No âmbito do projeto Erasmus + frequentamos o curso “Stress management: key strategies for teachers”.
O curso decorreu na semana de 10 a 15 de julho na cidade de Barcelona.
O grupo de formandas era proveniente de diferentes países, desde Chipre, Hungria, Alemanha, Áustria, Itália, Portugal e da ilha da Reunião Francesa.
Os conteúdos abordados visavam dar a conhecer o que é o stress, as formas de lidar com o stress e as emoções e dotar os professores com algumas ferramentas para serem utilizadas na sua prática letiva.
Esta formação assume ainda maior importância pois é um momento de partilha de diferentes realidades e formas de trabalhar. Contudo, pudemos constatar que apesar das diferentes abordagens ou realidades educativas, o stress e a forma de lidar com as emoções são um problema que atinge os diferentes países e níveis de ensino.
Após a apresentação dos diferentes conteúdos foi possível definir um plano de atuação que poderá ser implementado na nossa escola, plano este que abrange as diferentes técnicas aprendidas no âmbito deste curso.
Para além das atividades realizadas no espaço de sala de aula foram realizadas e aplicadas algumas das técnicas estudadas em atividades realizadas no exterior, como a visita à Universidade de Barcelona e Jardim Botânico e visita ao Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC).
Esta formação reveste-se de uma grande importância pois permiti-nos identificar problemas existentes no nosso quotidiano profissional e adquirir conhecimentos e estratégias para melhorar lidar com este problema que é transversal a toda a comunidade educativa e sociedade em geral.