CONTEXTUALIZAÇÃO
Na sequência e em conformidade com o consignado na Resolução de Conselho de Ministros, o Agrupamento de Escolas de Aveiro desencadeou o processo de desenvolvimento do seu Plano 23-24. Neste processo e em suporte da tomada de decisão, atendendo à confluência de aspetos tais como: Relatórios do Plano 21|23 Escola+ do AEA (Equipa de Avaliação Interna, 2023), Terceiro Relatório de Monitorização do Plano 21|23 Escola+ (IAVE, 2023) e ações nas áreas das literacias da leitura e da informação, da literacia matemática e da literacia científica e disponibilidade e gestão de recursos do AEA, designadamente de recursos humanos, no ano letivo de 2023-2024.
Assim, e no que reporta, em particular, ao Plano 21|23 Escola+ do AEA, no relatório globalizante elaborado pode ler-se que
Decorrente da operacionalização, implementação, monitorização e avaliação das ações estratégicas destacam-se, por um lado, ações que ancoraram em práticas já em desenvolvimento no AEA e, por outro, ações que configuram boas práticas. Neste âmbito, e a título ilustrativo, são de mencionar: projetos marcados pelo aprender integrando; projetos e clubes, distintivos no aprender experimentando e com arte(s), sendo disso exemplo marcante os Clubes Ciência Viva na Escola; planos e programas focados no desenvolvimento pessoal, social e comunitário, abarcando programas orientados para o desenvolvimento de competências sociais e emocionais e práticas de suporte à inclusão e aprendizagem e desenvolvimento de cada um e de todos os alunos, potenciando recursos e espaços. (Equipa de Avaliação Interna, 2023, p. 13).
De um modo mais específico, em relação aos Clubes Ciência Viva na Escola (Escola Básica da Vera Cruz, do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), Escola Básica João Afonso (EBJA) e Escola Secundária Homem Cristo (ESHC)) e conforme relatórios elaborados, os alunos expressaram uma apreciação muito positiva das atividades desenvolvidas no âmbito dos mesmos. Expressaram que as atividades contribuíram para realizarem aprendizagens e desenvolverem competências, reconhecendo o seu contributo no fomentar o seu gosto por aprender.
No âmbito da ação “Recuperar com artes e humanidades”, que enquadrou a criação e dinamização do Clube das Artes, da avaliação realizada, conforme relatórios elaborados, os responsáveis salientam o contributo das mesmas para o desenvolvimento de áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Na visão dos alunos, a maioria expressou ter gostado de realizar as atividades propostas no contexto das ações estratégicas supramencionadas.
No contexto dos Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC), onde se inserem os Programas de Desenvolvimento de Competências Sociais e Emocionais, ressaltam, entre outras, ações estratégicas como (i) o Programa Dropi, implementado, no ano letivo de 2021-2022, em duas turmas do 3.º ano de escolaridade do Centro Escolar de Santiago e em nove turmas do 2.º CEB da EBJA e (ii) o Programa Devagar Se Vai ao Longe, implementado, no ano letivo de 2022-2023, nas dez turmas de 5.º ano de escolaridade (EBJA). De acordo com os relatórios de avaliação de tais programas, elaborados pelos respetivos responsáveis, em todos os casos, o grau de satisfação dos alunos foi elevado, tendo os mesmos mostrado vontade de participar em programas idênticos, em anos letivos subsequentes. Os professores envolvidos fizeram, também, uma avaliação muito positiva dos mesmos, relevando o seu contributo para o desenvolvimento de competências sociais e emocionais dos alunos envolvidos.
No contexto dos PSPSC, as ações estratégicas levaram ao reforço de recursos humanos com a contratação de dois técnicos especializados, uma psicóloga a meio-tempo e outra a tempo inteiro, cujos focos de intervenção foram orientados, respetivamente, para o 1.º CEB e para o 2.º e 3.º CEB.
No quadro da “Inclusão + Apoiada”, na sequência de ações no âmbito da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) integrantes do Plano 21|23Escola+ do AEA, conforme respetivos relatórios, houve um acréscimo do número de alunos apoiados e que usufruíram de medidas universais, seletivas e/ou adicionais. No ano letivo 2021-2022, 154 crianças e alunos beneficiaram de RTP, tendo-se registado uma taxa de sucesso de 99%. No ano letivo de 2022-2023, registou-se um aumento para 177 crianças e alunos a usufruir de RTP, tendo a taxa de sucesso sido de 98%. Ainda a respeito de ações da responsabilidade da EMAEI, no que concerne à ação específica “Reforço das equipas multidisciplinares de apoio à educação inclusiva”, no biénio 2021-2023, houve um acréscimo de quatro tempos para o desenvolvido de ações da responsabilidade desta estrutura.
Na confluência da dinamização das bibliotecas escolares enquanto centros de suporte à aprendizagem e ao desenvolvimento integral dos alunos e o trabalho em sala de aula, o Plano 21|23 Escola + do AEA abarcou ações que incluíram o “Projeto Leitura e escrita criativa na Biblioteca e sala de aula” e o “Projeto de Fluência da Leitura”. Conforme respetivos relatórios, a análise dos dados recolhidos, sustenta o contributo das mesmas para a melhoria dos índices de fluência na leitura dos alunos envolvidos.
Neste enquadramento, em sede de reunião de Conselho Pedagógico (julho de 2023) e em reunião de conselheiros do Conselho Pedagógico, coordenadores de departamento Curricular (setembro de 2023) foram perspetivadas como ações de implementação prioritária: (i) ação no âmbito de Programas e/ou Planos de Desenvolvimento Pessoal e Social Comunitário; (ii) ação no âmbito da EMAEI; (iii) ação orientada para a literacia de leitura e da informação, potenciando sinergias com as bibliotecas escolares e (iv) ação no quadro do “Aprender Experimentando com Ciência e com Artes”, intensificando a ação de Clubes, em particular do Clube das Artes e dos Clubes Ciência Viva na Escola, para o desenvolvimento de áreas de competências do PASEO e da literacia científica dos alunos.
AÇÕES INTEGRANTES
Na sequência da definição das ações a integrar no Plano 23|24 Escola+ do AEA, numa perspetiva de construção partilhada, potenciadora da harmonização de documentos e de ações concertadas, como coadjuvantes da sua eficácia, foram estabelecidas linhas orientadoras para o desenvolvimento de cada ação.
O quadro seguinte apresenta um resumo das ações integrantes do Plano 23|24 Escola+ do AEA.
Domínio
Ação Estratégica
Responsável
Leitura e Escrita
Escola a ler
ALer mais e melhor
3.º ano, CE de Santiago (42 alunos)
Aurora Dias
+ Recursos Educativos
Recuperar experimentando
Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE)
CCVnE, EB Vera Cruz (283 alunos)
Anabela Pereira
CCVnE, EBJA (312 alunos)
Maurício Domingues
CCVnE, ESHC (333 alunos)
Amália Fernandes
Recuperar com Artes e Humanidades
Espaço das Artes
5.º e 6.º anos, (30 alunos)
Margarida Lemos
Inclusão e Bem-estar
Programas de promoção de competências socioemocionais
DROPI – Programa de Desenvolvimento Socioemocional para crianças
1.º ano, EB Vera Cruz (64 alunos)
Anabela Pinto
Hora de Ser – Sensibilizar e Educar para os Relacionamentos
3.º ano, CE das Barrocas (37 alunos)
Devagar Se Vai ao Longe
5.º E EBJAA (21 alunos)
PREVINT – Programa de Intervenção no Âmbito da Violência nas Relações Interpessoais
10.º ano ESHC (186 alunos)
Inclusão mais apoiada
Apoio à Aprendizagem e à Inclusão (AAI)
5.º e 6.º anos, (18 alunos)
Elisabete Gonçalves