No dia 26 de setembro, celebrámos no Agrupamento o Dia Europeu das Línguas, cuja principal finalidade é promover a diversidade linguística e cultural da Europa, bem como incentivar a aprendizagem de diferentes línguas. Esta iniciativa surgiu em 2001, por proposta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia.
Inspirada por esta causa e com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da aprendizagem de línguas, a turma do 11.º F, no âmbito da disciplina de espanhol, decidiu participar na iniciativa proposta pela professora Mariana Correia. Esta turma de Humanidades identificou-se com a oportunidade de alertar e captar a atenção de todos, reconhecendo o impacto positivo que poderia ter, especialmente no contexto atual, onde o idioma falado é, por vezes, encarado como uma ameaça.
Assim, os alunos do 11.º F sentiram-se fortemente motivados a participar, uma vez que muitos têm colegas e amigos cuja língua materna não é o português. A barreira linguística representa, por vezes, um grande obstáculo à concretização do sucesso escolar.
O trabalho desenvolvido teve como ponto de partida uma ideia da aluna Matilde Pericão. A partir dessa proposta inicial, os colegas foram acrescentando os seus contributos, dando origem a um trabalho colaborativo. Sob o lema “Los idiomas abren corazones y mentes”, o objetivo foi estabelecer uma ligação entre a mente e o coração.
No Agrupamento de Escolas de Aveiro, temos alunos de mais de 40 nacionalidades, entre as quais São Tomé e Príncipe, Congo, Ucrânia e Venezuela.
É com amizade e espírito aberto que alunos, funcionários e professores acolhem todos os estudantes, independentemente da língua, nacionalidade ou credo. Por esta razão, considerámos importante participar nesta celebração, pois no nosso agrupamento a língua não é vista como um obstáculo, mas sim como uma oportunidade enriquecedora. Todos partilhamos o mesmo interesse pelo bem comum. Assim sendo, os idiomas “abrem corações e mentes!”
Relativamente à disciplina de Francês, na Escola João Afonso, foram dinamizadas várias atividades com o intuito de sensibilizar os alunos. Com a professora Teresa Carvalho, os alunos do 7.º D realizaram ilustrações alusivas ao lema, que foram integradas num padlet. Os alunos do 9.º D pesquisaram e selecionaram citações célebres sobre a importância das línguas. Posteriormente, foi feita uma reflexão conjunta sobre cada citação apresentada. Por fim, as citações foram transcritas para balões, que foram expostos na biblioteca escolar e na sala degrau+.
As docentes e os alunos das turmas de espanhol e francês

