O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO definiu um Plano de Ensino à Distância (E@D) dinâmico e flexível, procurando permanentemente encontrar as melhores respostas às características da nossa comunidade escolar, quer ao nível tecnológico, quer das suas competências digitais. Procura igualmente ter presente o grau de conforto e de adaptabilidade a que cada um pode aceder e dominar, tendo por fim último e supremo, chegar aos alunos bem como promover a comunicação entre todos, e obter um feedback eficaz e efetivo, presente e amigo e afetivo também.
Esse plano E@D tem como intenção chegar a todas as crianças e a todos os alunos, bem como a boa prossecução dos objetivos estabelecidos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais.
O 3º período recomeçará a 14 de abril, sem atividades presenciais, continuando em vigor a modalidade de ensino à distância, tal como nas últimas duas semanas antes da pausa da Páscoa. As aulas terão lugar em regime não-presencial, ou à distância, até ao final do ano letivo, exceto nos casos em que os Exames/Ingresso assim o obriguem, mas sempre e quando, mediante superior indicação, se for caso.
Não serão realizadas as provas de aferição, nem os exames do 9º ano.
Haverá avaliação no final do 3º período, pelo que a todos os alunos será atribuída uma nota no final do ano (que, naturalmente, deve atender ao conhecimento que o professor tem do trabalho realizado por cada aluno ao longo do ano e às aprendizagens desenvolvidas, tendo em conta as circunstâncias específicas de realização do final do 2º período).
Neste tempo de E@D os Diretores de Turma desempenharão uma função central ao nível da articulação entre escola e alunos e garantirão o contacto com os pais/encarregados de educação. Devemos caprichar nesta tarefa e função. Não esquecer nunca que o pivot de todas as ações
deverá ser o DT. Eles serão, mais do que nunca, o rosto e a voz da escola a cada dia.
O E@D poderá desenvolver-se através da realização de sessões síncronas e assíncronas, usando os meios tecnológicos que melhor se adequem aos recursos dos alunos, sem os inundar com múltiplas soluções de comunicação.
Os recursos educativos – #EstudoemCasa -, que irão ser transmitidos através dos canais RTP 2 e RTP Memória (cujo calendário já está amplamente difundido) não substituem a intervenção dos professores. São apenas um recurso a incluir nas medidas previstas no Plano de Ensino à Distância, constituindo-se como uma ferramenta para complementar o trabalho dos professores com os seus alunos. Esses recursos são um complemento e um recurso de apoio primeiramente para que os alunos sem conetividade e/ou equipamento (ainda que pontualmente) possam beneficiar das aprendizagens aí disponibilizadas, independentemente de outras utilizações que possam ser feitas pelos docentes. Não são, pois, uma forma autossuficiente de desenvolver aprendizagens integrais, suficientes só por si. Mas são um bom ponto de partida, e incluirão tarefas e atividades complementares, sendo até disponibilizadas atempadamente aos docentes, segundo nos é dito pela tutela.
Estar, portanto, sempre atento e acompanhar de perto esta atividade, o mais presencialmente possível, será essencial, até para monitorizar o grau de envolvimento e acompanhamento efetivo dos alunos.
A cada aluno que recebe conteúdos exclusivamente pela televisão será atribuído um professor Mentor, responsável pelo estabelecimento de contacto, individualmente e em parceria com outras entidades da comunidade. Este contacto visa o acompanhamento das tarefas em curso, a verificação de que os alunos estão a assistir às emissões e que desenvolvem outras atividades propostas pela escola. Esta articulação será coordenada e gerida, no nosso Agrupamento pelo colega Paulo Quelhas, coadjuvante da Direção.
Cada DT/professor titular deverá até dia 15 abril fazer levantamento rigoroso de eventuais alunos que estejam nesta circunstância, para que os alunos identificados nessa Listagem passem a ser acompanhados e monitorizados, de forma a suprir eventuais dificuldades, quem sabe até remetendo ou entregando fisicamente ou por CTT, documentos e outros recursos tidos por pertinentes e adequados. Tal identificação deverá seguir para o Paulo Quelhas e também para a Direção.
As Psicólogas e os Professores que apoiavam e acompanharão os alunos no apoio tutorial específico e educação especial, mobilizarão os recursos disponíveis para continuar a prestar esses apoios, segundo Plano Estratégico a definir pela EMAEI, que será difundido logo que concluído. Este plano incluirá também orientações para os Apoios/acompanhamento aos alunos integrados nas medidas seletivas/adicionais aos alunos identificados e por elas abrangidos.
Os professores titulares e diretores de turma assegurarão um contacto regular com os alunos pelos meios disponíveis, acompanhando o seu bem-estar e o desenvolvimento das suas aprendizagens, em interação com os outros professores do aluno.
O Departamento de educação pré-escolar dará continuidade ao trabalho E@D, realizado até à presente data, apesar de não se integrar no ensino obrigatório. Irá, estou certo, realizar e propor atividades de acordo com as “Orientações para as famílias dos alunos” emitidas pela DGE, apoiando as crianças do pré-escolar no desenvolvimento de todas as suas potencialidades: intelectuais, físicas, emocionais e criativas. Os conteúdos da RTP2 deverão também, por isso, ser valorizados e potenciados.
Para qualquer esclarecimento ou dúvida deverão contactar os professores titulares de turma/diretores de turma através do endereço de correio eletrónico. Caso não disponham de meios eletrónicos, poderão contactar a escola telefonicamente (234378740), entre as 09.30h/12:30h e as 14:30h/16:30h.
Sintetizando:
- Em anexo disponibilizamos novamente, um conjunto de Informações, das quais aconselhamos viva e circunstanciada leitura;
- Pedimos também leitura atenta/revisitação de emails do diretor anteriormente remetidos- não são assim tantos!
- Relembramos, que se integrem no uso da plataforma Office 365, na sequência das informações e partilha/modo de operacionalização já difundido ((que remeto também em anexo), e que consta também da nossa página do AEA, que deverão visitar regularmente, bem como todos os instrumentos de comunicação entretanto criados: Facebook, Blog, Istagram. Na página estão links que remetem diretamente para estas ferramentas.
- No final do dia 14 estarão criadas as Turmas na plataforma Teams 365. Pedimos aos docentes de todas as disciplinas que verifiquem então os alunos que as integram;
- Deverão sempre continuar a escrever sumários como o fizeram no final do 2º período, e a registar e remeter ao DT ponto da situação/pequeno relatório sucinto do que fazem, a quem fazem, que retorno e eficácia, que instrumentos e recursos, etc… Não esqueçamos que há avaliação no final do período e ano, e que vamos ter de sustentar tais resultados;
- Fizemos uma proposta ao Coordenador da Cidadania, colega Jorge Almeida, para operacionalizar esta vertente no Ensino Secundário. Ele dará certamente conta do desafio que lhe remetemos e que gostaríamos de ver generalizado. No Ensino Básico consta da grelha da TV, está contemplada, mas não impede que este desafio lhes seja também estendido, podendo até em ambos os casos ser também um desafio às famílias.
- Para o Ensino Profissional, as colegas Maria José Dias, Helena, Corália e Jorge Almeida estão a estudar uma estratégia de E@D mais especifica, que não dispensará todo e qualquer trabalho que deva desde já estar a ser feito, à semelhança de todas as restantes modalidades de ensino. Não nos esqueçamos da especificidade deste publico, das suas dificuldades materiais e logísticas acrescidas, do seu perfil. Da importância acrescida de que para eles se reveste o acompanhamento presencial e um efetivo acompanhamento e supervisão, de que agora se veem privados. Se não os apanhamos e nos descuidamos, abandonarão a escola ou regredirão num ápice!
ABRAÇO amigo a todos.
Vamos ao trabalho.
Mostremos toda a importância da Escola!
O Diretor