Plano de Ação e Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE)

  • O PADDE constitui-se como um instrumento estratégico de apoio à tomada de decisão e à monitorização do trabalho desenvolvido na área do digital, em cada escola e deverá contar com três dimensões (organizacional, pedagógica e tecnológica e digital).
    Desta forma, pretende-se, que o PADDE seja um instrumento que venha a reforçar, de forma significativa, a plena integração do digital nas diversas dimensões e nas práticas das organizações educativas, no sentido de adequá-las aos desafios da sociedade atual.
    .

  • VISÃO

    Refletir sobre processos organizacionais, pedagógicos e tecnológicos que com recurso a ferramentas e a ambientes digitais promovam a qualidade do processo educativo;
    Conceber e implementar um PADDE nos contextos das escolas a partir de diagnósticos com o Check-In e SELFIE;
    Envolver os docentes em comunidades de prática, suportadas em trabalho colaborativo e interdisciplinar, estimulando a reflexão, a partilha e a utilização crítica do digital em contexto educativo;
    Alicerçar a integração transversal das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e de outras ferramentas digitais nas práticas profissionais e pedagógicas dos docentes, nas suas rotinas e procedimentos diários, na vida dos alunos, nas suas práticas de aprendizagem e no exercício de cidadania;
    Diminuir a taxa de professores situados no nível 1 do check-in.

    OBJETIVOS

    A Educação Digital comporta duas perspetivas diferentes, mas complementares: a utilização pedagógica das tecnologias digitais para apoiar e melhorar o ensino e a aprendizagem, bem como o desenvolvimento de competências digitais por parte dos alunos e dos docentes.
    Pretende, ainda, contribuir para a transformação digital, para a aprendizagem ao longo da vida, para o desenvolvimento profissional dos docentes, bem como para uma educação e formação inclusivas de elevada qualidade para todos.
    A educação digital deverá também contribuir para o desenvolvimento de uma sensibilização para a cidadania, incluindo a cidadania digital.
    Tais competências incluem uma abordagem crítica da informação, que permita aos cidadãos navegar num mundo digital e desenvolver uma compreensão dos valores básicos da democracia e da liberdade de expressão.

  • Resolução do Conselho de Ministros
    DigCompOrg
    DigCompEdu
    Relatório do Estado da Tecnologia na Educação 20-21
A Tua Ideia Conta 2560 1915 Agrupamento de Escolas de Aveiro
A Tua Ideia Conta

No último dia 02\03\2022 decorreu o concurso de empreendedorismo “A Tua Ideia Conta” na escola Homem…

ler mais
Criação de Logótipo para o Clube de Ciência Viva na Escola João Afonso de Aveiro, dirigido a alunos do 2º. e 3º. ciclos 2480 2480 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Criação de Logótipo para o Clube de Ciência Viva na Escola João Afonso de Aveiro, dirigido a alunos do 2º. e 3º. ciclos

A equipa do Clube de Ciência Viva da Escola João Afonso de Aveiro apela a participação…

ler mais
Aprovado o Clube Ciência Viva na Escola João Afonso de Aveiro 1300 867 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Aprovado o Clube Ciência Viva na Escola João Afonso de Aveiro

O Agrupamento de Escolas de Aveiro tem a funcionar dois clubes ciência viva. O Mais recente,…

ler mais
Plano de Ação para a Transição Digital 600 300 Agrupamento de Escolas de Aveiro
Plano de Ação para a Transição Digital

Começa no dia 18 a formação da equipa dinamizadora do PADDE.

ler mais
Privacy Preferences

When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in the form of cookies. Here you can change your Privacy preferences. It is worth noting that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we are able to offer.

Click to enable/disable Google Analytics tracking code.
Click to enable/disable Google Fonts.
Click to enable/disable Google Maps.
Click to enable/disable video embeds.
Our website uses cookies, mainly from 3rd party services. Define your Privacy Preferences and/or agree to our use of cookies.