ENSINAR E APRENDER | + Recursos Educativos
Recuperar com Arte e Humanidades – 1.3.6.
ROTEIRO
Atividades propostas pelo Plano Nacional de Cinema O quê?
Cinema e…
Cidadania, Educação Inclusiva, Literatura, Interculturalidade, Direitos Humanos.
Para quê?
As atividades propostas pelo PNC visam o Desenvolvimento de Competências ao nível de Linguagens e textos, Informação e Comunicação, Relacionamento interpessoal, Desenvolvimento Pessoal e Autonomia, Pensamento Crítico e Criativo, Sensibilidade Estética e Artística (Perfil do Aluno…). Estas atividades vão ao encontro de aprendizagens transversais, contribuindo para viabilizar a gestão flexível do currículo, a saber:
– Promover o diálogo entre os alunos num clima de respeito, refletindo sobre o poder da linguagem universal do cinema para abordar questões de preconceitos, discriminação, sentimentos, religião, etc.;
– Estimular um discurso propiciador de uma educação inclusiva;
– Sensibilizar para o diálogo intercultural, estimulando para a perceção de diferenças e semelhanças culturais.
– Compreender a relevância do cinema para o estudo de determinadas épocas/conjunturas e processos históricos e culturais, e para evitar o esquecimento sobre determinados períodos da História;
– Refletir sobre a representação da realidade através das artes. Como?
Desenvolvimento de projetos multidisciplinares/interdisciplinares, utilizando como recursos:
– Os filmes disponíveis na Plataforma de Filmes em streaming do PNC. Para acesso à plataforma streaming, contactar pnc@dge.mec.pt;
– As sugestões pedagógicas para trabalho com os alunos, nos respetivos Dossiês da Coleção de Filmes PNC, disponíveis no site do projeto, em: https://pnc.gov.pt/dossies- pedagogicos.
Cenários
- Cinema e Cidadania – Sugestão de Filmes a trabalhar: Lisboetas, de Sérgio Tréfaut; Rhoma Acans e Balada de Um Batráquio, de Leonor Teles; O Sonho de Wadjda, de Haifaa Al-Mansour. Sugestão de cruzamentos disciplinares: Português, História, Área de Integração, Filosofia, Cidadania e Desenvolvimento. Público-alvo – 3.o Ciclo e Ensino Secundário.
- Cinema e Educação Inclusiva – Sugestão de Filmes a trabalhar: A Trilogia da Infância, de Regina Pessoa: A Noite, História Trágica com Final Feliz e Kali, o Pequeno Vampiro.; Gesto, de António Borges Correia. Público-alvo – 3.o ciclo e Ensino Secundário Cruzamentos disciplinares: Cidadania e Desenvolvimento, Filosofia, Área de Integração, Educação Moral e Religiosa Católica.
- CinemaeLiteratura-SugestãodeFilmeatrabalhar:OsMaias,deJoãoBotelho Público-Alvo – Ensino Secundário Cruzamentos disciplinares: Português, História, Filosofia, Artes Visuais.
- CinemaeInterculturalidade-SugestãodeFilmesatrabalhar:ComQuaseNada, de Margarida Cardoso e Carlos Barroco e O Sonho de Wadjda, de Haifaa Al Mansour. Público-Alvo – Ensino Básico e Secundário. Cruzamentos disciplinares: Português, História e Geografia de Portugal, Estudo do Meio, Geografia, História, Expressões, Educação Visual, Cidadania e Desenvolvimento.
- Cinema, Direitos Humanos e Transformações Político-sociais – Sugestão de Filmes a trabalhar: A Revolução de maio, de António Lopes Ribeiro, Belarmino, de Fernando Lopes, O Cerco, António da Cunha Telles, Os Verdes Anos, de Paulo Rocha, As Armas e o Povo, de um coletivo de trabalhadores de atividades cinematográficas, Capitães de abril, de Maria de Medeiros, Cartas a Uma Ditadura, de Inês de Medeiros. Sugere-se ainda o visionamento de Adeus, Lenine, de Wolfgang Becker.
Exemplos
Testemunhos de professores de equipas PNC a nível de escola que utilizaram os novos recursos pedagógicos do projeto: Plataforma de filmes em streaming e Coleção de dossiês do PNC.
1# – AE Emídio Navarro (Almada) – testemunho da Prof. Isabel Santiago:
Os [dossiês pedagógicos] estão construídos de uma forma muito subtil e engenhosa para a aprendizagem (…), permitindo justificar aos alunos pontos de vista, entrecruzando o domínio técnico e científico, por exemplo, da gramática fílmica, com outros níveis de interpretação de narrativas, cumprindo outra meta que é a transversalidade das aprendizagens e a interdisciplinaridade. Testemunho integral: https://youtu.be/8OA2J9cVfck2# – AE de Pevidém (Guimarães) – testemunho do Prof. Pedro Delmar Cruz:
Na escolha do filme [Balada de Um Batráquio, de Leonor Teles], (…) um filme interessante pelo seu caráter algo irreverente, (…) achámos que era um risco, porque era um filme documental, feito de alguns retalhos de filmagens amadoras, e talvez não fosse suficientemente atrativo, visualmente, para os alunos desta faixa etária do 7o ao 9o ano, não sabíamos como, realmente, os alunos iam reagir. Constatámos mais tarde que a atividade teve bastante sucesso, porque os alunos identificaram-se e o filme foi de encontro à sua realidade e às questões do seu quotidiano. Testemunho integral:https://youtu.be/TMgR2C2xb-k3# – ES Quinta das Flores (Coimbra) – testemunho da Prof. Marina Pacheco:
A nova plataforma do PNC vem (…) facilitar o acesso a mais recursos e permitir um tipo de trabalho diferente. Vem também ao encontro do plano desenvolvimento digital que está a ser implementado em todas as escolas. A plataforma está muito bem organizada, já estava a consultá-la e já a utilizei. Muito intuitiva, de fácil acesso, funciona muito bem e os dossiers pedagógicos que acompanham as propostas dos filmes são da máxima importância (…) são essenciais para trabalhar com os nossos alunos diversos aspetos ligados e ao cinema. As questões pedagógicas propostas [nos dossiês pedagógicos] de atividades de pré e pós visualização apresentam vários exercícios bastante interessantes, apelativos e criativos. Testemunho integral: https://youtu.be/60OnGpHnr_A