Exposição Europa Oxalá
Atuações musicais no Verão da Gulbenkian (escolhas de Dino D’Santiago)
Inserida na programação da Temporada Cruzada Portugal-França, a exposição «Europa Oxalá» propõe uma reflexão sobre arte contemporânea produzida por artistas com origens nas antigas colónias portuguesas e francesas. Estes artistas, com vivências europeias, exploram raízes socioculturais e memórias familiares de ascendência africana. A arte apresentada expõe questões ligadas ao racismo, ao papel da mulher e ao pensamento colonial subjacente a inúmeros comportamentos que persistem na sociedade europeia. A não perder até 22 de agosto.
Paralelamente, a Fundação Calouste Gulbenkian convidou o artista Dino D’Santiago para organizar diversas atuações musicais ao ar livre, gratuitas, para animar os fins de tarde no jardim. Dino D’Santiago convidou o DJ Marfox para o ajudar na curadoria, e este trouxe, entre outros, os DJ Danifox, DJ Kolt ou DJ Firmeza.
O Jardim de Verão Gulbenkian incluiu ainda sessões de cinema com projeção de filmes relacionados com a independência de países africanos, que foram selecionados pelo francês Olivier Hadouchi.
Ermelinda Alves e Margarida Lemos