Creta é a maior e mais populosa ilha da Grécia. Está situada no sul do Mar Egeu e é a quinta maior ilha do Mediterrâneo, com uma área de 8336 km2, tendo cerca de 540 mil habitantes.
A capital da ilha é Heraclião e esta só foi descoberta no início do século XX, iniciando-se, assim, uma série de estudos sobre esta ilha, revelando que o seu principal modo de sustento era o comércio marinho.
Esta viagem realizou-se no âmbito do projeto ERASMUS+, entre os dias 8 e 14 de outubro, onde nós (Bruno Sequeira, Inês Maia, José Bernardo Monteiro e Marta Dias) participámos acompanhados pelas professoras Amélia Santos e Maria José Dias.
Neste projeto, tivemos a oportunidade de conviver com outros alunos e professores dos restantes países intervenientes (Islândia, Suécia, Croácia, Turquia e Grécia, o país anfitrião).
O projeto em si decorreu entre os dias 10 e 13 de outubro, quatro dias preenchidos de atividades, visitas, convívios e experiências memoráveis. Visitámos Rethymno (onde se localizava a escola grega), Argyroupoli, Heraklio, o aquário de Creta, Chania, o lago Kournas, fizemos atividades de apresentação e convívio na universidade, workshops no laboratório de Creta com o objetivo de estudar a sustentabilidade e tipo de ecossistemas de um rio próximo e apresentámos os nossos resultados e conclusões.
Entre outas coisas, este projeto visa a sensibilizar para o estado das nossas praias e oceanos e discutir medidas e atos para prevenir o impacto que temos no bioma marinho, privilegiando sempre o desenvolvimento de competências sociais e de perceção das diferentes realidades dos países participantes.
Foi uma experiência memorável de que estamos muito gratos, tanto a nível de experiência vivida, conhecimento adquirido, como desenvolvimento social e pessoal.
“Let us sail together!”
- Bruno Sequeira
- Inês Maia
- José Bernardo
- Marta Dias
12ºA