No dia 20 de outubro – Dia Mundial de Combate ao Bullying -, o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação, convida todos os Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas a participar, via streaming, em https://www.dge.mec.pt/videodifusao, no encontro de lançamento da iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” – ano letivo 2022/23.
Este encontro, que irá decorrer na Escola Secundária Cacilhas-Tejo, entre as 17h e as 18h30, contará com a presença do Senhor Ministro da Educação, João Costa.
Ao longo deste evento, um painel de jovens moderado pela investigadora Raquel António do ISCTE, discutirá e refletirá sobre situações com que diariamente muitas crianças e jovens têm de lidar. Haverá ainda oportunidade para a divulgação de pistas para o arranque ou para a continuação da implementação desta iniciativa nas escolas e o lançamento da 3.ª edição da formação na modalidade MOOC (Massive Open Online Courses), ”Bullying e Ciberbullying: Prevenir e Agir”.
A Escola deve assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência. Daí a importância que assume a implementação, por parte das escolas, de um plano de prevenção e combate ao Bullying e ao Ciberbullying. O reconhecimento público do trabalho desenvolvido nos Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, com a divulgação das unidades orgânicas distinguidas com o “Selo Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”, será o ponto alto do encontro.
BULLYING
Podemos definir bullying como um conjunto de comportamentos de carácter agressivo, adotados entre pares, de modo intencional e repetido, podendo afetar e causar dano – a nível físico, verbal, social/relacional, psicológico e/ou sexual – às crianças e jovens, envolvidos numa relação de desequilíbrio de poder entre o agressor e a vítima. As vítimas de bullying podem sentir maior tristeza, diminuição de autoestima, desmotivação e baixa de rendimento escolar, perturbações alimentares e de sono, e maior propensão para comportamentos depressivos.
CIBERBULLYING
O ciberbullying consiste em humilhar, excluir ou até agredir alguém, de forma repetitiva e sistemática, através de ações virtuais. São várias as formas de comunicação, com recurso à Internet, que possibilitam este tipo de agressão, podendo recorrer a uma variedade de conteúdos com essa finalidade como, por exemplo, conteúdos de fotografia, de vídeo, de áudio ou de texto. As consequências do ciberbullying nas vítimas são idênticas às do bullying.
Fontes
https://www.dge.mec.pt/noticias/dia-mundial-de-combate-ao-bullying-20-de-outubro
https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt