Plano Anual de Atividades 23|24

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES EM PDF
  • O Projeto Educativo, o Regulamento Interno, os Planos Anual e Plurianual de Atividades e o Orçamento constituem instrumentos do exercício da autonomia de todos os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas. De acordo com o definido no artigo 9.º do D.L. n.º 75/2008(*), de 22 de abril, o Plano Anual de Atividades (PAA) constitui-se como o documento de planeamento que define, em função do Projeto Educativo (PE), os objetivos, as formas de organização e de programação das atividades e que procede à identificação dos recursos necessários à sua execução.

     

    Na esteira do perspetivado pela Equipa de Avaliação Interna e na sequência do trabalho desenvolvido no quadro da promoção de colaboração, conectividade e coerência entre documentos estruturantes do Agrupamento de Escolas de Aveiro (AEA), em particular do Plano 23|24 Escola+ do AEA e do PAA, foi necessário clarificar as atividades que deverão fazer parte do PAA, bem como a sua integração por eixos.

     

    Assim, e decorrente do trabalho desenvolvido entre a equipa responsável pela coordenação do PAA e a Equipa de Avaliação Interna, ficou estabelecido que no PAA deverão constar as diversas atividades a desenvolver ao longo do ano letivo 23/24, nos diferentes níveis de ensino, desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário, e que serão reflexo da dinâmica do Agrupamento e construídas a partir dos contributos dos departamentos, das estruturas intermédias e dos diversos serviços.

    Ficou ainda definido que as atividades integrantes do PAA deverão reportar a um contexto não curricular, enquadrando-se num dos seguintes eixos: (1) Programas / Planos / Projetos; (2) Eventos e (3) Formação.

     

    Desta forma, as atividades que reportam ao contexto curricular (por exemplo, visitas de estudo), integradas nos Planos de Turma, bem como as atividades integradas no Plano Escola+ 23|24, não deverão ser inscritas no PAA.

    O esquema a seguir apresentado, em continuidade com o desenvolvido pela Equipa de Avaliação Interna, procura ilustrar a visão subjacente à harmonização entre documentos.

    1. Enquadramento do PAA

    Exemplos de Programas, Planos e Projetos do Eixo 1: ERASMUS+, Programa Estratégico do Desporto Escolar, Programa de Educação para a Saúde, Eco-Escolas, Jornal Moliceiro, Mobilidade de France Education International, Literacia Emergente – Pré-Escolar, DROPI, Hora de SER – Sensibilizar e Educar para os Relacionamentos, Devagar Se Vai ao Longe, Plano B – Programa Nacional de Prevenção do Bulling, DOVE – Eu, PREVINT, outros. Todas as atividades que forem dinamizadas no âmbito dos programas anteriormente apresentados, já não deverão ser integradas no Eixo 2.

    O PAA é um documento flexível, podendo verificar-se a necessidade da sua reformulação ao longo do ano letivo, de modo a permitir a integração de iniciativas que surjam e que sejam consideradas pertinentes, desde que apresentadas e aprovadas em Conselho Pedagógico.

    Com o desenvolvimento das atividades previstas, pretende-se motivar os alunos para as aprendizagens, elevando os seus níveis de interesse e assiduidade e estimulando a sua participação, criatividade, autonomia e responsabilidade. Assim, laços de identidade coletiva, hábitos de trabalho, de pesquisa e de entreajuda serão os alicerces da construção destas atividades que, singularmente, são a face visível da dinâmica da ESCOLA.

    (*) – revisto pelo Decreto-Lei n.º 224/2009 e o Decreto-Lei n.º 137/2012

  • O PAA, como um dos instrumentos de operacionalização do Projeto Educativo, está subordinado às prioridades, objetivos estratégicos e metas nele definidos.

    Assim, e tendo em conta as linhas de orientação do PE do AEA, é importante que este plano esteja em consonância com essas mesmas linhas, procurando dar resposta à sua Visão, Missão e Valores a alcançar. Ou seja, o PAA deverá abarcar atividades dirigidas a todos os níveis de ensino e comunidade educativa (alunos, docentes, não-docentes, técnicos e famílias), onde se procura a valorização de todos. Ele deverá preconizar, essencialmente, a formação integral da pessoa e do aluno nas suas diversas dimensões, valorizando não só o domínio dos conhecimentos, mas também o domínio das atitudes, valores e capacidades, indo ao encontro do consignado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Assim, pressupõe-se que as atividades a realizar contribuam para o desenvolvimento de múltiplas competências, numa perspetiva de formação integral do aluno e de articulação com o currículo.

    Por fim, é de salientar que as atividades propostas no âmbito do PAA, deverão garantir o sucesso de cada um dos 3 eixos estratégicos do Plano de Ação previsto no PE: (1) prestação do serviço educativo, (2) cultura e liderança e (3) parcerias e comunidade.

  • 2.1.No âmbito do Projeto Educativo (PE)

    Inovação, currículo e inclusão

    1. Promover a inovação curricular e pedagógica em educação.
    2. Promover a igualdade de oportunidades de acesso ao currículo.
    3. Fomentar o exercício de uma cidadania responsável e ativa, promovendo a formação integral.
    4. Consolidar a implementação e operacionalização do referencial “avaliação para e das aprendizagens”, construído em coerência com as orientações legais e curriculares.
    5. Alargar ambientes de inclusão.
    6. Promover a equidade e a inclusão.
    Articulação e planeamento
    1. Consolidar a cooperação (intra/inter) departamental.
    2. Desenvolver a autonomia e flexibilidade curricular.
    3. Desenvolver estratégias tendentes à melhoria e inovação das práticas.
    Resultados académicos e sociais
    1. Aumentar as taxas de sucesso.
    2. Monitorizar os resultados trimestrais/semestrais e finais.
    3. Promover hábitos de participação ativa dos alunos na vivência pública e democrática.
    4. Reconhecer o empenho e o mérito.
    5. Acompanhar o percurso dos alunos à saída do AEA.

    Visão e estratégia

    1. Construir uma visão estratégica orientada para a qualidade e para os valores

    Lideranças e gestão

    1. Melhorar a autoavaliação interna.
    2. Aumentar/ intensificar a desmaterialização de processos internos.
    3. Promover um ambiente escolar desafiador, acolhedor, seguro saudável e ecológico.
    4. Promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos recursos humanos do AEA.
    Redes, protocolos e parcerias
    1. Estabelecer um plano de parcerias e redes local e nacional que promovam a qualidade das aprendizagens.
    2. Estabelecer um plano de parcerias e redes de âmbito internacional que incentivem a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor, promovendo a igualdade, a coesão social e a cidadania ativa.
    3. Criar redes de trabalho colaborativo entre escolas europeias, através de projetos comuns, com recurso à internet e às TIC.
    Reconhecimento da comunidade
    1. Contribuir para o desenvolvimento da comunidade envolvente.

    2.2. No âmbito do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO)

    A – Linguagens e textos

    B – Informação e comunicação

    C – Raciocínio e resolução de problemas

    D – Pensamento crítico e pensamento criativo

    E – Relacionamento interpessoal

    F – Desenvolvimento pessoal e autonomia

    G – Bem-estar, saúde e ambiente

    H – Sensibilidade estética e artística

    I – Saber científico, técnico e tecnológico

    J – Consciência e domínio do corpo

  • 4.1. Avaliação das Atividades por Eixo

    Após a concretização/implementação de cada uma das atividades, o responsável pela mesma, e consoante o Eixo, também o público-alvo a que se destina a atividade, farão a sua avaliação. Esta será concretizada através do preenchimento de um formulário online, para cada um dos Eixos, que estará disponível na Área Reservada da página do Agrupamento, conforme quadro abaixo.

    No eixo 1, para além do preenchimento de um formulário de avaliação online, também será necessário produzir um relatório que será submetido nesse mesmo formulário.

    A avaliação das atividades do eixo 1 deverá ser feita no final do ano letivo. Já as atividades constantes nos eixos 2 e 3, deverão ser feitas preferencialmente no dia em que termina a atividade ou, na sua impossibilidade, no prazo máximo de uma semana.

    4.2. Avaliação do PAA

    A equipa coordenadora do PAA, no final do 1º semestre fará uma avaliação parcial do PAA e, no final do 2º semestre fará a avaliação final, com a produção do relatório de execução do PAA, que será remetido ao Conselho Pedagógico para análise e aprovação. Depois de aprovado o mesmo deverá ser remetido para o Conselho Geral e para a Equipa de Avaliação Interna.

  • Este plano de atividades resulta da reflexão e participação de todos os elementos da comunidade, com compromisso e corresponsabilização. Visando a melhoria das aprendizagens e o sucesso educativo, pretende alargar as experiências educativas, para além das atividades curriculares, a outros contextos e ambientes.

    Aprender a aprender é uma tarefa que cada ser humano terá de realizar ao longo da vida, dentro e fora da escola. Quanto mais diversificadas e significativas forem as experiências proporcionadas, melhor os alunos compreenderão o mundo em que vivem e no qual são chamados a intervir de forma crítica e responsável.

     

    “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipa ganha campeonatos.”

    Michael Jordan

  • ANO LETIVO 2022|2023

    PLANO ANUAL DE ATIVIDADES
    RELATÓRIOS DE EXECUÇÃO - PLANO ANUAL DE ATIVIDADES
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