Erasmus +

Erasmus + 2023-1-PL01-KA210-SCH-000158725

Water, Air and Soil – what is your superpower?

Informações sobre o projeto

Nome: Water, Air and Soil – what is your superpower?

Nº: 2023-1-PL01-KA210-SCH-000158725

Duração: 18 meses

Início: 01/09/2023

Fim: 28/02/2025

Este projeto Erasmus +  de intercâmbio de boas práticas envolve 3 países. Os tópicos a serem desenvolvidos são: Inclusão, promoção da igualdade, STEM  e competências verdes. Pretende-se que os alunos desenvolvam competências na área do Inglês (falado e escrito), do ambiente, TIC e STEM.

As despesas/ encargos destas deslocações serão suportadas pelo orçamento do projeto. Os alunos serão acolhidos em famílias aquando da sua deslocação.

Países / Escolas participantes:

Polónia –  Escola Coordenadora:  I Liceum Ogolnoksztalcace im. MariiSklodowskiej-Curie w –  Ostrzeszowie

Croácia – III. Gimnazija – Split

Portugal –  Agrupamento de Escolas de Aveiro Portugal – Escola Secundária Homem Cristo –  Aveiro

Nota

A inscrição no projeto vincula a cedência de direitos de utilização de imagem e dados no âmbito do mesmo

Informações sobre o projeto

Nome: projeto Erasmus + KA121 VET em consórcio

Nº: 2023-1-PT01-KA121-VET-000136004

Descrição sumária do projeto:

O Agrupamento de Escolas de Aveiro é parceiro em mais um projeto Erasmus +, desta vez em Consórcio.

A Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro (AEVA) / Escola Profissional de Aveiro é a organização coordenadora do consórcio que é constituído por mais três Agrupamentos de Escolas – Agrupamento de Escolas de Ílhavo, Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha –  e várias Escolas Profissionais – EPAdrv Vagos, Status Escola Profissional da Lousã e ETPZP.

O projeto é um KA121 – VET que prevê a mobilidade individual de aprendentes e pessoal educativo, no âmbito do Ensino e Formação Profissional.

Trata-se de um projeto interdisciplinar, com enfoque nas competências desenvolvidas na formação técnica dos cursos, proporcionando aprendizagens específicas em ambiente empresarial ou outro tipo de organização. Permite contactar com outras realidades, dando a conhecer novas ferramentas de trabalho, outras culturas, povos e línguas, promovendo a mobilidade europeia e potenciando a recetividade à diferença e à mudança, em consonância com os objetivos da Estratégia Europa 2020.

Objetivos do projeto:

  1. Incluir no processo de internacionalização, um modelo de realização de mobilidades combinadas – presenciais e virtuais – que minimize as desigualdades/desmotivação causadas pelo trabalho à distância
  2. Desenvolvimento de literacia digital e de práticas sustentáveis, indo ao encontro do ‘green & digital transitions’
  3. Proporcionar a jovens em risco de exclusão social/abandono escolar a oportunidade de uma mobilidade de formação, motivando-os para a aprendizagem e promovendo a igualdade de oportunidades
  4. Promover no consórcio e nas entidades de acolhimento, o desenvolvimento de competências pessoais, linguísticas e interculturais, a permuta de experiências socioculturais e o respeito pelas diferenças
  5. Proporcionar o alargamento de horizontes e o estímulo da criatividade para fazer face às exigências do mercado de trabalho
  6. Fomentar o desenvolvimento de competências transversais, nomeadamente capacidade de resolução de problemas e gestão, sentido de responsabilidade, sentido crítico, autonomia e espírito de iniciativa
  7. Estreitar a relação entre os jovens e o mundo empresarial/mercado de trabalho
  8. Proporcionar a docentes e técnicos a oportunidade de desenvolverem formação em contexto empresarial transnacional, integrando-a nas suas atividades diárias e replicando-a no seu local de trabalho.
  9. Proporcionar oportunidades para encontro e discussão de assuntos relacionados com a melhoria da educação e formação profissional
  10. Desenvolvimento e atualização de competências técnicas e profissionais em contextos empresarias transnacionais

Países de destino:

Espanha e Itália

Período da mobilidade:

Os países de destino serão a Espanha e Itália e o período da mobilidade será de 32 dias, com exceção das mobilidades de longa duração, para os jovens que terminaram o seu curso no ano letivo de 2022-2023, que terão no mínimo 90 dias de duração.

  • projeto Erasmus + KA121 VET em consórcio

    Informações sobre o projeto

    Nome: projeto Erasmus + KA121 VET em consórcio

    Nº: 2022-1-pt01-ka121-vet-000058417

    Descrição sumária do projeto:

    O Agrupamento de Escolas de Aveiro é parceiro em mais um projeto Erasmus +, desta vez em Consórcio.

    A Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro (AEVA) / Escola Profissional de Aveiro é a organização coordenadora do consórcio que é constituído por mais três Agrupamentos de Escolas – Agrupamento de Escolas de Ílhavo, Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha –  e várias Escolas Profissionais – EPAdrv Vagos, Status Escola Profissional da Lousã e ETPZP.

    O projeto é um KA121 – VET que prevê a mobilidade individual de aprendentes e pessoal educativo, no âmbito do Ensino e Formação Profissional.

    Trata-se de um projeto interdisciplinar, com enfoque nas competências desenvolvidas na formação técnica dos cursos, proporcionando aprendizagens específicas em ambiente empresarial ou outro tipo de organização. Permite contactar com outras realidades, dando a conhecer novas ferramentas de trabalho, outras culturas, povos e línguas, promovendo a mobilidade europeia e potenciando a recetividade à diferença e à mudança, em consonância com os objetivos da Estratégia Europa 2020.

    Objetivos do projeto:

    1. Incluir no processo de internacionalização, um modelo de realização de mobilidades combinadas – presenciais e virtuais – que minimize as desigualdades/desmotivação causadas pelo trabalho à distância
    2. Desenvolvimento de literacia digital e de práticas sustentáveis, indo ao encontro do ‘green & digital transitions’
    3. Proporcionar a jovens em risco de exclusão social/abandono escolar a oportunidade de uma mobilidade de formação, motivando-os para a aprendizagem e promovendo a igualdade de oportunidades
    4. Promover no consórcio e nas entidades de acolhimento, o desenvolvimento de competências pessoais, linguísticas e interculturais, a permuta de experiências socioculturais e o respeito pelas diferenças
    5. Proporcionar o alargamento de horizontes e o estímulo da criatividade para fazer face às exigências do mercado de trabalho
    6. Fomentar o desenvolvimento de competências transversais, nomeadamente capacidade de resolução de problemas e gestão, sentido de responsabilidade, sentido crítico, autonomia e espírito de iniciativa
    7. Estreitar a relação entre os jovens e o mundo empresarial/mercado de trabalho
    8. Proporcionar a docentes e técnicos a oportunidade de desenvolverem formação em contexto empresarial transnacional, integrando-a nas suas atividades diárias e replicando-a no seu local de trabalho.
    9. Proporcionar oportunidades para encontro e discussão de assuntos relacionados com a melhoria da educação e formação profissional
    10. Desenvolvimento e atualização de competências técnicas e profissionais em contextos empresarias transnacionais

    Países de destino:

    Espanha e Itália

    Período da mobilidade:

    Entre 1 a 2 meses, máximo, com exceção das mobilidades de longa duração (para os jovens que terminaram o seu curso no ano letivo de 2021-2022)

  • Reconstructing individual fates in World War One

    Informação acerca do projeto:

    Nome: Reconstructing individual fates in World War One

    Nº : 2020-I-DE03-KA229-077506_2

    Duração: 24 meses

    Início: 01/09/2020

    Fim: 31/08/2022

    Descrição sumária do projeto:

    Este projeto Erasmus + envolve 5 países e pretende que os alunos desenvolvam competências na área do Inglês (falado e escrito), História (1ª guerra mundial) – e Tecnologias de Informação e Comunicação.

    Será privilegiado o contato através de atividades realizadas online através de diversas plataformas e redes sociais. Se a pandemia o permitir, grupos de 5 alunos acompanhados por 2 professores terão a possibilidade de participar fisicamente nos encontros com a terminologia de LTTA (Learning Teaching and Training Activity) nos países e escolas parceiros.

    Todas as despesas/ encargos destas deslocações serão suportadas pelo orçamento do projeto.

    Nota

    A inscrição no projeto vincula a cedência de direitos de utilização de imagem e dados no âmbito do mesmo

    Países / Escolas participantes:

    Alemanha – Erich-Gutenberg-Berufskolleg des Kreises Herford in Bünde Wirtschaft und Verwaltung – Bunde

    Portugal – Agrupamento de Escolas de Aveiro – Aveiro

    Roménia – Colegiul National – Iasi

    Croácia – Gimnazija Jurja Barakovica – Zadar

    França – Lycée Eugène Woillez – Montreuil-sur-mer

    LET US SAIL TOGETHER

    Informação acerca do projeto:

    Nome: LET US SAIL TOGETHER

    Nº : 2020-1-SE01-KA229-078017_6

    Duração: 24 meses

    Início: 01/09/2020

    Fim: 31/08/2022

    Descrição sumária do projeto:

    Este projeto Erasmus + envolve 6 países e pretende que os alunos desenvolvam competências na área do Inglês (falado e escrito), Biologia – alterações climáticas e impactes nos oceanos – e Tecnologias de Informação e Comunicação.

    Será privilegiado o contato através de atividades realizadas online através de diversas plataformas e redes sociais. Se a pandemia o permitir, grupos de 4 alunos acompanhados por 2 professores terão a possibilidade de participar fisicamente nos encontros com a terminologia de LTTA (Learning Teaching and Training Activity) nos países e escolas parceiros.

    Todas as despesas / encargos destas deslocações serão suportadas pelo orçamento do projeto.

    Países / Escolas participantes:

    Suécia – Grubbeskolan – Umea

    Turquia – HAYRULLAH KEFOGLU ANADOLU LISESI – Istambul

    Croácia – III.gimnazija Split  – Split

    Portugal – Agrupamento de Escolas de Aveiro – Aveiro

    Grécia – 5th PIRAMATIKO GENIKO LIKIO RETHIMNOU PANEPISTIMIOU KRITIS – RETHYMNO

    Islândia – HORDUVALLASKOLI – kÓPAVOGUR

  • School science e-learning ONE HEALTH   –  e-InnoEduCO2

    Informações sobre o projeto

    Nome: Erasmus + KA226 School science e-learning ONE HEALTH   –  e-InnoEduCO2

    Nº: 2020-1-ES01-KA226-SCH-095765

    Duração: 24 meses

    Início: 01/03/ 2021

    Fim: 28/02/2023

    Tópicos: Novos currículos / métodos educacionais / desenvolvimento de treinamento inovadores cursos ; Ensino aberto e à distância; Meio ambiente e mudanças climáticas

    Descrição sumária do projeto:

    O contexto de “e-InnoEduCO2: School science e-learning ONE HEALTH” inclui uma parceria formada por 1 autoridade pública: Município de Outes (ES), 3 universidades: Universidade de Santiago de Compostela (ES), Universidade de Iasi (RO), Universidade de Aveiro (PT), 2 escolas: Agrupamento de Escolas em Aveiro (PT) e XXVI Liceu em Łódź (PL), e 1 centro de supercomputação: CESGA (ES) voltado para o fortalecimento da capacidade de ensino e formação instituições para fornecer educação digital inclusiva e de qualidade por meio de um modelo de aprendizagem e-pedagógico: STE (A) M-TIC que permite compensar o aumento das deficiências da UE na adaptação da Educação Escolar a formação em telemática da era COVID-19 às necessidades curriculares da experimentação científica.

    O projeto visa compensar as barreiras, lacunas e limitações derivadas da crise COVID, identificadas no relatório da OCDE . Através do desenvolvimento e implantação de modelos de e-lab e e-eco vinculados à realidade aumentada que possibilitam o carregamento de dados geolocalização em ecossistemas de campo e de laboratório em diferentes oceanos europeus, pretende-se  fortalecer a capacidade da escola e das instituições de ensino em oferecer educação digital inclusiva e de qualidade no campo científico, atendendo à promoção de STE (A) M – competências (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) para aproveitar as suas potencialidades e a transferência de conhecimento e promoção de uma cultura inovadora e desenvolvimento sustentável em toda a sociedade e em todos os níveis, começando na idade escolar.

    Países / Escolas participantes:

    Espanha – Coordenador –  Concello de Outes

    – Universidad de Santiago de Compostela,

    –   Fundación Publica Gallega Centro Tecnologíco de supercomputación de Galicia

    Portugal –    Universidade de Aveiro, Fábrica da Ciência

    – Agrupamento de Escolas de Aveiro

    Roménia – LiceumOgólnokształcące,

    –  Universitatea Alexandru Ioan Cuza Din Iasi

    Grupos-alvo:  Professores, especialistas e entidades vinculadas à área educacional; alunos do ensino médio e profissionais com necessidade de reciclagem na área de e-InnoEduCO2. A área do projeto é o aprimoramento das habilidades científicas e de STE (A) M através da sua transformação digital a nível europeu para avançar para um mais abordagem inclusiva e para fazer uma transformação da Educação Escolar Europeia em um laboratório de inovação neste campo.

     

    Atividade em Portugal –  CAMPUS “UMA SAÚDE” DE INICIAÇÃO À PESQUISA E COMUNICAÇÃO

    (abril, 2022)

  • How to build a cultural bridge with students’ passions?

    Informação acerca do projeto:

    Nome: How to build a cultural bridge with students’ passions?

    Nº: 2019-1-PLO1-KA229-064919­_3

    Duração: 24 meses

    Início: 01/09/2019

    Fim: 31/08/2021

    Nova data: 31/08/2022

    Descrição sumária do projeto:

    O projeto de intercâmbio de boas práticas envolve 3 países – Portugal, Itália e Polônia –  tem como objetivo principal apresentar os nossos países sob uma perspetiva de paixões, hobbies e interesses dos estudantes, promovendo algum aspeto mais tradicional de cada cultura, levando à “construção de uma ponte cultural” e à tomada de consciência de que no fundo eles são todos idênticos.  Durante o projeto, os alunos vão poder praticar o inglês, falado e escrito, desenvolver as suas competências em TIC e aprofundar o seu conhecimento acerca das culturas dos países envolvidos; isto, enquanto mostram os seus interesses e a sua forma de pensar, aprendendo a respeitar as diferenças; está igualmente prevista a aprendizagem de algum vocabulário e expressões básicas importantes nos idiomas dos parceiros. Pretende-se que tomem consciência da cidadania europeia e desenvolvam “o entendimento” das diferenças entre as pessoas, e assim, uma tolerância para com o desconhecido.

    Todas as despesas / encargos destas deslocações serão suportadas pelo orçamento do projeto.

    Países / Escolas participantes:

    Polónia –  Escola Coordenadora:  I Liceum Ogolnoksztalcace im. MariiSklodowskiej-Curie w –  Ostrzeszowie

    Itália –   ISTITUTO ISTRUZIONE SUPERIORE   “Giuseppe Colasanti” –  Civita Castellana

    Portugal –  Agrupamento de Escolas de Aveiro Portugal – Escola Secundária Homem Cristo –  Aveiro

Alunos do 12TAP e TAS em FCT em Sevilha 2245 1587 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Alunos do 12TAP e TAS em FCT em Sevilha

 No âmbito do projeto Erasmus + em consorcio, com o nº 2023-1-PT01-KA121-VET-000136004, quatro alunos do 12º ano, dos Cursos Profissionais de TAP e TAS estão em Sevilha, em mobilidade de curta duração, a fazer parte do seu estágio em duas instituições daquela cidade. Maria José Dias

Alunos do 12 TAS e TAP em FCT em Sevilha 1600 1200 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Alunos do 12 TAS e TAP em FCT em Sevilha

Três alunas do 12TAP e um aluno do 12TAS partiram hoje em direção a Sevilha, onde irão realizar uma parte da sua Formação em Contexto de Trabalho durante um mês. Esta mobilidade de curta duração acontece no âmbito do projeto Erasmus + 2023-1-PT01-KA121-VET-000136004, em consórcio, cuja coordenação está a cabo da AEVA. Maria José Dias

Lista de alunos admitidos e alunos suplentes do projeto Erasmus + “Water, Air and Soil – What’s your superpower? 755 372 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Lista de alunos admitidos e alunos suplentes do projeto Erasmus + “Water, Air and Soil – What’s your superpower?

Terminou o processo de seleção dos candidatos que pretendiam integrar o  projeto  Erasmus + “Water, Air and Soil – What’s your superpower?”. Registamos com muito agrado o número de inscritos e agradecemos a todos o seu interesse. No entanto, para este projeto  temos apenas 12 vagas disponíveis para efetuar as mobilidades.  Aqui está a lista…

CONVOCATÓRIA – Water, Air and Soil – what is your superpower? 733 195 Agrupamento de Escolas de Aveiro
CONVOCATÓRIA – Water, Air and Soil – what is your superpower?

Water, Air and Soil – what is your superpower? Nº 2023-1-PL01-KA210-SCH-000158725   CONVOCATÓRIA Convocam-se todos os alunos, que fizeram a sua pré-inscrição, no projeto Erasmus + “Water, Air and Soil – what is your superpower?” para uma reunião no próximo dia 21 de dezembro, pelas 11:00, na biblioteca da Escola Secundária Homem Cristo. A não…

Water, Air and Soil – what is your superpower? 1600 901 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Water, Air and Soil – what is your superpower?

Nº 2023-1-PL01-KA210-SCH-000158725 Por razões que nos ultrapassam, o nosso parceiro italiano viu-se forçado a sair desta parceria. Acolhemos com entusiasmo um novo parceiro: a  escola III. Gimnazija de Split, na Croácia

Resultado do processo de seleção dos alunos – PROJETO ERASMUS + KA121 VET EM CONSÓRCIO 1280 365 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Resultado do processo de seleção dos alunos – PROJETO ERASMUS + KA121 VET EM CONSÓRCIO

PROJETO ERASMUS + KA121 VET EM CONSÓRCIO No 2023-1-PT01-KA121-VET-000136004 O Agrupamento de Escolas de Aveiro finalizou o processo de seleção de alunos dos Cursos Profissionais para mobilidades individuais de curta duração de aprendentes, no âmbito do Projeto Erasmus + 2023-1-PT01-KA121-VET-000136004, cuja organização coordenadora do consórcio é a Associação para a Educação e Valorização da Região…

Erasmus + Cursos Profissionais 2048 1536 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Erasmus + Cursos Profissionais

No passado dia 7 de novembro decorreram as entrevistas individuais dos candidatos às mobilidades de curta duração do projeto Erasmus + em consórcio, com o número 2023-1-PT01-KA121-VET-000136004. Estas mobilidades são direcionadas aos alunos dos cursos profissionais que podem fazer a sua FCT no estrangeiro, financiada na sua totalidade pelo Programa Erasmus +

Estão abertas as inscrições para a participação no Projeto Erasmus “Water, Air and Soil – what is your superpower?” 499 403 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Estão abertas as inscrições para a participação no Projeto Erasmus “Water, Air and Soil – what is your superpower?”

Estão abertas as inscrições para a participação no Projeto Erasmus + Nº 2023-1-PL01-KA210-SCH-000158725, com o nome Water, Air and Soil – what is your superpower? Este projeto é para alunos do 10 e 11º anos dos Cursos Cientifico-Humanísticos. O prazo de inscrição termina a 24 de outubro de 2023. Todos os interessados deverão enviar a…

O Agrupamento de Escolas de Aveiro é parceiro em mais um projeto Erasmus + em Consórcio. 968 476 Agrupamento de Escolas de Aveiro
O Agrupamento de Escolas de Aveiro é parceiro em mais um projeto Erasmus + em Consórcio.

PROJETO ERASMUS + KA121 VET EM CONSÓRCIO 2023-1-PT01-KA121-VET-000136004 O Agrupamento de Escolas de Aveiro é parceiro em mais um projeto Erasmus + em Consórcio. A Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro (AEVA) / Escola Profissional de Aveiro é a organização coordenadora do consórcio que é constituído por mais três Agrupamentos de…

Novo projeto Erasmus + no AEA “Water, air, soil – what’s your superpower? ” 499 403 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Novo projeto Erasmus + no AEA “Water, air, soil – what’s your superpower? ”

Temos o prazer de informar que mais uma vez será implementado um projeto no âmbito do programa Erasmus+ na nossa escola secundária. A escola coordenadora é polaca – I Liceum Ogólnokształcące im. Marii Skłodowskiej-Curie w Ostrzeszowie . e o outro parceiro é a escolaI stituto Istruzione Superiore “Giuseppe Colasanti”, de Itália. O projeto baseia-se em…

Formação Erasmus em Valencia 1024 768 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Formação Erasmus em Valencia

No âmbito do projeto Erasmus + em consórcio N.º 2021-1-PT01-KA121-VET-000011388, uma professora do AEA esteve em Valencia, Espanha, numa formação com o nome “Pathways to become a Digitally Competent Educator”, que se realizou de 31 de julho a 5 de agosto de 2023. Professores de várias nacionalidades e diferentes níveis de ensino encontraram-se e tiveram…

Stress Management and Recognition: key strategies for teachers 1013 755 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Stress Management and Recognition: key strategies for teachers

No âmbito do projeto Erasmus + frequentamos o curso “Stress management: key strategies for teachers”. O curso decorreu na semana de 10 a 15 de julho na cidade de Barcelona. O grupo de formandas era proveniente de diferentes países, desde Chipre, Hungria, Alemanha, Áustria, Itália, Portugal e da ilha da Reunião Francesa. Os conteúdos abordados…

Privacy Preferences

When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in the form of cookies. Here you can change your Privacy preferences. It is worth noting that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we are able to offer.

Click to enable/disable Google Analytics tracking code.
Click to enable/disable Google Fonts.
Click to enable/disable Google Maps.
Click to enable/disable video embeds.
Our website uses cookies, mainly from 3rd party services. Define your Privacy Preferences and/or agree to our use of cookies.