No dia 2 de abril assinalou-se o “Dia Mundial da Consciencialização do Autismo”. O departamento da Educação Especial do AEA associou-se a esta consciencialização, realizando atividades com todas as turmas do primeiro ciclo do Centro Escolar de Santiago e duas turmas da Escola Básica da Vera Cruz.
A atividade iniciou com o visionamento de “Float”, uma curta-metragem, de 2019, dirigida e escrita por Bobby Rubio, produzida por Krissy Cababa e pela Pixar Animation Studios e distribuída pela Walt Disney Studios Motion Pictures. Rubio inspirou-se no filho, que tem autismo, e em si próprio para contar esta história. A curta foi bastante apreciada pelos alunos e deu origem a um debate muito interventivo em todas as turmas. Entre muitas ideias partilhadas, a da aceitação da diferença e o respeito por cada indivíduo foram as mais preponderantes.
Foi passado um power point sobre a Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), onde abordamos esta perturbação do neurodesenvolvimento, os símbolos associados e as caraterísticas essenciais: comunicação social recíproca e interação social; padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Foram, ainda, referidas algumas pessoas famosas com PEA. Os alunos participaram esclarecendo dúvidas, expondo as suas opiniões e dando alguns exemplos. As principais ideias a retirar foram que é fundamental a aceitação da diferença, o respeito por cada indivíduo, a importância da compreensão da PEA e a inclusão da pessoa com autismo.
Revelando muito interesse no tema, os alunos jogaram um Kahoot sobre a PEA com muito entusiasmo e excelentes resultados!
A atividade encerrou com a oferta de uma pulseira azul, cor que simboliza a PEA, a todos os participantes.
Contámos com a participação de 197 alunos e a maior parte (87,3%) adorou a atividade e participou com muito interesse, o que nos regozijou, mostrando que o caminho da inclusão se está a fazer.
Isabel Rei Cruz
Obrigada a todos os alunos e professores envolvidos!