos, Status Escola Profissional da Lousã e ETPZP.

O projeto é um KA121 – VET que prevê a mobilidade individual de aprendentes e pessoal educativo, no âmbito do Ensino e Formação Profissional.

Trata-se de um projeto interdisciplinar, com enfoque nas competências desenvolvidas na formação técnica dos cursos, proporcionando aprendizagens específicas em ambiente empresarial ou outro tipo de organização. Permite contactar com outras realidades, dando a conhecer novas ferramentas de trabalho, outras culturas, povos e línguas, promovendo a mobilidade europeia e potenciando a recetividade à diferença e à mudança, em consonância com os objetivos da Estratégia Europa 2020.

Objetivos do projeto:

  1. Incluir no processo de internacionalização, um modelo de realização de mobilidades combinadas – presenciais e virtuais – que minimize as desigualdades/desmotivação causadas pelo trabalho à distância
  2. Desenvolvimento de literacia digital e de práticas sustentáveis, indo ao encontro do ‘green & digital transitions’
  3. Proporcionar a jovens em risco de exclusão social/abandono escolar a oportunidade de uma mobilidade de formação, motivando-os para a aprendizagem e promovendo a igualdade de oportunidades
  4. Promover no consórcio e nas entidades de acolhimento, o desenvolvimento de competências pessoais, linguísticas e interculturais, a permuta de experiências socioculturais e o respeito pelas diferenças
  5. Proporcionar o alargamento de horizontes e o estímulo da criatividade para fazer face às exigências do mercado de trabalho
  6. Fomentar o desenvolvimento de competências transversais, nomeadamente capacidade de resolução de problemas e gestão, sentido de responsabilidade, sentido crítico, autonomia e espírito de iniciativa
  7. Estreitar a relação entre os jovens e o mundo empresarial/mercado de trabalho
  8. Proporcionar a docentes e técnicos a oportunidade de desenvolverem formação em contexto empresarial transnacional, integrando-a nas suas atividades diárias e replicando-a no seu local de trabalho.
  9. Proporcionar oportunidades para encontro e discussão de assuntos relacionados com a melhoria da educação e formação profissional
  10. Desenvolvimento e atualização de competências técnicas e profissionais em contextos empresarias transnacionais

Países de destino:

Espanha e Itália

Período da mobilidade:

Entre 1 a 2 meses, máximo, com exceção das mobilidades de longa duração (para os jovens que terminaram o seu curso no ano letivo de 2021-2022)

Lista de graduação dos candidatos às mobilidades de curta duração – Projeto Erasmus + em consórcio nº 2022-1-PT01-KA121-VET-000058417 733 195 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Lista de graduação dos candidatos às mobilidades de curta duração – Projeto Erasmus + em consórcio nº 2022-1-PT01-KA121-VET-000058417

Lista de graduação dos candidatos às mobilidades de curta duração Projeto Erasmus + em consórcio nº 2022-1-PT01-KA121-VET-000058417 Ver documento

Entrevistas Individuais Erasmus + KA121-VET-000058417 1280 365 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Entrevistas Individuais Erasmus + KA121-VET-000058417

Realizaram-se as entrevistas individuais aos candidatos às mobilidades de curta duração, no âmbito do Projeto Erasmus + em consórcio com o nº2022-1-PT01-KA121-VET-000058417. Está agora concluído o processo. A lista de graduação será publicada brevemente. Maria José Dias

PROTOCOLO DE INTERCÂMBIO – PORTUGAL – REPÚBLICA CHECA 1984 1488 Agrupamento de Escolas de Aveiro
PROTOCOLO DE INTERCÂMBIO – PORTUGAL – REPÚBLICA CHECA

O Agrupamento de Escolas de Aveiro, Escola Secundária Homem Cristo e a Escola Gymnázium a Střední odborná škola Rokycany da República Checa estabeleceram um protocolo de intercâmbio para alunos e professores do ensino secundário, com o apoio do Instituto Camões, Centro de Língua Portuguesa em Praga, República Checa. No contexto de um aprofundamento cada vez…

PROJETO ERASMUS para alunos dos Cursos Profissionais 968 476 Agrupamento de Escolas de Aveiro
PROJETO ERASMUS para alunos dos Cursos Profissionais

Estão abertas as inscrições para alunos dos Cursos Profissionais no âmbito do PROJETO ERASMUS + EM CONSÓRCIO Nº 2022-1-PT01-KA121-VET-000058417 para Mobilidades individuais de formação em Espanha. Ficha de inscrição As fichas de inscrição deverão ser enviada para mariajose.dias@aeaveiro.pt

O Agrupamento de Escolas de Aveiro é parceiro em mais um projeto Erasmus + 1042 422 Agrupamento de Escolas de Aveiro
O Agrupamento de Escolas de Aveiro é parceiro em mais um projeto Erasmus +

O Agrupamento de Escolas de Aveiro é parceiro em mais um projeto Erasmus +, desta vez em Consórcio. A Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro (AEVA) / Escola Profissional de Aveiro é a organização coordenadora do consórcio que é constituído por mais três Agrupamentos de Escolas – Agrupamento de Escolas de…

Projeto Erasmus + “Reconstructing Individual Fates during WWI” – Atividade de Ensino / Aprendizagem em  Portugal 1024 768 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Projeto Erasmus + “Reconstructing Individual Fates during WWI” – Atividade de Ensino / Aprendizagem em  Portugal

No âmbito do projeto Erasmus + “Reconstructing Individual Fates during WWI”, o Agrupamento de Escolas de Aveiro, mais concretamente, a Escola Secundária Homem Cristo recebeu os parceiros Alemães, Croatas, Franceses e Romenos de 14 a 18 de novembro de 2022. Durante os cinco dias, tivemos um programa recheado de atividades diversas: foram apresentados os trabalhos…

Erasmus + “Reconstructing Individual Fates during WWI” 1530 2040 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Erasmus + “Reconstructing Individual Fates during WWI”

O Agrupamento de Escolas de Aveiro recebe durante a semana de 14 a 18 de novembro os parceiros alemães, romenos, franceses e croatas no âmbito do projeto Erasmus +“Reconstructing Individual Fates during WWI”.

ERASMUS + – FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PRAGA 2048 1153 Agrupamento de Escolas de Aveiro
ERASMUS + – FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PRAGA

Decorreu em Praga, entre os dias 31 de outubro 3 4 de novembro, o curso de formação subordinado ao tema “Emotional Intelligence: identify, harness & manage emotions”. O grupo de formação era multi cultural, favorecendo assim a troca de aprendizagens e experiências educativas provenientes de diversas realidades. Para além de Portugal, estiverem presentes professores do…

Formação de professores em Praga 800 200 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Formação de professores em Praga

O Agrupamento de Escolas de Aveiro, participa numa formação para professores em Praga, de 31 de outubro  4 de novembro de 2022, no âmbito do projeto Erasmus + em Consórcio, com o  N.º: 2021-1-PT01-KA121-VET-000011388.

Erasmus em Creta 1536 2048 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Erasmus em Creta

Creta é a maior e mais populosa ilha da Grécia. Está situada no sul do Mar Egeu e é a quinta maior ilha do Mediterrâneo, com uma área de 8336 km2, tendo cerca de 540 mil habitantes. A capital da ilha é Heraclião e esta só foi descoberta no início do século XX, iniciando-se, assim,…

O Agrupamento de Escolas de Aveiro em Creta no âmbito do projeto Eramus+ “Let Us Sail Together “ 1280 972 Agrupamento de Escolas de Aveiro
O Agrupamento de Escolas de Aveiro em Creta no âmbito do projeto Eramus+ “Let Us Sail Together “

Algumas fotos dos alunos do Agrupamento de Escolas de Aveiro em Creta no âmbito do projeto Eramus+ “Let Us Sail Together “

Atividade de ensino aprendizagem na Croácia 1250 976 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Atividade de ensino aprendizagem na Croácia

A Croácia é um país europeu situado nos Balcãs que se limita, ao norte, com a Eslovénia e Hungria, a nordeste com a Sérvia, a leste com a Bósnia e Herzegovina e ao sul com Montenegro. É banhado, a oeste, pelo mar Adriático e possui uma fronteira marítima com a Itália, no golfo de Trieste.…

Privacy Preferences

When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in the form of cookies. Here you can change your Privacy preferences. It is worth noting that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we are able to offer.

Click to enable/disable Google Analytics tracking code.
Click to enable/disable Google Fonts.
Click to enable/disable Google Maps.
Click to enable/disable video embeds.
Our website uses cookies, mainly from 3rd party services. Define your Privacy Preferences and/or agree to our use of cookies.