A Suécia é um país cheio de história e com uma cultura, estilo de vida e desenvolvimento muito diferente do nosso. A sua ocupação teve início na Idade da Pedra, quando o gelo resultante da última glaciação recuou. Pensa-se que os primeiros habitantes foram povos caçadores que viviam daquilo que o mar Báltico lhes fornecia e que terão chegado à região seguindo as renas, a sua típica presa. Com o passar do tempo o país tornou-se densamente povoado e atualmente tem 10 171 524 habitantes. É o terceiro maior país da União Europeia e é uma monarquia constitucional com um sistema parlamentar de governo e um monarca com funções unicamente representativas. Este país é considerado um dos mais socialmente justos em todo o mundo.
Localização da Suécia na Europa
Traje típico da Suécia
Em 2020, 321 portugueses emigraram para a Suécia e é esperado que este valor venha a diminuir ao longo do tempo. Em Portugal vivem atualmente cerca de 2071 suecos.
Tanto Portugal como a Suécia fazem parte de organizações internacionais como a União Europeia e a Organização para a Cooperação Econômica Europeia, tendo a Suécia uma economia altamente desenvolvida e diversificada, largamente baseada hoje em dia em serviços.
O projeto Erasmus+ LET US SAIL TOGETHER, pretende que os alunos desenvolvam competências nas áreas do Inglês, Biologia (alterações climáticas e impactos nos oceanos), e T.I.C. (realização de trabalhos com recurso a diferentes plataformas). A nossa viagem à cidade de Umeå, na Suécia, realizou-se de 12 a 18 de fevereiro de 2022 e contou com a presença de uma turma de alunos suecos, 4 alunos croatas, 4 alunas islandesas, 2 alunos turcos e alguns alunos gregos à distância. Portugueses, participamos nós, Bárbara Flor, Helena Navarro, Mariana Santos e Tomás Imaginário, acompanhados pelas professoras Amélia Santos e Maria José Dias.
No primeiro dia visitamos a cidade de Estocolmo e na nossa estadia em Umeå, para além de conhecer a cidade, visitamos a Escola Básica Grubbeskolan (escola dos nossos parceiros Suecos), Tavelsjö (onde patinamos no gelo e fizemos um churrasco), o Shopping de Avion, a Winpos Arena (onde pudemos assistir a um jogo de Hóquei no gelo) e o museu Bildmuseet. Para além disso, numa das tardes decidimos ir à piscina Navet e no último dia tivemos a oportunidade de ir a uma hamburgueria tradicional sueca: MAX Burguer.
Fomos muito bem recebidos pelos alunos e professores suecos, que nos proporcionaram experiências novas e estiveram sempre dispostos a ajudarem-nos. Adoramos esta semana e foi muito gratificante e marcante para nós termos sido acolhidos por pessoas que nos fizeram sentir tão bem e sem dúvida que nunca nos iremos esquecer de todos os momentos vividos ao longo destes dias.
– Declaração da equipa de acolhimento sobre a equipa portuguesa.