Alunos das turmas de Animação Sociocultural e Apoio Psicossocial do 10.º ano visitaram, no dia 19 de junho, a redação do Diário de Aveiro e a exposição À Descoberta do Azulejo de Aveiro.
Acompanharam-nos as docentes de Área de Integração, Celina Moreira, e de Inglês, Margarida Botelho, num domínio de autonomia curricular baseado nos módulos “Comunicação” e “The media and global communication”.
Munidos de perguntas, os alunos puderam conhecer um pouco do funcionamento do grupo editorial – que nasceu com o Diário de Coimbra e que, além deste e do Diário de Aveiro, também engloba o Diário de Leiria e o Diário de Viseu -, como é a vida de um jornalista (horários, funções, código de ética…), como verificam a fiabilidade das suas fontes de informação e que estratégias são envidadas para manter o interesse pela leitura em papel, num mundo cada vez mais digital. Gratos pela visita guiada, os alunos ofertaram à redação um exemplar do jornal do Agrupamento de Escolas de Aveiro, o Moliceiro.
De seguida, na galeria da antiga Capitania do Porto de Aveiro – atual casa da Assembleia Municipal -, os alunos consolidaram conhecimentos sobre a arte da azulejaria, que tinham abordado dias antes, na atividade “Rota do Azulejo”. Nesta exposição, perceberam as diferenças nos estilo: azulejo de padrão, o só azul e branco, o policromático, os motivos naturais da Arte Nova e os panéis contemporâneos em murais de arte pública.
Culminou, esta saída de campo, com passagem pelo Museu Arte Nova e com a degustação de iguarias e refrescos na sua Casa de Chá, num momento de convívio entre docentes e alunos.
Margarida Botelho