Plano Nacional de Cinema

Coordenação

Coordenadora

Ana Margarida Botelho da Silva – anamargarida.silva@aeaveiro.pt

Apoio à Coordenação

Tiago Amaral Rodrigues de Carvalho – tiago.carvalho@aeaveiro.pt

Professores 

Secundário

Maria Isabel Amaral Peixoto Tavares
Luísa Maria Martins Lourenço
Tiago Amaral Rodrigues de Carvalho

2º e 3º Ciclos

Ermelinda Maria Alberto Alves
Maria Margarida Reis Silva Oliveira Lemos
Maria Clara Dias Alves Silva
Maria Conceição Bastos Henriques Santos

1º Ciclo

Paula Alexandra Ferreira Baptista Lopes
Cremilda Lurdes Santos Pereira
Paula Alexandra A. Rodrigues Carvalho
Graça Maria Silva Paula Dias

Quem pode participar

Podem participar todos os professores do agrupamento de Escolas de Aveiro

Como participar?

Os professores podem solicitar, à coordenadora ou apoio à coordenação, a inscrição provisória  na plataforma para requisitarem os filmes que pretendem ver nas suas turmas. Fazem depois uma requisição do filme e visionam com a(s) turma(s).

Filmes

O Rapaz e a Coruja

1º CICLO

2º CICLO

3º CICLO

SECUNDÁRIO

Sem trailer

Mário Gajo de Carvalho – Animação

Portugal  2018

12min
1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo, Secundário
Um jovem rapaz vive a vida de forma mágica, como um sonho, numa aldeia distante no tempo. Tudo é antigo. A aldeia está presente nesta história como um todo, como um organismo vivo em que todos os elemenetos são importantes e necessários à sua vida quotidiana e aqueles que nela vivem. A infância, a solidão, a liberdade e o arrependimento, são alguns dos temas abordados. Uma fábula sobre o amor e sobre o ato de o deixar ir.

Rhoma Acans

3º CICLO

SECUNDÁRIO

Leonor Teles – Documentário

Portugal 2012
14min
3º ciclo, Secundário
A história de família de um pai cigano e de uma mãe não cigana serve de inspiração à realizadora para ir à procura do que a sua vida teria sido se o pai, inspirado pela sua própria mãe, não tivesse quebrado a tradição onde nasceu. Neste percurso encontramos a jovem Joaquina, inserida na comunidade cigana que serve de referência à realizadora na sua auto-descoberta. O filme foi produzido pela Escola Superior de Teatro e Cinema.

Estória do Gato e da Lua

2º CICLO

3º CICLO

SECUNDÁRIO

Pedro Serrazina – Animação

Portugal
1995
5min
2º ciclo, 3º ciclo, Secundário
A «Estória do Gato e da Lua» joga livremente com uma série de transições, justaposições e contrastes visualmente muito fortes, entre luz, sombra, curvas e diagonais, sugerindo uma história de uma lua branca e de um gato preto que, afinal, e simbolicamente, também pode ser branco. A narrativa (voz de Joaquim de Almeida) evoca uma obsessão apaixonada de um gato que, enfeitiçado, procura incessantemente o espectro brilhante e atraente da amada lua. Um flashback desvenda-nos episódios do passado e retoma o início da paixão. Quedando-se estarrecido perante a lua, o gato salta de telhado em telhado, viaja à volta do mundo num pequeno barco, e perde-se na escuridão da noite (a música de Tentúgal reforça intensamente a proposta visual e narrativa). Depois.. é o inesperado.

Os Salteadores

3º CICLO

SECUNDÁRIO

Abi Feijó – Animação

Portugal
1993
15min
3º ciclo, Secundário
Em plenos anos 50, numa viagem noturna, de carro, ao longo da costa portuguesa, ouve-se uma discussão sobre a identidade de um grupo de homens, capturados e mortos no decorrer da Guerra Civil Espanhola. Várias perspetivas são confrontadas através de um discurso que revela múltiplas facetas e posturas ideológicas caraterizadoras do regime fascista português. Mostrando um exercício de revisitação da História portuguesa, com argumento adaptado de “Os Salteadores” , de Jorge de Sena, o autor comenta e recria o tema através do recurso à animação.

Rafa

3º CICLO

SECUNDÁRIO

João Salaviza – Ficção

Portugal
2012
25min
3º ciclo, Secundário
Um miúdo de 13 anos (idade mítica) vive na Margem sul. Ao descobrir que a mãe se encontra presa, vai a Lisboa, à sua procura, invertendo-se, deste modo, o “papel de responsabilidade”. O filme encerra uma espécie de trilogia que junta “Rafa” às anteriores curtas “Arena” ( Palma de Ouro no Festival de Cannes 2009), e “Cerro Negro” (selecionada para o festival de Roterdão 2012). Todos estes filmes lidam com a “ilusão de liberdade” e “a relação do indivíduo com a sociedade e a instituição”. “Rafa” recebeu também o Urso de Ouro no Festival de Berlim 2012.

Tabu

SECUNDÁRIO

Miguel Gomes – Ficção

Portugal
2012
118min
Secundário
Uma idosa temperamental, a sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais partilham o andar num prédio em Lisboa. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um episódio do seu passado: uma história de amor e crime passada numa África de filme de aventuras. Produzido por O Som e a Fúria, o filme teve ainda a direção de fotografia de Rui Poças e som de Vasco Pimentel. O filme recebeu vários prémios, com destaque para o 62º Festival Internacional de Cinema de Berlim, Selecção Oficial – Prémio Alfred Bauer – Prémio da Critica FIPRESCI; 2013 – Prémios Sophia – Melhor filme – Melhor Montagem; 2013 – Prémio Autores, Sociedade Portuguesa de Autores [Portugal] – Melhor Filme; 2013 – Globos de Ouro- Portugal – Melhor Filme.

História Trágica com Final Feliz

3º CICLO

SECUNDÁRIO

Regina Pessoa – Animação

Portugal
2005
7min
3º ciclo, Secundário
Há pessoas que são diferentes. E tudo o que desejam é serem iguais aos outros, misturarem-se deliciosamente na multidão. Há quem passe o resto da vida a lutar para conseguir isso, negando ou tentando abafar essa diferença. Outros assumem-na, e dessa forma elevam-se, conseguindo ocupar um lugar muito especial no coração de cada um de nós. Seguimos a história de uma menina que não é igual às outras pessoas, é “diferente”. Essa diferença incomoda a comunidade a que pertence, e desafia a própria menina. A comunidade manifesta a sua intolerância, a a menina isola-se. Com o tempo, a comunidade acaba por habituar-se insensivelmente à presença da diferença, distanciando-a mas, ao mesmo tempo, integrando-a. Um dia, a menina partirá, e só então a comunidade compreenderá o seu valor e singularidade.

Stuart

3º CICLO

SECUNDÁRIO

José Pedro Cavalheiro – Animação

Portugal
2006
10min
3º ciclo, Secundário
A partir da obra riquíssima e diversificada do ilustrador Stuart Carvalhais, Zepe desenvolve deambulações por uma Lisboa muito caraterística , materializando, recriando e reinventando em movimentos, contrastes gráficos e sons a memória dos diversos registos do grande criador gráfico. Diz-nos Filipe Luz na sua tese de doutoramento, O Movimento na Animação: Para uma Reclassificação Digital, da FCSH, 2013, p. 148 : «Veja-se como a animação tradicional efectuada através de pinceladas a preto e branco em tinta-da-china na curta Stuart (Zepe, 2006) se torna (…) atraente quando os desenhos são colocados em movimento. Cada fotograma é cuidadosamente composto sendo visível a textura ou volume dos pincéis através do traço de Zepe, o que faz com que as metamorfoses do desenho colocado sequencialmente se tornem um objecto encantador (…) »

Kali, o Pequeno Vampiro

SECUNDÁRIO

Regina Pessoa – Animação

Portugal
2012
9min
Secundário
Esta é a história de um rapaz diferente dos outros, que sonha em encontrar o seu lugar. Tal como a lua passa por diferentes fases, também o Kali tem de enfrentar os seus medos e demónios interiores para, no final, encontrar a passagem para a luz. Um dia ele vai desaparecer… ou talvez seja apenas mais uma fase de mudança. Com os filmes A Noite (1999) e História Trágica com Final Feliz (2005), o filme fecha uma trilogia dedicada à infância, temática de destaque na obra de Regina Pessoa. Realizado a partir de desenho e gravura em computador, trata-se uma coprodução entre Portugal, França, Canadá e Suíça, com música original dos Young Gods, narração do actor Christopher Plummer (versão em inglês), e do realizador Fernando Lopes, (versão em português).

José e Pilar

SECUNDÁRIO

Miguel Gonçalves Mendes – Documentário

Portugal, Espanha, Brasil
2010
125min
Secundário
José e Pilar retrata a relação de José Saramago (prémio Nobel da literatura, português) e Pilar Del Rio (jornalista espanhola). Baseado no registo do seu dia a dia em Lanzarote, a sua casa, e nas suas viagens de trabalho pelo mundo, este filme apresenta-se como um retrato intimista do casal. A obra fílmica tem como ponto de partida o processo de criação, produção e promoção do romance “A Viagem do Elefante”. Ao longo do documentário, a ficção literária irá funcionar como metáfora do percurso do próprio Saramago, desde o momento inicial da construção da história em Lanzarote (2006) até ao lançamento do livro no Brasil (2008). Desta maneira, a dura e custosa viagem do elefante irá refletir, quer a jornada do autor durante o processo de criação do livro, quer a narrativa fílmica.

Os Verdes Anos

SECUNDÁRIO

Paulo Rocha – Ficção

Portugal
1963
91min
Secundário
Júlio, de dezanove anos, desloca-se da província para Lisboa, tentando a sorte e procurando ganhar a vida como sapateiro. Chegado à capital, um acaso leva-o a conhecer Ilda, uma jovem da sua idade, empregada doméstica numa casa perto da oficina. O jovem sente-se num ambiente estranho e hostil, e a cidade inquieta-o. Começa a desconfiar de Ilda, que acaba com o namoro, e, impulsivo, provoca a tragédia.

Autografia

SECUNDÁRIO

Miguel Gonçalves Mendes – Documentário

Portugal
2004
103min
Secundário
Com o poema “Autografia” como fio condutor, o trabalho artístico e cultural de Mário Cesariny é exposto na sua intimidade e sujeito à nossa interpretação, permitindo uma apropriação singular e intimista da obra deste genial criador português, na sua casa e nos seus lugares de eleição. Através do testemunho riquíssimo de Cesariny, o trabalho de Miguel Gonçalves Mendes revela-nos um criador satírico, provocador, político e surrealista, apresentando-se em boa parte como «um longo registo de uma performance» ( Luis Miguel Oliveira). O filme foi vencedor do Prémio de Melhor Documentário Português no DocLisboa 2004.

As Armas e o Povo

3º CICLO

SECUNDÁRIO

Coletivo de Trabalhadores da Atividade Cinematográfica – Documentário

Portugal
1975
81min
3º ciclo, Secundário
O documentário aborda o período que vai do 25 de Abril ao 1º de Maio de 1974, ilustrando a acção militar e a movimentação de rua, tendentes ao desmantelamento do aparelho social e político do fascismo. Paralelamente, analisam-se os principais eventos que, a partir de 28 de Maio de 1926, contribuíram para a consolidação da máquina corporativa inspirada por Salazar, destacando as atitudes de resistência popular ou oposição armada, ao longo de quarenta e oito anos.

Lisboa, Crónica Anedótica

3º CICLO

SECUNDÁRIO

Leitão de Barros – Documentário

Portugal
1930
120min
3º ciclo, Secundário
Retrato da vida cultural de Lisboa em finais dos anos 20, combinando diversas cenas documentais com sequências encenadas.
Privacy Preferences

When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in the form of cookies. Here you can change your Privacy preferences. It is worth noting that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we are able to offer.

Click to enable/disable Google Analytics tracking code.
Click to enable/disable Google Fonts.
Click to enable/disable Google Maps.
Click to enable/disable video embeds.
Our website uses cookies, mainly from 3rd party services. Define your Privacy Preferences and/or agree to our use of cookies.