Durante a semana de 22 a 26 de abril decorreu a Semana da Leitura no Centro Escolar de Santiago, apesar de alguns constrangimentos decorrentes das obras de requalificação das instalações. Nesses dias, os alunos tiveram a oportunidade de participar em múltiplas e diversificadas atividades, em torno da temática “Liberdade”. Estas decorreram em diferentes espaços: sala ao ar live, ginásio, retiro da fantasia, polivalente do Jardim de Infância, campo de jogos,…
Comemoraram-se os 50 anos do 25 de abril, com leituras musicadas ou dramatizadas “Abril o peixe vermelho”, “O homem da gaita”, “A flauta mágica”. Para comemorar o Dia Mundial do livro houve “histórias mimadas”, em que os alunos, a pares, tiveram de mimar os títulos de contos tradicionais e os colegas tiveram de os descobrir. Também houve um momento musical com leitura de poemas, pelas crianças do jardim de infância e do 1º ciclo, acompanhadas por uma harpista, encarregada de educação de duas crianças deste Centro Escolar.
O Departamento de Ciências Políticas, da Universidade de Aveiro também colaborou trazendo para os alunos do 4º ano, o jogo “Sombras do Silêncio”. Neste jogo cada jogador/aluno vivencia uma sociedade sem liberdade, assumindo diferentes papéis: ativista democrático, cidadão comum, polícia de defesa do estado e informador da polícia de defesa do estado.
Também se comemorou o Dia da Terra “plantando cravos da liberdade”, em floreiras.
Mas como a liberdade não se esgota nesta semana, ela continuará a sua viagem na “Maleta da Liberdade” apresentada a toda a comunidade escolar e, dentro dela, encontramos jogos, álbuns/personalidades, músicas, livros e desafios. Esta maleta decorre de um projeto de empreendedorismo, apoiado e aprovado pela Câmara Municipal de Aveiro. Este projeto iniciou-se com a leitura dramatizada do conto “O tesouro”, de Manuel Pina e dinamizada pela professora bibliotecária. De seguida, a Maleta irá viajar por cada turma, para os alunos poderem explorar o seu conteúdo e se possível enriquecê-lo, ao seu ritmo e de forma autónoma e livre.
E tivemos ainda a feira do livro, esta também aberta à comunidade.
Foi uma semana de festa, com liberdade de expressar opiniões, fazer escolhas, …mas com responsabilidade e do agrado de todos.
A todos os que colaboraram nas atividades realizadas nessa semana, agradecemos o empenho e dedicação.
Aurora Dias, professora bibliotecária e Joaquina Mourato, coordenadora do Centro Escolar de Santiago