O Braille desempenha um papel crucial na vida das pessoas cegas, sendo a principal ferramenta de leitura e escrita para quem não pode utilizar a visão. Criado por Louis Braille, no século XIX, este sistema de pontos táteis permite que as pessoas cegas acedam a diferentes tipos de informações, desenvolvam competências literárias, educacionais e profissionais, e participem ativamente da sociedade. O Braille não é apenas uma forma de leitura, mas também uma porta de acesso à cultura, à música, à ciência e à literatura, elementos essenciais para o desenvolvimento integral e saudável de qualquer indivíduo.
Neste contexto, o AE Aveiro, escola de referência do domínio da visão, assinala o Dia Mundial do Braille para promover a consciencialização sobre a importância desse sistema de leitura e escrita para pessoas cegas e como este é um pilar de inclusão, pois promove a igualdade de oportunidades e a dignidade das pessoas cegas, permitindo-lhes ser cidadãos plenos e participativos na sociedade.
Ao realizar-se atividades educativas na EB João Afonso, tais como: exposição de materiais didáticos pensados para pessoas cegas, a exploração da história de Louis Braille e a prática de escrita e leitura em Braille, pretende-se que a escola contribua para a inclusão social, o respeito pela diversidade e o fortalecimento do direito das pessoas cegas à plena participação na sociedade.
Área disciplinar de educação especial – grupo 930