O Agrupamento de Escolas de Aveiro foi ontem palco de uma iniciativa especial para assinalar o Dia Escolar da Não Violência e da Paz, envolvendo toda a comunidade educativa. A ação foi organizada no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES), com a colaboração de alunos de Artes e do ensino profissional, e teve como objetivo alertar para a importância da paz e da não violência, especialmente num contexto em que a sociedade discute cada vez mais o “bullying” e outros tipos de agressões.
Em declarações ao Diário de Aveiro, Alexandra Boto, uma das responsáveis pelo projeto por parte do grupo PES, explicou a origem da iniciativa e destacou o envolvimento da comunidade escolar. «A iniciativa foi nossa, depois tivemos a colaboração dos colegas de Artes, que têm alunos do profissional, e, depois, foi toda a comunidade educativa que contribuiu, cada um com o seu coração, representando a paz e a luz. A ideia era exatamente essa: transformar a violência em paz».
A ação incluiu uma instalação especial na entrada da escola, onde os alunos deixaram os seus nomes num coração branco por cima de um coração preto, como símbolo do compromisso com a não violência.
in https://www.diarioaveiro.pt/2025/01/31/agrupamento-de-escolas-de-aveiro-escolhe-a-paz/