Projetos

A equipa das Bibliotecas escolares do Agrupamento dinamiza atividades em parceria quer com as diversas disciplinas, quer no âmbito de domínios de autonomia curricular propostos pelos conselhos de turma, como com outros clubes e entidades externas.
De destacar o Mês da Literacia, o projeto  Leitura e Escrita, o projeto Artes pela Leitura, Clubes de Leitura na escola, 10 Minutos a Ler,  Semanas da Leitura, BE_QUEST – Quiz de Humanidades e Ciências na Biblioteca escolar, gravação de alunos a lerem contos e difusão na Rádio Soberania, comemoração de efemérides a partir de filmes, livros e palestras, CIL (Concurso Intermunicipal de Leitura) e CNL (Concurso Nacional de Leitura.
PDPSC

Plano de Desenvolvimento Pessoal Social e Comunitário

Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar

O Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar inclui diversas iniciativas que visam melhorar a taxa e a qualidade do sucesso nos diferentes níveis de ensino, nomeadamente apoios, coadjuvações, assessorias, tutorias, entre outros.

Tech Labs

Os Tech Labs tem como objetivo estruturante a promoção do interesse e do domínio de competências STEAM na comunidade educativa em todos os níveis de ensino. Pretende-se promover de forma criativa o gosto pela Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, através da disponibilização de espaços de experimentação, que proporcionam aos alunos o contacto com materiais de eletrónica, robótica, ferramentas, maquinaria diversa e impressora 3D, para a prática e aquisição de novas competências, para a consolidação do pensamento crítico, para promover a autoaprendizagem, o trabalho colaborativo e a resolução de problemas. O docente assume um papel fundamental, enquanto agente de mudança, na transmissão de conhecimento ao aluno, destinatário final da ação, criando novas competências através de metodologias educativas inovadoras. O acompanhamento aos docentes é conduzido através de um programa de formação específico para a obtenção de habilitações necessárias à implementação do projeto. O Agrupamento de Escolas de Aveiro está envolvido neste projeto com todas as suas escolas.

O Jornal Moliceiro começou a ser publicado no início dos anos 1980 na Escola Básica 2/3 João Afonso de Aveiro. Em 2009/2010, o jornal mudou a sua apresentação gráfica, passando a ter o formato de revista. Nesse ano letivo, foi criado o Clube de Jornalismo, que passou a constituir uma das atividades extracurriculares mais importantes da Escola. O Clube de Jornalismo, dinamizado por uma equipa de professores, funciona na Escola João Afonso mas é um projeto de e para todo o agrupamento. Trabalha em parceria com todos os outros projetos e áreas disciplinares, no sentido de espelhar o que se faz trimestralmente em todas as escolas do agrupamento.  No clube, os alunos escrevem os textos, constroem as páginas, fazem entrevistas, fotografam e procedem à promoção e venda do jornal aquando do seu lançamento.

Destinado aos alunos do Ensino Secundário, promove a interculturalidade, a partilha de experiências, o enriquecimento dos alunos, quer ao nível dos conhecimentos e competências, quer como pessoas.

Plano Nacional de Cinema

Visionamento e exploração pedagógica de curtas e longas metragens. Realização de atividadesexploratórias do cinema. Desenvolver a literacia para o cinema junto do público escolar, entender o setor do cinema e audiovisual, Adotar procedimentos legalmente adequados ao cumprimento de normas relativas à divulgação e exibição de cinema junto das comunidades educativas.

Eco Escolas

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O plano de acção é desenhado por cada escola e deverá tomar em conta a Agenda de prioridades de acção/intervenção decidida pelo Conselho Eco-Escolas. Em paralelo as escolas são desafiadas a participar em diversos sub-projectos que procuram (in)formar e aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas. No Agrupamento escolas de Aveiro estão envolvidas seis escolas, todas receberam a Bandeira Verde: Escola João Afonso de Aveiro, Centro Escolar de Santiago, Centro Escolar das barrocas, Escola EB1 da Glória, Escola EB1 da Vera Cruz e Escola EB1 de São Jacinto.

Educação Ambiental - em parceria com o ICNF

Proporcionar, aos jovens do Agrupamento de Escolas de Aveiro, conhecimento consciencialização acerca dos temas que envolvem o ambiente levando a à adoção de atitudes e comportamentos para a salvaguarda e valorização ambiental, numa relação sustentável entre as comunidades humanas e a natureza. Com Palestras, oficinas, dias comemorativos e visitas, projetos/concursos.

Projeto de Educação para a Saúde

Propõe-se e dinamizam-se atividades relacionadas com a promoção da saúde (física, psíquica e emocional) em todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento. Trabalha em estreita colaboração com a Biblioteca Escolar, o Centro de Saúde local (nos seus variados projetos), a PSP e outras entidades (Liga Portuguesa contra o Cancro, por exemplo).

Projeto Escola Ciência Viva

A Escola Ciência Viva é um projeto educativo da Universidade de Aveiro, da Ciência Viva e da Câmara Municipal de Aveiro, a funcionar na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, dedicado à Educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (STEAM). São aplicados os recursos da moderna tecnologia científica ao currículo do 1º ciclo do Ensino Básico, com um programa educativo que combina o trabalho prático e experimental na educação em ciências, com o ambiente educativo característico de um Centro de Ciência. Com o apoio da Universidade de Aveiro e de profissionais da ciência e da tecnologia é desenvolvido, nos alunos, o prazer de aprender, experimentar e descobrir, estimulando desde cedo o contacto das crianças com o mundo que os rodeia. A Escola Ciência Viva acrescenta, ainda, uma dimensão singular a este tipo de projetos, a da criação de uma rede de aprendizagem capaz de abranger a diversidade da população escolar da cidade de Aveiro. Ao envolver cada um dos Agrupamentos Escolares do Município de Aveiro, a Escola Ciência Viva multiplica ocasiões de intercâmbio de experiência e conhecimentos, abrindo perspetivas de colaboração produtiva para professores e alunos em toda a cidade.

Pensar Crítica e Criativamente ... com ... Ciência

O projeto “Pensar Crítica e Criativamente … com … Ciência” assenta na convergência entre três eixos fundamentais. Um deles reporta à importância de criar múltiplas oportunidades de desenvolvimento das áreas de competência do perfil dos alunos à saída da escolaridade básica, em particular o Pensamento Crítico e o Pensamento Criativo. Outro prende-se com a importância destas formas de pensar no desenvolvimento da Ciência, enquanto empreendimento humano com implicações na Sociedade e concomitantemente no ensino e na aprendizagem das ciências e do seu papel para a cidadania. Um terceiro eixo decorre da relevância do PCC e da Ciência na formação de cidadão capazes de interagir construtivamente com outros, agir racionalmente e intervir socialmente nas tomadas de decisão e na resolução de problemas, de âmbito local, regional, nacional e até mesmo mundial, que afetam o seu bem-estar e o bem-estar da sociedade e do ambiente. Do exposto emergem contextos de Ciência, em particular de problemáticas ou questões que envolvem a Ciência e com relevância Social para promover o Pensamento Crítico e Criativo potenciando sinergias com o desenvolvimento de uma cidadania ativa, racional e esclarecida. Assim sendo, configuram-se como aprendizagens transversais a serem alcançadas pelos alunos: Pesquisar e selecionar fontes de informação credíveis; e organizar informação a partir de fontes diversas credíveis, integrando e construindo saberes. Formular e comunicar posições, críticas e cientificamente informadas, relacionadas com Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Construir explicações científicas baseadas em conceitos e evidências científicas que permitem a participação esclarecida em fóruns de cidadania, argumentando com vista à tomada de posição / decisão, prevendo e avaliando o impacto das decisões, a nível local e mundial, nas esferas pessoal, social e ambiental. Desenvolver ideias e soluções para problemas que envolvem a Ciência e com implicações na Sociedade, observando, analisando informação, experiências ou ideias e definindo critérios para avaliar possíveis soluções, com vista à construção de um futuro sustentável. Cooperar com os outros, interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.

Projeto School twining Aveiro- Rouen

A Cidade de Rouen [Normandia – França] é parceira de Aveiro no projeto CreArt | Rede de Cidades para a Criação Artística e nesse contexto convida-nos a participar num projeto de School twinning dedicado às artes e a desenvolver a criatividade artística nos alunos. O projeto inicia-se em outubro 2021 e terminará em maio 2022, destinando-se a alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. O projeto tem como objetivo, para além do intercâmbio entre realidades escolares locais de dois países, trabalhar as representações culturais e línguas através da palavra e de criações gráficas/artisticas. Considerando o cenário de pandemia e a difícil circulação de pessoas [grupos], o contacto entre os alunos será efetuado online [sessões em videoconferência] e com a presença de um artista [Alexandre Gueniot], que passará uns dias em Aveiro e outros em Rouen, de modo a, no final, termos uma publicação com os resultados das duas escolas. O artista [fotógrafo] é originário da Normandia, mas vive em Lisboa, pelo que não se coloca a questão de barreira da língua para que possa resultar. O investimento neste projeto estará associado ao Museu da Cidade e ao projeto CreArt. Vão integrar este projeto o 1ºA e o 4ºA da Escola da Glória.

Preparação para exames

Este projeto visa oferecer aos alunos do 9º, 11º e 12º anos (anos em que se realizam provas/exames) sessões de estudo, esclarecimento de dúvidas, resolução de provas de modo a prepará-los para essas provas/exames. Funcionará durante o segundo semestre, para grupos de alunos/ turma que mostrem interesse em integrar este recurso que o AEA disponibiliza.

Feira Vocacional e Profissional

Participação dos cursos profissionais na mostra anual da oferta formativa do município ao nível dos cursos profissionais de Nível 4. Implica a montagem de um stand, execução de material de publicidade à oferta formativa do Agrupamento de Escolas de Aveiro, palestras, demonstração de atividades, atendimento ao publico. Pretende-se que esta atividade tenha um envolvimento dos alunos e professores dos cursos profissionais.

ACJ e Programação e Robótica

Este projeto, que abrange, além da Escola João Afonso todas as escolas do 1º ciclo do agrupamento, visa desenvolver competências digitais nos nossos alunos, nomeadamente no campo da programação (1º ciclo) e robótica (3º ciclo).

Bem vindos ao 5º ano

Sensibilizar os alunos do 9.º ano para a importância do seu papel na integração dos alunos recém-chegados à Escola João Afonso e convidar a redigirem mensagens de apoio e encorajamento aos novos colegas do 5º ano. Elaborou-se um painel com as várias mensagens que ficou exposto no polivalente para ser visível a todos.

Competições Nacionais de Ciência 2022

As Competições Nacionais de Ciência (CNC) são constituídas por um conjunto de doze competições, nas áreas de matemática, biologia, geociências, física, química, português, inglês e literacia financeira, destinadas a jovens do 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário. As CNC não se restringem aos dias de competição, mas representam um trabalho contínuo entre professores e alunos e que culmina na realização das CNC. Na realidade, estas competições iniciam-se com a disponibilização dos treinos, a partir da plataforma online e, depois materializam-se em dois eventos nacionais, um em Rede que se realiza em fevereiro/março e para culminar todo este processo, as CNC na Universidade de Aveiro, em abril.

Oficina ``Culturas e Democracia``

Esta oficina pretende ser um espaço de reflexão sobre temas importantes do nosso mundo, e aberto a todos os alunos do ensino secundário e de todos os cursos em funcionamento na Homem Cristo.

Espaços com História

Este projeto inclui um conjunto de atividades que se desenrolam ao longo do ano letivo, como por exemplo: Implantação da República em Portugal, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, a Maratona de Cartas, as vítimas do Holocausto, a Semana da Liberdade, o Dia da Europa e os Mártires da Liberdade.

Europa-Liberdade e Direitos Humanos

Este projeto inclui um conjunto de atividades que se desenrolam ao longo do ano letivo, como por exemplo: Implantação da República em Portugal, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, a Maratona de Cartas, as vítimas do Holocausto, a Semana da Liberdade, o Dia da Europa e os Mártires da Liberdade.

Criação e difusão de uma página web de curadoria de conteúdos digitais

Criação, e difusão pela comunidade educativa, de uma página web de curadoria de conteúdos digitais de interesse para a educação, a Aprendizagem, o desenvolvimento do Pensamento Científico, a Cultura…

O agrupamento possui uma oferta diversificada de modalidades dinamizadas pelos professores, no âmbito do Desporto Escolar, quer na Escola João Afonso, quer na Escola Secundária Homem Cristo. Promove e organiza a participação dos alunos do agrupamento em competições a nível de escola, de conselho e nacional.

Parlamento Jovem

A funcionar na Escola Secundária Homem Cristo, visa fomentar o espírito democrático, dar a conhecer o funcionamento da democracia do nosso país, promover e incentivar nos alunos a participação na tomada de decisões. Este ano letivo com o tema “Fake News: o impacto da desinformação na democracia”.

Rota Segura para a Escola

Esta atividade decorre durante todo o ano, envolvendo toda a comunidade escolar. Os alunos têm rotas seguras para virem para a escola, tanto a pé como de bicicleta. São acompanhados maioritariamente por encarregados de educação que se revezam na supervisão dos percursos, A PSP também colabora, fazendo a vigilância e sensibilizando a comunidade para os cuidados a ter e respeito por quem efetua estas rotas. A implementar np Centro Escolar das Barrocas e na Escola João Afonso de Aveiro.

Recuperar com arte e Humanidades

Consoante o Plano 21/23-Escola+, atividades de recuperação e consolidação de aprendizagens através da exploração de filmes do Plano Nacional de Cinema.

Flipgrid - ``Global Teacher``

Os alunos interagem na plataforma Flipgrid com os seus colegas de 9 países diferentes, através de vídeos e comentários, desenvolvendo competências de comunicação intercultural e de intercompreensão, assim como de uma cidadania global ativa, crítica a criativa.

BIGHand

Campanha de solidariedade da afilhada Albertina em Moçambique, de forma ajuda-la a continuar os seus estudos. OS alunos da Escola EB1 da Vera Cruz participam neste projeto.

Teatrinclusão

O Centro Escolar das Barrocas está envolvido neste projeto que a partir de uma obra literária, plástica ou musical do Currículo Nacional, desenvolver-se-ão sessões constituídas por jogos teatrais progressivos cujo foco se centrará numa ou várias das múltiplas inteligências, proporcionando aos intervenientes a possibilidade de aprender jogando e de potenciar o desenvolvimento integral como ser humano.

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