Dia 14 de fevereiro, “Dia dos Afetos”, um dia marcado pelo carinho, amor, fraternidade, empatia, entreajuda, partilha e reciprocidade. No qual não foi esquecido o “empreendedor” que coexiste a cada um de nós!
A Escola João Afonso, organizou o Dia dos Afetos, mais uma vez, para reforçar a importância do afeto na comunidade educativa e celebrou a importância das relações afetivas na vida escolar.
No âmbito da iniciativa “Uma ideia, um projeto, uma ação” promovida pela CMA, os Projetos a concurso e a serem desenvolvidos na Escola João Afonso: “ATIVA JÁ” e “A magia do movimento multissensorial” uniram-se para comemorar o Dia dos Afetos.
Foi num espírito conjunto de empreendedorismo, com o envolvimento de alunos de várias turmas, corpo docente, encarregados de educação e assistentes operacionais, que se desenvolveram atividades, das quais se destacam, a confeção de bolachas, bolos, gomas, chocolates, crepes, sabonetes, etc… Contando, também, com o contributo de jogos, livros, peluches inutilizados em casa, dando-lhes “nova vida”, na medida em que se permitiu a sua reutilização.
Foram realizadas diversas iniciativas para incentivar a expressão de sentimentos e a valorização dos laços emocionais. De entre as iniciativas mais marcantes do dia, destaca-se o vídeo do “Abraço”, os abraços ao “Esqueleto”, as fotografias tiradas na moldura, onde toda a comunidade educativa foi encorajada a dar abraços e a tirar fotografias de uma forma divertida.
Foi uma oportunidade para refletirmos sobre como pequenos gestos de carinho podem transformar o ambiente ao nosso redor. Mais do que uma celebração pontual, o Dia dos Afetos lembra-nos a necessidade de cultivarmos um ambiente escolar acolhedor e solidário todos os dias do ano. É bom ver a comunidade escolar abraçar este espírito tão positivamente e verificar que o afeto e a compreensão são fundamentais para a construção de uma comunidade escolar mais forte e unida, reafirmando o compromisso de continuar promovendo esses valores essenciais.
Carla Barreira e Anabela Freitas