Semana das Línguas 2025/2026 celebrou a diversidade e o poder da comunicação no Agrupamento de Escolas de Aveiro.
De 27 a 31 de outubro, o AEA viveu uma semana repleta de cor, sabores e sons internacionais, com a realização da Semana das Línguas 2025/2026. A iniciativa, dinamizada pelos Departamentos de Línguas Estrangeiras e de Português, contou com o envolvimento de toda a comunidade educativa e teve como objetivo celebrar a diversidade linguística e cultural, valorizando o papel das línguas na construção de uma cidadania global.
Ao longo da semana, os alunos puderam participar em visitas guiadas às exposições temáticas, ouvir músicas relacionadas com cada língua comemorada e experimentar ementas típicas de vários países.
A programação incluiu um dia dedicado a cada língua:
- 27 de outubro – Dia da Multiculturalidade: Lanche partilhado com animação musical pela Banda do AEA, ciclo de cinema multicultural e exposições temáticas organizadas pelo GAAMi, como a “Diversidade Escolar no AEA”, a “Árvore do Acolhimento das Nacionalidades” e as “Expressões Idiomáticas dos Alunos Migrantes”.
- 28 de outubro – Dia do Português: Momento solene com o Hino Nacional, o mural colaborativo “(Im)Provérbios” e um ciclo de cinema português.
- 29 de outubro – Dia do Francês: Atividades interativas como o Jeux de société, os ateliês de culinária “Les crêpes” para as turmas do 7.º C e 9.º D, e o ciclo de cinema francês.
- 30 de outubro – Dia do Espanhol: Iniciou-se com o Hino de Espanha e prosseguiu com a exibição de filmes em língua espanhola para os alunos do 2.º e 3.º ciclos.
- 31 de outubro – Dia do Inglês: Um dos dias mais aguardados, com o Hino do Reino Unido, a entrega dos prémios do concurso “Spooky Halloween Door”, o teatro em inglês “Harry Potter”, um desafiante Escape Room e, para terminar, o ciclo de cinema inglês.
Durante toda a semana, os refeitórios da ESHC e da EBJA serviram ementas temáticas alusivas a cada língua, permitindo aos alunos “viajar” pelos sabores do mundo — desde a Paella espanhola ao Fish and Chips inglês, passando pelo Bacalhau à Brás português e o Frango à Normandia francês.
A professora Eugénia Moura em nome da equipa organizadora, destacou que “a Semana das Línguas é um espaço de partilha, criatividade e valorização das diferenças. Através das línguas, os alunos aprendem a comunicar, compreender e respeitar outras culturas”.
O evento terminou com grande entusiasmo, deixando no ar o espírito do lema que guiou todas as atividades:
“Muitas línguas, uma só escola.”


