A cultura científica e tecnológica é cada vez mais reconhecida como uma condição estratégica para o desenvolvimento de uma cidadania ativa, traduzindo-se numa sociedade mais qualificada e no reconhecimento social da ciência e da tecnologia como motores de inovação e competitividade.
As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Aveiro aderiram no ano letivo 2011, ao projeto Newton gostava de ler! Este projeto decorre da articulação entre a Rede de Bibliotecas Escolares e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e desde essa data, os professores bibliotecários têm vindo a replicar os diferentes módulos. A leitura de livros com vista a trabalhar diferentes áreas da ciência ocorre na Biblioteca Escolar ou em sala de aula. O professor depois de fazer uma leitura adequada à área científica que vai trabalhar, convida os alunos a formar grupos para experienciar, utilizando materiais que se encontram ao seu dispor. Estas atividades vão desde a: biologia, física, química, matemática, astronomia,…as leituras e as experiências vão-se entrelaçando (…). Na realização de cada módulo, cresce o interesse e sedimenta-se a premissa: toda a biblioteca escolar é um espaço de ciência.
Com este projeto, pretende-se promover nos alunos: o gosto pela leitura e o gosto pela leitura de livros de ciência; a cultura científica e tecnológica e ainda possibilitar momentos de experimentação.
No Dia do Agrupamento este projecto também esteve presente entre as actividades dinamizadas, possibilitando aos alunos, participarem em dois módulos deste projeto: Difrat’arte e Arte de Saber Contar.
Acreditamos que com este projeto, as bibliotecas escolares desempenham uma função indispensável para o desenvolvimento de um novo modelo de escola, ao favorecer a emergência de novas modalidades de ação educativa.
Filomena Carvalho e Aurora Dias