PORQUÊ E PARA QUÊ?
Dado que as Artes/Cultura potenciam o desenvolvimento de múltiplas capacidades, entendemos que são fundamentais na recuperação de aprendizagens, bem como na abertura a novas realidades e novas aprendizagens. O ensino não formal que as artes proporcionam alavancam uma maior predisposição para aprendizagens formais. Reforçar as práticas interdisciplinares, recorrendo a estratégias de caráter artístico/cultural; valorizar o trabalho que AEA tem vindo a realizar ao longo dos anos; ampliar e aprofundar parcerias com instituições locais e nacionais e a relação com a comunidade; aglutinar projetos dispersos numa unidade estratégica. Envolver a comunidade educativa de forma a redescobrir o gosto pelo saber, conhecer, fazer e participar.
Equipa de trabalho
Tiago Carvalho (coordenador), Margarida Lemos (coordenadora do departamento de expressões), Marília Farinha (Educadora de infância), Amélia Santos (Subdiretora).
Equipamentos
Escola Básica da Glória – Biblioteca, ginásio, sala de expressões
Centro Escolar de Santiago – Biblioteca, ginásio, sala de aula ao ar livre, espaço do retiro da fantasia, sala aprender a aprender
Escola Básica da Vera Cruz – Biblioteca, Ginásio, Espaço polivalente, sala do clube de ciência viva /Steam / techLabs
Centro Escolar das Barrocas – Ginásio
Escola João Afonso de Aveiro – Biblioteca, ginásio, espaço polivalente, sala do clube de ciência viva JA
Escola Secundária Homem Cristo – Biblioteca, sala do clube de ciência viva HC /Steam / techLabs, ginásio
Projetos/ planos
Rede de Bibliotecas Escolares/RBE
Plano Nacional de Leitura/PNL
Plano Nacional de Cinema/PNC
Eco-Escolas
Cidadania e Desenvolvimento
Desporto Escolar
Erasmus+
Serviço de Psicologia e Orientação/SPO
Projeto School twining Aveiro- Rouen
Ubuntu
Vamos Cuidar do Planeta
Projeto de Educação para a Saúde
Projeto Escola Ciência Viva
Parlamento Jovem
Educação Estética e Artística
Tech Labs
Projeto Clubes Ciência Viva
Educação Ambiental – em parceria com o ICNF
Feira Vocacional e Profissional
Participação no projeto Uma ideia, um projeto, uma ação
Participação no projeto A tua ideia conta
Jornal Moliceiro
Pensar Crítica e Criativamente … com … Ciência
Escrevinhando
Teatrinclusão
Eu faço, eu consigo, eu aprendo!
Clubes
Clubes na Escola João Afonso de Aveiro
Espaço das Artes
Eco escolas
Clube do jornal
Clube de Ciência Viva
Desporto Escolar Minigolfe
Desporto Escolar Ténis de Mesa
Desporto Escolar futsal Infantil B
Desporto Escolar Futsal Infantil A
Desporto Escolar Canoagem
Desporto Escolar Basquetebol
Desporto Escolar Sobre RODAS
Desporto Escolar Xadrez
Clubes na Escola Secundária Homem Cristo
Espaço das Artes
Clube do jornal
Clube de Ciência Viva
Clube de Voluntariado
Clube de Teatro
Desporto Escolar Badminton
Desporto Escolar Voleibol Juvenis Femininos
Desporto Escolar Voleibol Juvenis Masculinos
Desporto Escolar Canoagem
Organizações/ equipamentos/agentes existentes no território da Escola
São muitos os espaços culturais em Aveiro que tem um papel importantíssimo no desenvolvimento cultural em Aveiro, muitos com escolas associadas que fornecem ferramentas a quem frequenta, salientando aqui por exemplo as bandas que tem um papel fundamental na educação musical. Muitos dos nossos alunos frequentam esses espaços e escolas onde permanecem vários anos e isso faz parte do seu quotidiano e em muitos casos é também por causa dessas escolas que ganham expetativas de carreira no campo da arte e cultura. Alguns desses espaços são frequentemente utilizados pelas escolas, por convite a eventos ou por iniciativa das escolas no cumprimento do plano de atividades.
Teatro Aveirense – Com quatro espaços: Sala principal – com capacidade para 603 pessoas, incluindo 6 lugares especialmente destinados a espetadores em cadeira de rodas, encontra-se subdividida entre plateia, 1º balcão e camarotes. Equipada com fosso de orquestra, material de iluminação e sonorização cénica bem como de projeção de vídeo; Salão nobre – Espaço destinado a exposições ou conferências, tem capacidade para acolher 300 pessoas. O uso de equipamento de luz e som para eventos de diversas tipologias concede multifuncionalidade a este espaço, situado junto ao bar, no 2º piso; Sala estúdio Ideal para a realização de workshops ou ensaios em regime reservado. Possui régie e capacidade para acolher até 150 pessoas. Encontra-se no último piso do edifício, próxima de diversos camarins com elevada capacidade. Sala Aberta – espaço publico da praça da Républica.
Centro de Congressos de Aveiro – Este espaço está equipado com dois auditórios que permitem receber até mil participantes diariamente, bem como algumas salas mais pequenas. A polivalência destas salas é uma mais-valia para o organizador de eventos, pois é possível montar as salas de acordo com o desejado.
Museu de Aveiro – Fundado em 1458, este antigo convento dominicano feminino onde viveu Santa Joana Princesa reflete a vivência da comunidade das freiras ao longo de cerca de quatro séculos, com diferentes estilos arquitetónicos.
Museu de Arte Nova – O Museu Arte Nova de Aveiro, sedeado num dos imóveis mais emblemáticos entre o património desta corrente artística, é o centro interpretativo da extensa rede de motivos Arte Nova disseminados por toda a cidade de Aveiro.
Museu da Cidade de Aveiro – Concebido num conceito de museu participativo, envolvendo diretamente a comunidade na construção dos conteúdos museológicos, pretende ilustrar os momentos, os factos e os protagonistas que, ao longo do tempo, têm dado alma à história de Aveiro.
Ecomuseu Marinha da Troncalhada – Transformada em Ecomuseu, a marinha da Troncalhada mostra aos seus visitantes os métodos de produção artesanal do sal, explora a paisagem, fauna e flora características, bem como mantém vivas as vivências e tradições ligadas a esta atividade secular.
Fábrica da Ciência Viva –
Espaço do GrETUA – possui uma sala principal e um espaço de exposições.
Estaleiro Teatral – Espaço para 180 pessoas
Espaço do CETA – Possui uma sala de espetáculo
Espaço Aveiro arte – Espaço de exposição
Banda de Amizade –
Escola de Música da Banda de Amizade – Escola para crianças e adultos.
Agenda cultural em Aveiro
Agenda cultural de Aveiro prende-se atualmente com a questão da candidatura à capital europeia da cultura em 2027 e do qual podemos destacar dois grandes festivais (Festival dos Canais e Aveiro Tech Week), no entanto há um conjunto de iniciativas que são autónomas a este processo e que enriquecem a agenda cultural de Aveiro, além disso há as tradições culturais, museus e a gastronomia de Aveiro que são fatores de atração turística como por exemplo os Moliceiros, ovos moles, Salinas, Festa de São Gonçalinho, Museu de Aveiro, etc.. Queremos ainda salientar algumas iniciativas em concelhos vizinhos que se revestem de grande importância e encontram publico alvo também na cidade de Aveiro. A todos estes aspetos as nossas escolas e a nossa população escolar não são indiferentes e frequentemente participam de forma ativa com as instituições que as promovem.
Festival dos Canais (julho) – É um dos grandes acontecimentos culturais de Aveiro, festival de artes multidisciplinar em palco aberto e com artistas de diversos países.
Aveiro Tech Week (outubro) – Durante sete dias, um vasto conjunto de ações, conferências, exposições, instalações de luz, som, artes digitais e performances, irão reforçar o posicionamento do Município e colocar Aveiro como epicentro da rota tecnológica, num processo em crescendo de afirmação como polo de atração para as indústrias tecnológicas e criativas. E de qual se dividem num festival e um evento.
Prisma – art light tech – é um festival que tem a luz como eixo artístico. Distribui-se pelo espaço público de Aveiro, revelando a cidade e o seu património sob uma nova luz e convidando à participação de toda a população.
Criatech / Criatividade Digital e Tecnologia – é um evento anual que promove a criação artística e combina as artes digitais com a tecnologia em espaço público e patrimonial. Contribui para consolidar Aveiro como um território de excelência, aliando tradição criativa, conhecimento científico e indústria, testemunhos da resiliência e do espírito de iniciativa locais.
Bienal internacional de Cerâmica Artística de Aveiro (bianual Janeiro Fevereiro) – A Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro constitui uma referência internacional neste setor cultural e artístico desde 1989, contribuindo para a produção de cerâmica artística contemporânea através do estímulo à experimentação e à criatividade, assumindo-se como um polo dinamizador de novas tendências da cerâmica.
Festival de Outono (outubro/novembro) – Promovido pela Universidade de Aveiro é um festival de música com dezenas de eventos.
Artes no Canal (mensal) – Iniciativa mensal de caráter cultural, económico e de promoção territorial. Fomenta a participação e envolvimento da população num evento de rua sustentado num cariz eminentemente cultural, que potencia o saber-fazer ao mesmo tempo que valoriza a tradição, a identidade, o património, a criatividade e a expressão artística, colaborando para a divulgação e promoção de artistas e artesãos.
O Dia Mais Curto (dezembro) – Todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, o Inverno chega ao hemisfério norte. Este fenómeno astronómico que assinala o dia mais curto do ano inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto em todo o mundo.
Jovem Criador (novembro / abril) – Concurso nas áreas artísticas de Arte Digital, Audiovisual, Escrita, Fotografia, Ilustração, Música e Pintura, com a projeção de Aveiro na dimensão nacional e internacional promovendo a participação ativa dos Jovens em duas categorias etárias, nomeadamente, dos 18 aos 35 anos e dos 12 aos 17 anos de idade.
Festas em Honra de São Gonçalinho (janeiro) – realizam anualmente no fim-de-semana mais próximo do dia 10 de janeiro, dia dedicado ao São Gonçalinho, são marcadas pelo pagamento de promessas ao Santo, agradecendo o seu poder de cura de doenças ósseas e a sua capacidade de resolver problemas conjugais e amorosos, atirando-se quilos de cavacas doces da cúpula da capela para o público. São, assim, caracterizadas como o maior acontecimento de cultura popular que tem lugar na cidade de Aveiro.
Festas do município (maio) – Festa com concertos, exposições e entrega de distinções honoríficas a personalidades de Aveiro.
Encontro com Dança de Aveiro (maio) – Mostra pública de dança nas diversas modalidades, com o principal objetivo de proporcionar a divulgação do trabalho desenvolvido pelos diversos grupos, escolas, academias, associações e projetos nesta área em Aveiro.
Estágio de Dança de Aveiro (junho/julho) – O Estágio de Dança de Aveiro é um programa de formação em Dança.
Festival Dunas de São Jacinto (Agosto) – O Festival Dunas de São Jacinto surgiu em 2017, por iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), com o objetivo de destacar todas as potencialidades de São Jacinto e promover a animação de verão na praia do Município, sendo igualmente uma importante ação de promoção de Aveiro, Cidade dos Canais.
Eco Aventura (maio Junho) – evento para crianças que tem o eixo fundamental o ambiente, mas com iniciativas como: aulas abertas, mercados de trocas, conversas, teatro, concertos, workshops, etc.
Feira do Livro (maio junho) – Além da feira com os livreiros nacionais e de Aveiro há ainda apresentação de livros, concertos, secções de poesia, conversas com escritores, etc.
Feira de Março (março/abril) – Feira popular com parques de diversão, exposição de atividade económica e concertos.
Exodus Aveiro Fest (dezembro) – O Exodus Aveiro Fest é um festival internacional de fotografia e vídeo de viagem e aventura que tem uma missão de difusão cultural, humana e ambiental através da partilha de alguns dos melhores profissionais do mundo destas áreas no Centro de Congressos de Aveiro.
Agrovouga (novembro) – Um evento à escala regional, que relaciona bem com a tradição dos negócios da terra e com a inovação das novas formas de nutrição e bem-estar, aliada às mostras de animais e aos espetáculos equestres únicos.
Os Filmes das Nossas Terças (todas as terças-feiras) – Cinema não comercial projetado no Teatro Aveirense todas as terças-feiras.
Programa do Teatro Aveirense (todo o ano) – Programa vasto de: teatro, exposições, concertos, conferências, etc.
Programa da Fábrica da ciência Viva (todo o ano) – Com atividades relacionadas com a ciência e ambiente, mas também com a relação com várias disciplinas artísticas. Muito vocacionado para as famílias e escolas.
Programa Museu Santa Joana (todo o ano) – além das notáveis coleções do Museu de Aveiro de temática ou função sacra integram núcleos de pintura, escultura, talha, azulejaria, ourivesaria, mobiliário e paramentaria, destaca-se a Parceria da Camara Municipal de Aveiro com Serralves com exposições de obras da coleção de Serralves.
Programa da VIC Arts House (todo o ano) – Programa vasto com exposições e concertos.
Programa da Associação Cultural Mercado Negro (todo o ano) – com muitas iniciativas, música, poesia, teatro, exposições.
Programa da Biblioteca Municipal de Aveiro (todo o ano) – Com uma agenda com iniciativas variadas principalmente viradas para o incentivo à leitura do publico infantil e juvenil.
Programa Arte no Tempo (todo o ano) – Programa é dedicado a música, concertos e conferências sobre música.
Programa do Efémero (todo o ano) – Programação de teatro, dança, música e workshops.
Programa do CETA Círculo Experimental de Teatro de Aveiro (todo o ano) – Programa que vai desde o Teatro, Animação de Rua, Dança, Música, Palestras, etc.
Programa do GRETUA – Grupo Experimental de Teatro da UA (todo o ano) – Programa essencialmente de teatro.
Programa do Círculo Experimental de Artistas Plásticos de Aveiro – AveiroArte – Exposições de Artes plásticas, conferências, etc.
Programa da Banda de Amizade – atividades musicais e bailes.