TIAGO CARVALHO

Professor do QE do Agrupamento de Escolas de Aveiro, grupo 240 (EV/ET). Atualmente em funções de Assessor do Diretor do Agrupamento de Escolas de Aveiro.

FUNÇÕES

Coordenação do Gabinete de Imagem e Comunicação;
Coordenação e Paginação do Jornal Moliceiro (Jornal do AEA);
Equipa de Avaliação Interna do AEA;
Equipa do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital do AEA;
Equipa do PNC;
Diretor de Turma;
Lecionação da disciplina de HCA no 12º curso profissional.

SERVIÇOS PRESTADOS

Gestão e desenvolvimento da página do AEA
Utilização de dados para estatística
Gestão de recursos e materiais digitais
Gestão das redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube
Cartazes
Esquemas e gráficos
Apoio aos projetos erasmus+
Produção de vídeo
Paginação e capas

FORMAÇÃO

Escola Superior de Educação de Aveiro – Professor do 2º ciclo EV/ET; Universidade de Aveiro – Design de Comunicação

SKILLS

Word; Excel; Power Point; WordPress; Frehand; Flash; Ilustrator; Indesign; Premier; Photoshop; Canva

1996|2001

UNIVERSIDADE DE AVEIRO

O Curso de Design na Universidade de Aveiro permitiu desenvolver competências técnicas nos programas Macromedia director; Macromedia Flash; Macromedia Freehand; Adobe Photoshop; HTML; Turbo Pascal; Excel. À parte disso estive envolvido em projetos de multimédia, como CDROM para “Bach to Cage” e “The winner is…” que me levaram a dominar bem algumas das ferramentas de multimédia. Mas ainda mais importante, com a universidade de Aveiro,  pude desenvolver competências no design de interfaces, refletir sobre questões técnicas e estéticas do webdesign.

2001|2004

DESENVOLVIMENTO DE SITES EM MACROMÉDIA FLASH

geometricas.net nasceu em 2001, na sequencia de uma acção de formação em Macromedia Flash, ferramenta que aprendi a dominar na UA, no curso de design. A intenção era criar uma ferramenta que fosse util na sala de aula e substituísse o giz. Então fiz animações de construções geométricas em flash. Na sequência desta ferramenta fiz alguns sites para empresas e entidades.

2004|2007

AVEIRO DIGITAL

Nos anos letivos 2004/2005, 2005/2006 e 2006/2007 estive na Coordenação Educativa de Aveiro na equipa de apoio à gestão de projetos do Aveiro Digital “E-ria”, “PorMat” e “O Professor”. Os dois primeiros anos em destacamento, nos último apenas com horas para apoio. O projeto “E-ria” teve como objetivo implementar sistemas de uso de controle de portaria nas escolas, sistemas de backoffice e frontoffice e de secretaria virtual, aqui tive oportunidade de lidar com os sistemas diferenciados de gestão de alunos, horários, etc. O projeto “PorMat” tinha como principal objetivo criar conteúdos interativos para as disciplinas de Português e Matemática e “O Professor”queria habilitar o sistema de ensino à distância Prof2000 com mais recursos.

2007|2022

DESENVOLVIMENTO JORNAIS ESCOLARES

Dos anos 2007 a 2016 e de 2020 a 2022 estive a desenvolver projetos de jornais escolares, 1º na escola de São Bernardo com o ETC… e depois na continuidade do jornal Moliceiro no Agrupamento de Escolas de Aveiro. Ambos os casos implementei também um jornal on-line em várias plataformas (wordpress, tumblr, blogspot).
O trabalho de paginação treinou-me a trabalhar com programas vocacionados para a paginação (freehand, photoshop, indesign, ilustrado). Ultimamente procuro que os alunos tenham maior participação neste trabalho, usando plataformas como o canva, teams e com Microsoft 365.

2013|2016

ESCOLIADAS

A participação da Escola Homem Cristo nas Escoliadas foi importante no desenvolvimento de multimédia para os espetáculos, foi sempre um trabalho de concepção coletivo, mas dei um contributo técnico e artístico. Desenvolvi também com os meus alunos do curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial alguns filmes em stop motion na disciplina de Área de Expressões, trabalhei com eles em alguns programas freeware.

ATUALIDADE

JORNAL MOLICEIRO

Atualmente faço parte da equipa do Jornal Moliceiro onde tenho as funções de coordenação, apoios aos clubes e paginação. Em todos os casos permite-me trabalhar com formas de participação colaborativa.
1. No trabalho do Clube do Jornal trabalhamos em equipa do Teams, todos os trabalhos desenvolvidos vão para o teams onde docentes e alunos colaboram, além disso através do canva que permite também processos colaborativos. Todo o processo permite uma maior orientação dos alunos.
2. os processos de envio de notícias e trabalhos por parte do corpo docente é através de formulários (tanto para o jornal papel e jornal on-line).
3. O processo de revisão e gestão dos artigos para o jornal papel funciona através do teams, partilhando documentos do word, com recurso também a videoconferência. Desta forma conseguimos uma maior colaboração na equipa de professores.
4. O jornal on-line e a newsletter estão agora integrados no site, mas dão a possibilidade de toda a comunidade educativa conhecer e participar na vida do Agrupamento de Escolas de Aveiro.

SITE AEAVEIRO.PT

Faço a gestão e desenvolvimento do site institucional. Ganhei competências no trabalho com wordprees. Tenho como pretensão: fazer o desenvolvimento de informação; eficácia na comunicação com toda a comunidade educativa; facilitação e agilização de processos; transparência da instituição. Este trabalho exige uma estreita colaboração com quase todos os organismos na escola.

PADDE

A minha colaboração foi na desmaterialização de documentos. Usando a área reservada do site do AEAveiro e usando as ferramentas da microsoft facilitou-se alguns processos: Aula no exterior; documentos do EMAEI; atividades do PAA; etc.

CRIAÇÃO DE SITES DE INTRANET

Criação de sites de intranet para desenvolvimento de projetos e trabalho colaborativo. É o caso do trabalho desenvolvido pela Escola + plano 12|23 em que foi necessário a colaboração de uma equipa muito vasta de todos os elementos do conselho pedagógico.

UTILIZAÇÃO DE DADOS PARA ESTATÍSTICAS

Como finalidade a verificação dos resultados dos processos ensino aprendizagem. Serve de “espelho” para melhoria dos processos e ao mesmo tempo verificar se as turmas estão em equilíbrio. O processo é feito de forma colaborativa.

GESTÃO DE REDES SOCIAIS

Continuação de melhoria nos processos de partilha e comunicação. E apoio à página do AEAveiro. Instagram, Facebook e YouTube.

TRABALHO GRÁFICO

Paginação, capas, esquemas, vídeo, cartazes. Apoio à gestão, conselho pedagógico, docentes, projetos de escola. Tem como base a partilha, transparência e comunicação. Também sou solicitado no apoio em ferramentas para a monitorização de processos: monitorização das medidas do 54; monitorização da educação à distância; monitorização das Escola +  Plano 21 23. Estas tarefas implicam um domínio em muitas ferramentas: de edição de imagem, edição de vídeo, etc.

USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA

Desde da pandemia do COVID-19 que a utilização das ferramentas digitais na sala de aula tem sido feito com maior frequência, falo especialmente daquelas que permitem um trabalho mais colaborativo. Utilizando as ferramentas da Microsoft 365 e da Google: a utilização do forms , sway ; word e powerpoint. Permite assim diferenciar formas de trabalho colaborativo, permite uma avaliação formativa mais individualizada, desenvolver estratégias diferenciadas mais atrativas e funcionais nos processos aprendizagem.

FORMAÇÃO

FORMAÇÃO INICIAL

Sempre foi uma necessidade na minha área a formação nas TIC, especialmente nas ferramentas de edição de imagem, assim em 1992. Procurei dominar ferramentas do CorelDraw e claro nos programas do office da microsoft.
Com o curso do design pude desenvolver competências nas ferramentas mais profissionais: Macromedia director; Macromedia Flash; Macromedia Freehand; Adobe Photoshop; HTML; Turbo Pascal; Excel.

FORMAÇÃO CONTÍNUA

1992 – Acção de Formação “Sensibilização aos Meios Audiovisuais no Ensino”
1994 – Acção de Formação “Introdução à Informática”
1996 – Acção de Formação “Utilização de Meios Informáticos”
1996 – Seminário “Novas Tecnologias hoje… Projetando o Futuro”
1997 – Acção de Formação “Representação Gráfica Assistida por Computador”
2000 – Acção de Formação “Iniciação à Tecnologia GALILEU2000”
2003 – Acção de Formação “Imagem Digital”
2004 – Acção de Formação “Desenvolvimento de Aplicações em Macromédia Flash”
2004 – Acção de Formação “Formação de E-Formadores PROF2000”
2005 – “Jornadas do PROF2000”
2006 – Participação como conferencista no Seminário “Experiências Pedagógicas” com a comunicação “Construções Geométricas na EVT e EV” na FIL
2006 – Participação como conferencista no Seminário “Pensar – Criar: imagin@reas” – com a comunicação intitulada “Geométricas” no Salão Nobre da Câmara municipal de Matosinhos
2010 – Acção de Formação “O Uso das Ferramentas WEB e WEB 2.0 em EVT e EV”
2010 – Acção de sensibilização / workshop “O Uso das Ferramentas WEB e WEB 2.0 em EVT e EV”
2013 – Curso de Formação “A Folha de Cálculo MS Excel na Profissão Docente”
2020 – Curso de Formação “Metodologias Maker promotoras das STEAMS no 3CEB e Secundário”
2022 – Curso de Formação “Utilização da plataforma Canva em Artes Visuais e TIC”

CERTIFICADOS

2010 – Certificação em Competências Digitais no Âmbito do Sistema de Formação e de Certificação em Competências TIC para docentes, por Certificação por reconhecimento de Percurso formativo. Plano Tecnológico Educação – Pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de Aveiro e Albergaria-a-Velha.  Certificado nº. 7576/2010. “O certificado de competências digitais certifica os reconhecimentos funcionais no seu contexto profissional” (portaria nº 731/2009)  

Privacy Preferences

When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in the form of cookies. Here you can change your Privacy preferences. It is worth noting that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we are able to offer.

Click to enable/disable Google Analytics tracking code.
Click to enable/disable Google Fonts.
Click to enable/disable Google Maps.
Click to enable/disable video embeds.
Our website uses cookies, mainly from 3rd party services. Define your Privacy Preferences and/or agree to our use of cookies.