Abraçando mais um projeto, o Agrupamento de Escolas de Aveiro propôs a quatro docentes e dois técnicos especializados formação no âmbito da Academia de Líderes Ubuntu – Escolas. Depois da componente teórica trabalhada online nos dias 25 e 26 de outubro, a equipa integrou o grupo de educadores de diversas escolas que a 13 e 14 de dezembro, na Escola Secundária Soares Basto, puderam dar mais um passo na aventura Ubuntu.
Foram dois dias intensos, onde momentos de forte dinâmica interpessoal, reflexão individual e partilha serviram para clarificar os pressupostos e a visão deste projeto.
Desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora, inspirada em figuras como Mandela ou Luther King, este programa de capacitação destinado a jovens dos 12 aos 18 anos visa desenvolver as suas competências pessoais, sociais e cívicas, contribuindo para a sua ação enquanto agentes de mudança, lançados na construção de uma sociedade mais solidária, justa e feliz.
Num tempo de incertezas, receios e acentuado individualismo, lembrar que “Eu Sou porque tu És” (Ubuntu) é uma provocação para aceitarmos o desafio de Mandela: “Que as tuas escolhas sejam o reflexo das tuas esperanças, não dos teus medos”.
A Semana Ubuntu, que o AEA vai propor a um grupo de alunos, será, este ano, o corolário deste projeto alicerçado em 5 pilares (autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço) e a rampa de lançamento para a criação do Clube Ubuntu.
Professora Isabel Machado