Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE)

  • O PADDE constitui-se como um instrumento estratégico de apoio à tomada de decisão e à monitorização do trabalho desenvolvido na área do digital, em cada escola e deverá contar com três dimensões (organizacional, pedagógica e tecnológica e digital).
    Desta forma, pretende-se, que o PADDE seja um instrumento que venha a reforçar, de forma significativa, a plena integração do digital nas diversas dimensões e nas práticas das organizações educativas, no sentido de adequá-las aos desafios da sociedade atual.
    .

  • VISÃO

    Refletir sobre processos organizacionais, pedagógicos e tecnológicos que com recurso a ferramentas e a ambientes digitais promovam a qualidade do processo educativo;
    Conceber e implementar um PADDE nos contextos das escolas a partir de diagnósticos com o Check-In e SELFIE;
    Envolver os docentes em comunidades de prática, suportadas em trabalho colaborativo e interdisciplinar, estimulando a reflexão, a partilha e a utilização crítica do digital em contexto educativo;
    Alicerçar a integração transversal das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e de outras ferramentas digitais nas práticas profissionais e pedagógicas dos docentes, nas suas rotinas e procedimentos diários, na vida dos alunos, nas suas práticas de aprendizagem e no exercício de cidadania;
    Diminuir a taxa de professores situados no nível 1 do check-in.

    OBJETIVOS

    A Educação Digital comporta duas perspetivas diferentes, mas complementares: a utilização pedagógica das tecnologias digitais para apoiar e melhorar o ensino e a aprendizagem, bem como o desenvolvimento de competências digitais por parte dos alunos e dos docentes.
    Pretende, ainda, contribuir para a transformação digital, para a aprendizagem ao longo da vida, para o desenvolvimento profissional dos docentes, bem como para uma educação e formação inclusivas de elevada qualidade para todos.
    A educação digital deverá também contribuir para o desenvolvimento de uma sensibilização para a cidadania, incluindo a cidadania digital.
    Tais competências incluem uma abordagem crítica da informação, que permita aos cidadãos navegar num mundo digital e desenvolver uma compreensão dos valores básicos da democracia e da liberdade de expressão.

  • Resolução do Conselho de Ministros
    DigCompOrg
    DigCompEdu
    Relatório do Estado da Tecnologia na Educação 20-21
Sitestar.PT – Mostra ao mundo o que andas a fazer e recebe prémios 1070 1390 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Sitestar.PT – Mostra ao mundo o que andas a fazer e recebe prémios

A DECO e o Sitestar.PT  promovem mais uma edição do Sitestar.pt. Esta é uma iniciativa que tem…

ler mais
Declaração dos Direitos da Criança 1295 560 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Declaração dos Direitos da Criança

A 20 de novembro comemora-se a proclamação da Declaração dos Direitos da Criança (1959) e a…

ler mais
Iniciativas de Cidadania Digital nas Escolas 521 720 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Iniciativas de Cidadania Digital nas Escolas

A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, com a colaboração de um conjunto…

ler mais
Cidadania Digital nas Escolas: divulgação de iniciativas 1200 675 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Cidadania Digital nas Escolas: divulgação de iniciativas

No contexto atual da Capacitação Digital das Escolas, é fundamental o envolvimento das comunidades educativas em…

ler mais
Prémios MILAGE APRENDER+ 5.ª Edição 701 287 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Prémios MILAGE APRENDER+ 5.ª Edição

Até ao próximo dia 30 de novembro, estão abertas as inscrições para a 5.ª Edição dos…

ler mais
Campanha “Cibersegurança nas Escolas” – 2022/23 1200 1122 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Campanha “Cibersegurança nas Escolas” – 2022/23

A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, e contando com o apoio do…

ler mais
Privacy Preferences

When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in the form of cookies. Here you can change your Privacy preferences. It is worth noting that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we are able to offer.

Click to enable/disable Google Analytics tracking code.
Click to enable/disable Google Fonts.
Click to enable/disable Google Maps.
Click to enable/disable video embeds.
Our website uses cookies, mainly from 3rd party services. Define your Privacy Preferences and/or agree to our use of cookies.