Dia de introspeção sobre os nossos atos perante a diferença.
Dia de partilhar com os alunos da Escola Básica de Santiago histórias, imagens, palavras e sorrisos que jamais se esquecerão.
Hoje tivemos uma aula diferente! E como é bom fazer coisas diferentes, porque afinal, Não faz mal ser diferente …
Este foi o mote, e a história lida aos alunos dos 1º e 2º anos, numa sala mágica, guardada por um Principezinho …
Do autor Todd Parr, cada página deste livro, criativo e divertido, é um elogio à diversidade e à diferença. Não faz mal, por exemplo, andar sobre rodas, ter pais diferentes, ter um amigo imaginário, ter uma minhoca como animal de estimação…
Depois de muito conversar todos foram criar uma página para o livro. E surgiram páginas tão criativas como: Não faz mal ter medo das ondas, Não faz mal viver só com a mãe, Não faz mal escrever com a mão esquerda, Não faz mal ter um irmão que faz anos no nosso dia, Não faz mal gostar de azul, Não faz mal ser o duende do Pai Natal …
Já nas turmas dos 3º e 4º anos, os alunos assistiram à curta metragem de animação “Cuerdas”, que recebeu o prémio Goya em 2014. Foi um momento de silêncio quente, olhares profundos e sentimentos que não se expressam e ficam presos na garganta.
Em reflexão em grande grupo, os alunos perceberam a importância do “cuidar do outro”; que a deficiência não é barreira para uma amizade saudável e principalmente que “pequenos” gestos fazem a diferença.
Perceberam uma vez mais que estes dias não são destinados à comemoração de algo, mas sim à consciencialização e ao não esquecimento.
Foi muito gratificante este trabalho conjunto do grupo de Educação Especial com as professoras titulares das turmas e todos os alunos!
Até à próxima!
Departamento de Educação Especial