Bem-estar e autocuidado… Afinal o que são?
De acordo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), “o bem-estar é um estado em que nos sentimos bem connosco próprios, com os outros e com a nossa vida, em geral. Quando o experienciamos, sentimo-nos bem física e psicologicamente, em relação com outras pessoas, temos um sentido de controlo e propósito para a nossa vida.” Por sua vez, “o autocuidado envolve todas as atividades que, regularmente, escolhemos fazer e que ajudam a manter ou melhorar o nosso bem-estar e saúde, incluindo a Saúde Psicológica.”
O sentimento de bem-estar é diferente de pessoa para pessoa e pode variar de acordo com os diferentes momentos que ocorrem ao longo da vida. Atualmente, por estarmos em situação de pandemia, só este facto pode ajudar a explicar a razão pela qual as atividades de autocuidado que adotavas antes possam não estar a resultar agora…
Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas de Aveiro gostariam de te disponibilizar algumas sugestões, para que possas desenvolver o autocuidado, ajudando a promover a tua confiança, autoestima e a tua relação com o mundo e com as pessoas que fazem parte dele para, consequentemente, saberes lidar com as tuas dificuldades.
Vamos?
O bem-estar depende da nossa saúde física, emocional e psicológica e dos contextos onde nos inserimos (por exemplo, na escola, na família, com os amigos) e, por sua vez, o autocuidado também! Para saberes o que contribui para o teu bem-estar, é muito importante que procures saber mais acerca de ti. Precisas de um papel, uma caneta e, acima de tudo, de disponibilidade para estar contigo próprio. Começa por aqui.
Quem sou eu?
- Pensa numa imagem, numa frase, num título de um livro ou filme, num desenho… e regista. É importante que ali estejas representado e que a tua escolha te identifique na perfeição.
- Completa a frase: Se tivesse que me descrever em cinco palavras, diria que sou…
- Imagina que recebes uma medalha de mérito por alguma coisa que fazes mesmo muito bem. Que competência/ qualidade tua faria com que recebesses essa distinção? Em que é que os outros dizem que tu és bom?
- Agora, reflete sobre três coisas que gostasses de melhorar.
- Pensa em algumas pessoas que são importantes para ti. Depois disso, procura responder: O que tenho em comum com as pessoas importantes para mim? E o que me distingue delas?
Agora que te permitiste a pensar um pouco mais sobre ti, convidamos-te a escolher, das estratégias que se seguem, as que estás disposto a experimentar para melhorar o teu bem-estar. Assinala com um Ö as tuas escolhas e desafia-te!
Praticar exercício físico e manter-se ativo ao longo do dia (por exemplo, levanta-te com frequência);
Ter uma alimentação saudável e equilibrada;
Dormir entre 8 a 10 horas diárias;
Manter a saúde física (procura ter as consultas médicas em dia) e psicológica (por exemplo, reconhece e expressa as tuas emoções);
Experienciar momentos longe dos ecrãs;
Dedicar uns minutos por dia a uma atividade que te dê prazer (por exemplo, ouve música, lê, brinca com o teu animal de estimação, toma um banho relaxante);
Passar algum tempo em contacto com a natureza;
Procurar momentos de tranquilidade, com recurso a exercícios de atenção à respiração e técnicas de relaxamento (como sugestão, deixamos-te este relaxamento https://www.youtube.com/watch?v=PbhonBMUdUQ);
Elogiares-te a ti mesmo quando consegues alguma mudança, por mais pequena que te pareça;
Pedir ajuda na realização de tarefas, quando tal for necessário;
Partilhar as preocupações e os problemas com colegas e amigos;
Manter contacto com as pessoas importantes (amigos, colegas, familiares, etc.) da tua vida.
Lembra-te que é natural que te sintas preocupado e inseguro e, também, que tenhas dificuldade em lidar com este momento desafiante e atípico. Esperamos que esta informação te ajude e que faça parte dessa tarefa tão importante que tens: cuidar de ti.
Se nos quiseres dar a tua opinião ou fazer algum comentário sobre esta atividade, podes encontrar-nos em spo@aeaveiro.pt.
Fevereiro de 2021
Os Serviços de Psicologia e Orientação do AEA