INTRODUÇÃO
O Plano de Ação 21|23 Escola+ (Resolução do Conselho de Ministros nº 90/2021 de 7 julho), plano para a recuperação de aprendizagens, está estruturado em três eixos de atuação, que agregam domínios, desenvolvidos em ações específicas, associadas a objetivos para a efetiva melhoria das aprendizagens e orientadas para o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais das diferentes disciplinas. Na esteira do determinado no supramencionado Plano, o Agrupamento de Escolas de Aveiro (AEA) perspetivou o seu Plano 21|23 Escola+, (re)construindo recursos e potenciando sinergias com boas práticas já em desenvolvimento, de modo a integrar ações estratégicas ajustadas a especificidades da sua comunidade educativa, em particular dos alunos, no sentido de asseverar que “nenhum fique para trás” e que todos se superem e alcancem o sucesso educativo. Tais ações estratégicas estão estruturadas por referência às ações específicas, no âmbito dos diferentes domínios integrantes de cada um dos eixos estruturantes: (1) ensinar e aprender; (2) apoiar as comunidades educativas e (3) conhecer e avaliar. Conjugando as vertentes referentes ao delineamento e operacionalização com a implementação e monitorização / acompanhamento, no ano letivo de 2021-2022, o ano letivo de 2021-2022 correspondeu ao primeiro ano de consecução do Plano 21|23 Escola+ do AEA. Decorrente disso, e tendo por base os documentos, incluindo relatórios, elaborados pelos responsáveis pelas diferentes ações estratégicas, a consecução do Plano 21|23 Escola + do AEA foi objeto de avaliação por parte da equipa coordenadora da avaliação interna do AEA, conforme relatório elaborado e apresentado (Equipa Coordenadora da Avaliação Interna do AEA). Decorrente do exposto no mesmo, o Plano 21|23 Escola+ do AEA, para o ano letivo de 2022-2023, foi (re)elaborado, procurando potenciar o atingir dos propósitos que lhe subjazem e fomentar a harmonização com outros documentos orientados do AEA, em particular o PAA. Neste enquadramento, as ações estratégicas do Plano 21|23 Escola+ do AEA e as atividades do Plano Anual de Atividades (PAA) concorrerem, de forma que se pretende articulada, para o atingir de metas enunciadas no Projeto Educativo do AEA. O esquema seguinte procura ilustrar a visão harmoniosa que se considera dever suportar o desenvolvimento do Plano 21|23 Escola+ do AEA e outros documentos orientadores, como é o caso, em particular, do PAA.
Atendendo ao respetivo enquadramento, discriminam-se, de seguida, as ações estratégicas do Plano 21|23 Escola+ do AEA em desenvolvimento (compreendendo o delineamento, a implementação e a avaliação), no ano letivo de 2022-2023.
AÇÕES ESTRATÉGICAS | Eixo 1: Ensinar e Aprender
AÇÕES ESTRATÉGICAS | Eixo 2: Apoiar as comunidades educativas