A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) integra um conjunto de direitos e deveres que devem estar presentes na formação cidadã das crianças e dos jovens portugueses, para que no futuro sejam adultos e adultas com uma conduta cívica que privilegie a igualdade nas relações interpessoais, a integração da diferença, o respeito pelos Direitos Humanos e a valorização de conceitos e valores de cidadania democrática, no quadro do sistema educativo, da autonomia das escolas e dos documentos curriculares em vigor, em especial do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
A Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola (EECE), no Agrupamento de Escolas de Aveiro, constitui um instrumento fundamental para orientar o trabalho a desenvolver nas escolas do agrupamento, no sentido de concretizar os desafios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), propondo aos alunos/as a realização de aprendizagens significativas, com base no desenvolvimento de experiências vividas (através de uma participação ativa e do desenvolvimento dopensamento crítico e criativo), e que fortaleçam competências pessoais e sociais. Pretende-se ao mesmo tempo, uma escola onde se aprofundem as práticas e a cultura de uma cidadania ativa, que incentive à participação de todos e onde todos se sintam acolhidos e incluídos, num ambiente de liberdade e democracia.
Este documento constitui-se como uma orientação para todo o Agrupamento, sobre a implementação e desenvolvimento da área curricular de cidadania e desenvolvimento, bem como da cultura de escola que pretendemos. Este documento é a reformulação da estratégia iniciada em 2018, de acordo com os relatórios de avaliação anuais e com as mudanças e adaptações a novas realidades.