A biblioteca da EB João Afonso da Aveiro e as bibliotecas do 1º ciclo participaram na iniciativa ‘Miúdos a Votos! Livros mais fixes’, organizada pela Rede de Bibliotecas Escolares, com a Revista Visão Júnior como parceiro e, com o apoio da Pordata, Rádio Miúdos, Comissão Nacional de Eleições, Plano Nacional de 2027 e a Fundação Calouste Gulbenkian. Esta iniciativa tinha como objetivo promover a leitura e a cidadania e, permitiu os alunos perceberem o objetivo de um ato eleitoral e como este se processa, ao estarem envolvidos nas atividades.
O período de campanha eleitoral de ‘Miúdos a Votos’ decorreu entre 22 de janeiro e 6 de março de 2024, envolvendo todos os alunos do 4º ano, do 5ºD, 5ºF e 5ºH. Esta campanha seguiu os mesmos princípios de qualquer outro ato eleitoral, de acordo com o estabelecido na lei. Durante este período, os alunos defenderam publicamente o seu livro preferido, procurando “angariar votos”, para o mesmo. Para o efeito usaram diferentes formas e materiais de propaganda: podcast, cartazes, autocolantes, pins, folhetos, “comícios” em locais públicos da escola, entre outros.
A eleição teve lugar no dia 8 de março de 2024, em cada um dos estabelecimentos de ensino, tendo-se divulgado os resultados a todos os alunos e docentes envolvidos, na semana seguinte.
É de louvar o empenhado e envolvimento dos alunos e docentes, durante todo o processo desta iniciativa.
As professoras bibliotecárias Aurora Dias e Sónia Neves