A Sessão Distrital de Aveiro do Programa Parlamento dos Jovens – Ensino Básico 2021/2022 decorreu no Museu Marítimo de Ílhavo durante todo o dia de 4 de abril de 2022.
Na Mesa da Sessão de Abertura estiveram presentes, e intervieram, a Dra. Carla Madureira, deputada da Assembleia da República, do PSD, pelo Círculo Distrital de Aveiro, a Dra. Catarina Oliveira, em representação da Direção de Serviços da Região Centro da DGEstE, o Dr. Luís Fardilha, em representação do Instituto Português do Desporto e Juventude, sendo ambas as entidades parceiras da Assembleia da República no Programa Parlamento dos Jovens, e o Dr. João António Filipe, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo.
De seguida, após a intervenção destas personalidades, deu-se início aos trabalhos da Sessão Distrital, divididos pelas seguintes fases:
- Perguntas à deputada da Assembleia da República.
- Apresentação dos Projetos de Recomendação de Escola das 36 escolas envolvidas.
- Debate na generalidade dos Projetos de Recomendação de Escola.
- Debate em grupos parlamentares.
- Debate em plenário.
- Eleição dos deputados à Sessão Nacional.
No debate em plenário foi eleito o Projeto de Recomendação de Escola da Escola Secundária de Vagos, tendo sido apresentadas duas emendas, que foram aprovadas, e propostos três aditamentos, um dos quais foi aprovado.
Assim, os deputados do Círculo Eleitoral de Aveiro apresentam à Assembleia da república, no âmbito do tema deste ano do Programa Parlamento dos Jovens – Fake News: Que Estratégias para Combater a Desinformação? –, as seguintes Recomendações:
- Criminalizar a criação de fake news com punição monetária.
- Incentivar o jornalismo nacional e criar uma aplicação e um website, com logótipo oficial, para verificação da veracidade das notícias e alerta em caso de fake news.
- Criação de um grupo de trabalho composto por especialistas em informática e em comunicação, que se dedique à criação de um selo de fiabilidade conferido a fontes de informação confiável.
Por fim, foram eleitos os oito deputados do Círculo Eleitoral de Aveiro à Sessão Nacional, a ter lugar entre 9 e 10 de maio de 2022, na Assembleia da República. Os deputados eleitos pertencem às seguintes escolas:
– Escola Básica N.º 2 de São Bernardo, Aveiro.
– Escola Secundária de Vagos.
– Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda,
– Agrupamento de Escolas de Gafanha da Encarnação, Ílhavo.
Os deputados do Agrupamento de Escolas de Aveiro / Escola Básica João Afonso de Aveiro, Ana Sofia Lucas, Matilde Silva Santos e Pedro Gabriel Simões, da turma E do 5º ano, intervieram ativamente em todo o processo, colocando questões pertinentes, debatendo com desenvoltura e uma muito boa argumentação, e participando dos atos eleitorais.
Uma vez que não foram eleitos para a Sessão Nacional, não irão à Assembleia da República. Não podem, também, realizar uma visita à Assembleia, pois as visitas de estudo ao Palácio de S. Bento – Assembleia da República só podem ser realizadas por alunos a partir do 9º ano. No entanto, todos podem conhecer o Parlamento através do site Os Amigos da Assembleia.
Os professores coordenadores do Programa Parlamento dos Jovens em cada escola realizaram uma visita guiada ao Museu Marítimo de Ílhavo e Aquário dos Bacalhaus.
Prof. Luís Mendes