Durante o primeiro semestre, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular, foi proposta à turma C, do 11º ano, a realização de uma atividade para desenvolvimento do tema “A exploração espacial e a sociedade.”
Em grupos, os assuntos desenvolvidos foram os avanços mais marcantes da tecnologia espacial, a importância dos satélites no conhecimento do universo, os produtos do quotidiano que derivam de tecnologias espaciais e, ainda, questões económicas, políticas, sociais e ambientais associadas à exploração do Espaço.
O póster científico foi o método escolhido para apresentar o trabalho que articulava as disciplinas de Física e Química A, Português, Inglês e Filosofia.
O póster desenvolvido pelo grupo constituído pelos alunos Vicente Reis, Tiago Carvalho, Pedro Nói e Madalena Casqueira apresenta “os olhos humanos no espaço”, destacando a Estação Espacial Internacional (ISS), as sondas e os telescópios.
A Estação Espacial Internacional é fruto de uma rara cooperação científica internacional entre os Estados Unidos, a Agência Espacial Europeia, a Rússia, o Japão e o Canadá e constituiu um dos avanços mais famosos e marcantes da tecnologia espacial. Foi lançada no ano 2000, encontra-se a uma distância de cerca de 400 km da Terra e já recebeu 200 moradores temporários.
A exploração espacial tem vários impactos no funcionamento da sociedade, seja na economia, na política ou no ambiente. Dela derivam produtos como a comida para bebés, as câmaras dos telemóveis, os filtros de água e o GPS.
Achei interessante o recurso a este método de apresentação, pois tenho noção de que, em muitas profissões, a realização de pósteres científicos é cada vez mais comum.
Vicente Reis, 11.º C