As crianças do jardim de infância de Santiago, sensíveis aos problemas da natureza e com uma atitude permanente de disponibilidade para preservar o planeta, tiveram a iniciativa de limpar a rua de beatas, na proximidade das nossas instalações. Muniram-se de luvas e reutilizaram garrafas pet, cortadas para o efeito. Conseguiram em pouco tempo juntar um monte de pontas de cigarro. Estamos cientes de que as pessoas que viram as crianças a limpar a rua estarão mais sensibilizadas para este problema e, da próxima vez, que até distraidamente, atirem o cigarro para o chão, irão lembrar-se de que os nossos pequenos deram um grande exemplo a toda a comunidade.
Na grade exterior do J.I. colocaram recipientes (reutilizando garrafas pet), com um pouco de água dentro e chamaram-lhe “beatões”, para que quem passe deposite ali a beata.
Deixamos aqui a proposta aos outros níveis de ensino deste agrupamento que o façam na rua da sua escola. Irão verificar, em poucos minutos, a impressionante quantidade de beatas que irão recolher, evitando o seu provável destino final: a ria e o mar.
Todos podemos ser agentes de boas práticas e mudanças!
Jardim de Infância de Santiago