ENSINAR E APRENDER | + Recursos Educativos Recuperar com Arte e Humanidades – PLANO NACIONAL DE CINEMA

ENSINAR E APRENDER | + Recursos Educativos Recuperar com Arte e Humanidades – PLANO NACIONAL DE CINEMA

ENSINAR E APRENDER | + Recursos Educativos Recuperar com Arte e Humanidades – PLANO NACIONAL DE CINEMA 833 339 Agrupamento de Escolas de Aveiro

ENSINAR E APRENDER | + Recursos Educativos

Recuperar com Arte e Humanidades – 1.3.6.

ROTEIRO

Atividades propostas pelo Plano Nacional de Cinema O quê?

Cinema e…

Cidadania, Educação Inclusiva, Literatura, Interculturalidade, Direitos Humanos.

Para quê?

As atividades propostas pelo PNC visam o Desenvolvimento de Competências ao nível de Linguagens e textos, Informação e Comunicação, Relacionamento interpessoal, Desenvolvimento Pessoal e Autonomia, Pensamento Crítico e Criativo, Sensibilidade Estética e Artística (Perfil do Aluno…). Estas atividades vão ao encontro de aprendizagens transversais, contribuindo para viabilizar a gestão flexível do currículo, a saber:

– Promover o diálogo entre os alunos num clima de respeito, refletindo sobre o poder da linguagem universal do cinema para abordar questões de preconceitos, discriminação, sentimentos, religião, etc.;
– Estimular um discurso propiciador de uma educação inclusiva;

– Sensibilizar para o diálogo intercultural, estimulando para a perceção de diferenças e semelhanças culturais.
– Compreender a relevância do cinema para o estudo de determinadas épocas/conjunturas e processos históricos e culturais, e para evitar o esquecimento sobre determinados períodos da História;

– Refletir sobre a representação da realidade através das artes. Como?

Desenvolvimento de projetos multidisciplinares/interdisciplinares, utilizando como recursos:

– Os filmes disponíveis na Plataforma de Filmes em streaming do PNC. Para acesso à plataforma streaming, contactar pnc@dge.mec.pt;

– As sugestões pedagógicas para trabalho com os alunos, nos respetivos Dossiês da Coleção de Filmes PNC, disponíveis no site do projeto, em: https://pnc.gov.pt/dossies- pedagogicos.

Cenários

  1. Cinema e Cidadania – Sugestão de Filmes a trabalhar: Lisboetas, de Sérgio Tréfaut; Rhoma Acans e Balada de Um Batráquio, de Leonor Teles; O Sonho de Wadjda, de Haifaa Al-Mansour. Sugestão de cruzamentos disciplinares: Português, História, Área de Integração, Filosofia, Cidadania e Desenvolvimento. Público-alvo – 3.o Ciclo e Ensino Secundário.
  2. Cinema e Educação Inclusiva – Sugestão de Filmes a trabalhar: A Trilogia da Infância, de Regina Pessoa: A Noite, História Trágica com Final Feliz e Kali, o Pequeno Vampiro.; Gesto, de António Borges Correia. Público-alvo – 3.o ciclo e Ensino Secundário Cruzamentos disciplinares: Cidadania e Desenvolvimento, Filosofia, Área de Integração, Educação Moral e Religiosa Católica.
  3. CinemaeLiteratura-SugestãodeFilmeatrabalhar:OsMaias,deJoãoBotelho Público-Alvo – Ensino Secundário Cruzamentos disciplinares: Português, História, Filosofia, Artes Visuais.
  4. CinemaeInterculturalidade-SugestãodeFilmesatrabalhar:ComQuaseNada, de Margarida Cardoso e Carlos Barroco e O Sonho de Wadjda, de Haifaa Al Mansour. Público-Alvo – Ensino Básico e Secundário. Cruzamentos disciplinares: Português, História e Geografia de Portugal, Estudo do Meio, Geografia, História, Expressões, Educação Visual, Cidadania e Desenvolvimento.
  5. Cinema, Direitos Humanos e Transformações Político-sociais – Sugestão de Filmes a trabalhar: A Revolução de maio, de António Lopes Ribeiro, Belarmino, de Fernando Lopes, O Cerco, António da Cunha Telles, Os Verdes Anos, de Paulo Rocha, As Armas e o Povo, de um coletivo de trabalhadores de atividades cinematográficas, Capitães de abril, de Maria de Medeiros, Cartas a Uma Ditadura, de Inês de Medeiros. Sugere-se ainda o visionamento de Adeus, Lenine, de Wolfgang Becker.

    Exemplos

    Testemunhos de professores de equipas PNC a nível de escola que utilizaram os novos recursos pedagógicos do projeto: Plataforma de filmes em streaming e Coleção de dossiês do PNC.

    1# – AE Emídio Navarro (Almada) – testemunho da Prof. Isabel Santiago:
    Os [dossiês pedagógicos] estão construídos de uma forma muito subtil e engenhosa para a aprendizagem (…), permitindo justificar aos alunos pontos de vista, entrecruzando o domínio técnico e científico, por exemplo, da gramática fílmica, com outros níveis de interpretação de narrativas, cumprindo outra meta que é a transversalidade das aprendizagens e a interdisciplinaridade. Testemunho integral: https://youtu.be/8OA2J9cVfck

    2# – AE de Pevidém (Guimarães) – testemunho do Prof. Pedro Delmar Cruz:
    Na escolha do filme [Balada de Um Batráquio, de Leonor Teles], (…) um filme interessante pelo seu caráter algo irreverente, (…) achámos que era um risco, porque era um filme documental, feito de alguns retalhos de filmagens amadoras, e talvez não fosse suficientemente atrativo, visualmente, para os alunos desta faixa etária do 7o ao 9o ano, não sabíamos como, realmente, os alunos iam reagir. Constatámos mais tarde que a atividade teve bastante sucesso, porque os alunos identificaram-se e o filme foi de encontro à sua realidade e às questões do seu quotidiano. Testemunho integral:https://youtu.be/TMgR2C2xb-k

    3# – ES Quinta das Flores (Coimbra) – testemunho da Prof. Marina Pacheco:
    A nova plataforma do PNC vem (…) facilitar o acesso a mais recursos e permitir um tipo de trabalho diferente. Vem também ao encontro do plano desenvolvimento digital que está a ser implementado em todas as escolas. A plataforma está muito bem organizada, já estava a consultá-la e já a utilizei. Muito intuitiva, de fácil acesso, funciona muito bem e os dossiers pedagógicos que acompanham as propostas dos filmes são da máxima importância (…) são essenciais para trabalhar com os nossos alunos diversos aspetos ligados e ao cinema. As questões pedagógicas propostas [nos dossiês pedagógicos] de atividades de pré e pós visualização apresentam vários exercícios bastante interessantes, apelativos e criativos. Testemunho integral: https://youtu.be/60OnGpHnr_A

    1.3.6.-roteiro_plano-nacional-de-cinema.pdf

Privacy Preferences

When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in the form of cookies. Here you can change your Privacy preferences. It is worth noting that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we are able to offer.

Click to enable/disable Google Analytics tracking code.
Click to enable/disable Google Fonts.
Click to enable/disable Google Maps.
Click to enable/disable video embeds.
Our website uses cookies, mainly from 3rd party services. Define your Privacy Preferences and/or agree to our use of cookies.