Serviços de Psicologia e Orientação
O Psicólogo da Educação intervém no comportamento humano, em contextos educativos, de formação e desenvolvimento pessoal e social. O âmbito de atuação é alargado, estendendo-se aos vários contextos onde os processos de desenvolvimento, educação e aprendizagem ocorrem, seja de forma formal ou informal. A intervenção contempla crianças, alunos, profissionais de educação e outros técnicos especializados, famílias, instituições e serviços da comunidade, e a sociedade em sentido mais amplo. Algumas das suas competências são:
- Realizar avaliações psicológicas e psicopedagógicas de alunos;
- Prestar apoio de natureza psicológica e psicopedagógica, individual e/ou em grupo, aos alunos, tendo em vista o sucesso escolar;
- Dinamizar atividades de intervenção psicológica vocacional e de desenvolvimento de carreira;
- Elaborar relatórios e pareceres psicológicos;
- Consultadoria a pais e encarregados de educação;
- Consultadoria a educadores de infância, professores titulares de turma, docentes e auxiliares de ação educativa;
- Cooperar com e na Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), na elaboração no processo de avaliação e intervenção dos alunos com
- Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão – decreto-Lei 54;
- Intervir na Comunidade Educativa através do desenvolvimento de ações de informação e reflexão/sensibilização conjuntamente com outros serviços da comunidade, de forma a facilitar a comunicação e a cooperação entre todos os membros da comunidade educativa.
Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE):
- 1ºciclo – A medida Aprender a Aprender contempla um espaço físico no Centro Escolar de Santiago, onde são realizadas atividades com vista à promoção de competências socioemocionais, bem como proporcionados momentos de aprendizagem de caráter mais lúdico e prático, em pequenos grupos, e de relaxamento/autorregulação emocional. Com estes momentos, pretende-se responder às necessidades específicas dos alunos e contribuir para a promoção de competências facilitadoras da aprendizagem.
- 2º/3ºciclos – O AEA reconhece que a escola é um palco com diferentes atores que desempenham um papel fulcral no percurso escolar dos alunos (nomeadamente no seu sucesso escolar). A implementação da medida Crescer + tem como foco o desenvolvimento de competências socio-emocionais e a promoção de um relacionamento interpessoal mais próximo entre a comunidade escolar. Pretende-se incentivar atitudes mais inclusivas e de respeito pelas especificidades de cada um, capacitar com recursos mais eficazes para a resolução de problemas e implementar um ambiente escolar que promova a saúde psicológica de todos.
Serviço Social
Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE):
No ano letivo de 2016/2017, no âmbito do Plano de Ação Estratégica do AEA, implementou-se a medida Família+. Os seus objetivos fundamentais eram reduzir/anular a taxa de alunos não avaliados por falta de assiduidade, aumentar os níveis de participação da família no acompanhamento do percurso escolar dos seus educandos, promover o sucesso escolar dos seus alunos e prevenir o abandono escolar precoce, o absentismo e os comportamentos indisciplinados. Na base desta medida encontrava-se a necessidade de dar resposta aos alunos dos primeiros anos dos ciclos de escolaridade, nomeadamente 1º ano, 5º ano, 7ºano e 10ºano, no entanto, pouco tempo decorrido e uma vez feita a avaliação de necessidades no terreno, foi possível constatar que o âmbito de intervenção da técnica de serviço social podia e deveria ser alargado transversalmente a todos os anos de escolaridade. Assim, de um modo gradual, foi-se assistindo à ‘absorção’ da medida Família + por aquilo que se constitui, nos dias de hoje, como uma estrutura interna de apoio de relevo no AEA, o Serviço Social. Este serviço visa contribuir para o desenvolvimento das crianças e jovens nas suas diferentes dimensões: individual, familiar, escolar e social. Atua, portanto, através de um serviço técnico especializado de apoio aos alunos e respetivas famílias, bem como a toda a comunidade escolar, privilegiando o trabalho em rede e a articulação com as instituições da comunidade na qual o agrupamento se integra. O seu principal objetivo situa-se no âmbito da prevenção e combate ao absentismo e ao abandono escolar bem como na minimização de comportamentos que possam impactar negativamente no sucesso escolar do aluno.