Plano de Ação e Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE)

  • O PADDE constitui-se como um instrumento estratégico de apoio à tomada de decisão e à monitorização do trabalho desenvolvido na área do digital, em cada escola e deverá contar com três dimensões (organizacional, pedagógica e tecnológica e digital).
    Desta forma, pretende-se, que o PADDE seja um instrumento que venha a reforçar, de forma significativa, a plena integração do digital nas diversas dimensões e nas práticas das organizações educativas, no sentido de adequá-las aos desafios da sociedade atual.
    .

  • VISÃO

    Refletir sobre processos organizacionais, pedagógicos e tecnológicos que com recurso a ferramentas e a ambientes digitais promovam a qualidade do processo educativo;
    Conceber e implementar um PADDE nos contextos das escolas a partir de diagnósticos com o Check-In e SELFIE;
    Envolver os docentes em comunidades de prática, suportadas em trabalho colaborativo e interdisciplinar, estimulando a reflexão, a partilha e a utilização crítica do digital em contexto educativo;
    Alicerçar a integração transversal das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e de outras ferramentas digitais nas práticas profissionais e pedagógicas dos docentes, nas suas rotinas e procedimentos diários, na vida dos alunos, nas suas práticas de aprendizagem e no exercício de cidadania;
    Diminuir a taxa de professores situados no nível 1 do check-in.

    OBJETIVOS

    A Educação Digital comporta duas perspetivas diferentes, mas complementares: a utilização pedagógica das tecnologias digitais para apoiar e melhorar o ensino e a aprendizagem, bem como o desenvolvimento de competências digitais por parte dos alunos e dos docentes.
    Pretende, ainda, contribuir para a transformação digital, para a aprendizagem ao longo da vida, para o desenvolvimento profissional dos docentes, bem como para uma educação e formação inclusivas de elevada qualidade para todos.
    A educação digital deverá também contribuir para o desenvolvimento de uma sensibilização para a cidadania, incluindo a cidadania digital.
    Tais competências incluem uma abordagem crítica da informação, que permita aos cidadãos navegar num mundo digital e desenvolver uma compreensão dos valores básicos da democracia e da liberdade de expressão.

  • Resolução do Conselho de Ministros
    DigCompOrg
    DigCompEdu
    Relatório do Estado da Tecnologia na Educação 20-21
Campanha de Natal – angariação de bens alimentares 1587 2245 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Campanha de Natal – angariação de bens alimentares

À semelhança de anos anteriores, está a decorrer a campanha de Natal – angariação de bens…

ler mais
Campanha nas escolas que sensibiliza para o uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares 588 802 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Campanha nas escolas que sensibiliza para o uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares

A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, com o apoio da Geração…

ler mais
Programa «Naveg@s em Segurança?» 960 640 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Programa «Naveg@s em Segurança?»

No mês em que se celebra a Internet Mais Segura – fevereiro –  o IPDJ, através…

ler mais
Partilhas à Quarta 2022/2023 845 1200 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Partilhas à Quarta 2022/2023

As “Partilhas à Quarta”, iniciativa promovida pelas equipas Laboratórios de Aprendizagem e eTwinning da ERTE/DGE, estão…

ler mais
MOOC “Aprendizagem Ativa e Ensino Inovador em Espaços Flexíveis de Aprendizagem” – inscrições abertas 701 287 Agrupamento de Escolas de Aveiro
MOOC “Aprendizagem Ativa e Ensino Inovador em Espaços Flexíveis de Aprendizagem” – inscrições abertas

A Direção-Geral da Educação (DGE) promove o curso de formação online “Aprendizagem Ativa e Ensino Inovador…

ler mais
Formação – Recursos Educativos Digitais (RED) no 1.º Ciclo do Ensino Básico 480 410 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Formação – Recursos Educativos Digitais (RED) no 1.º Ciclo do Ensino Básico

A Direção-Geral da Educação irá dinamizar uma Oficina de Formação, de 25h, intitulada “Recursos Educativos Digitais (RED)…

ler mais
Privacy Preferences

When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in the form of cookies. Here you can change your Privacy preferences. It is worth noting that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we are able to offer.

Click to enable/disable Google Analytics tracking code.
Click to enable/disable Google Fonts.
Click to enable/disable Google Maps.
Click to enable/disable video embeds.
Our website uses cookies, mainly from 3rd party services. Define your Privacy Preferences and/or agree to our use of cookies.