Caros colegas professores
Caro pessoal não docente
Caros alunos
No próximo dia 26 de maio de 2021, 4ª feira, entre as 9 e as 17 horas, irá decorrer no nosso Agrupamento o sufrágio direto, secreto e presencial para a escolha dos vossos representantes no Conselho Geral do AEA, no quadriénio 2021 a 2025.
Nesta eleição, no que diz respeito ao pessoal docente, concorrem duas listas:
– A lista A, que se candidata com o lema “ Por um Agrupamento moderno e inovador” cujo primeiro subscritor é o aqui signatário e atual Presidente do Conselho Geral, o docente Jorge Miguel da Rocha Gonçalves; e a lista B que tem como primeira subscritora a docente Maria Judite Sousa Carvalho.
Referindo-me ao pessoal não docente, concorrem igualmente duas listas:
– A lista A que em como primeira subscritora Maria Isabel da Cunha Antunes e a lista B cuja primeira subscritora é Isabel Alexandra Marques.
Finalmente no que diz respeito aos alunos da nossa ESCOLA, concorrem 4 listas:
– A lista A que tem como candidata efetiva a aluna do 10º ano turma E, Maria Carolina Andias Nunes; a lista B liderada pela aluna do 11º ano turma B, Maria Luís Nunes Monteiro; a lista Cencabeçada pela aluna do 10º ano, turma B, Ana Rita Cabral Bispo e finalmente a lista D que tem como candidata efetiva a aluna do 10º ano turma E, Bruna Maria de Almeida Lopes.
Este é um acontecimento raro que só sucede de 4 em 4 anos, e constitui inequivocamente o momento democraticamente mais importante do nosso Agrupamento.
A eleição direta de 10 dos elementos que irão compor o Conselho Geral, legitima a ação executiva de uma Direção, garante uma universalidade de opiniões da sociedade académica e associativa, permite um dialogo fundamental com a poder autárquico (num contexto de descentralização administrativa com crescente responsabilidade da Camara Municipal no Ensino) e é uma garantia de uma ESCOLA plural e providente, muito atenta às carências sociais que se verificam no nosso concelho.
O Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Aveiro é ainda no espirito da lei, um fator de estabilidade no regular funcionamento dos diferentes órgãos de gestão, e fá-lo com responsabilidade critica mas sempre construtiva.
Faço pois um apelo a cada um de vós, colega docente, não docente e caríssimo aluno que na próxima 4º feira, dia 26, reflita e procure ter um momento especial, votando no seu representante.
Recomendo a leitura atenta do Regimento do processo eleitoral, em especial o item D, do qual sublinho o ponto 6 “ os delegados ou representantes das listas poderão acompanhar os trabalhos da assembleia eleitoral, fazendo-o sem qualquer interferência no normal decorrer do ato eleitoral, ficando a sua presença limitada a um só delegado ou representante por lista.”
Votos de bom trabalho,
Um abraço
O Presidente do Conselho Geral do AEA.