Projetos Pedagógicos (Ano Letivo 2018-2019)

Projeto SINOPSES Coordenador
Autonomia e Flexibilidade Curricular Experiência pedagógica regulada pelo despacho nº 5908/2017, de 5 de julho:

Três turmas do 2º ano da EB da Vera Cruz e três turmas do 6º ano da EB João Afonso de Aveiro.

Ana Rito
Generalização regulada pelo Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho:

Todas as turmas do 1º, 5º, 7º e 10º anos.

Corpo  Docente
PAprICa – IOT – internet das coisas): projeto transversal implementado, em parceria com a Universidade de Aveiro / Fábrica de Ciência Viva de Aveiro, nas turmas do 7º ano de escolaridade com a finalidade de potenciar as aprendizagens Diretores de Turma
PAE O Plano de Ação Estratégica determina as nossas metas de sucesso para o presente ano letivo Conselho Pedagógico
PNSE Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar: No terceiro ano de implementação, o programa inclui as seguintes medidas: “Ancoragem”, “SOS-Prevenção do absentismo e abandono escolar”, “Tutorias” e “Família +”. Paulo Santos
HCT História e Contos Tradicionais – Oferta disciplinar nos 1º, 2º e 3º anos de escolaridade Conceição Nascimento
ACJ O projeto Academia de Código Júnior visa generalizar o ensino da programação e código na escola, promovendo a literacia digital e o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas dos alunos. Como principais resultados preliminares destaca-se que existe uma elevada motivação e empenho dos alunos para a programação. Está implementado no 4º Ano. Maurício Domingues
PR Programação e Robótica no Ensino Básico – esta iniciativa tem como finalidade promover o ensino da programação e aumentar os níveis de literacia digital dos alunos. O ensino da programação e robótica contribui para a formação das crianças e adolescentes em diferentes áreas, nomeadamente, raciocínio, criatividade e inglês. Está implementado no 7º, 8º e 9º Anos. Maurício Domingues
ECO ESCOLAS Pretende encorajar o desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações. Visa, ainda, criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam Irene Maia
DESPORTO ESCOLAR Alarga a oferta de atividades físicas e desportivas, de carácter formal e não formal, a todos os alunos abrangidos pela escolaridade obrigatória, como estratégia de promoção do sucesso educativo e de estilos de vida saudáveis, nomeadamente, através da:

  • Dinamização de atividades desportivas realizadas internamente, com apuramento de atletas para os níveis de competição crescentes: local, regional, nacional e internacional.
  • Realização de atividades, de regularidade bissemanal e durante todo o ano, desenvolvidas por grupos-equipa, em vários escalões/géneros, onde os alunos participam em quadros competitivos interescolas, com um nível de competitividade crescente: local, regional, nacional e internacional.
António Tavares
PES A Promoção e Educação para a Saúde e Sexualidade no meio escolar visa o desenvolvimento de competências das crianças e dos jovens, permitindo-lhes confrontarem-se positivamente consigo próprias, construir um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. Tem como missão criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa, desenvolver na comunidade educativa capacidades e atitudes promotoras de estilos de vida saudáveis e apoiar a inclusão escolar de crianças e adolescentes Dina Antunes
ERASMUS +
(2 projetos)
Os participantes abrangidos nos projetos são jovens que frequentam o ensino secundário.

Os objetivos principais dos dois projetos são:

  • Roménia, Croácia, Alemanha e Portugal: levar os alunos a debater as questões e os problemas que hoje mais importância têm na Europa;
  • Noruega, Inglaterra, Alemanha e Portugal: A sustentabilidade do Planeta – energias alternativas

Promover a partilha de conhecimentos, de processos e métodos de trabalho entre os jovens e contatar com outras culturas, promovendo uma cidadania europeia

Maria José Dias
BIBLIOTECAS

ESCOLARES

Tem como principais objetivos:

  • Desenvolver, nos alunos, competências para a aprendizagem ao longo da vida.
  • Formar pensadores críticos e utilizadores efetivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação, disponibilizando os seus serviços de igual modo a todos os membros da comunidade escolar.
  • Criar e manter o hábito e o prazer da leitura, da aprendizagem e da utilização das bibliotecas ao longo da vida.
Conceição Silva
CLUBE de

JORNALISMO

Edição trimestral (impressa) e diária (on-line: www.jornalmoliceiro.blogsspot.pt). Publica textos e imagens relacionados com as áreas disciplinares, atividades do Agrupamento, textos de opinião/ reflexão, notícias, entrevistas, textos narrativos, etc., desde a Educação Pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade.

Organiza o Clube de Jornalismo, com grupos semanais de alunos, onde motiva para a prática da leitura, pesquisa, seleção e criação através da escrita (segundo modelos diversificados) e para a aprendizagem da fotografia e conta com a colaboração de todos os membros da comunidade educativa.

Leonel Rosa
ESPAÇO + A funciona nas Escolas Básica João Afonso e Secundária Homem Cristo, é um espaço onde os alunos, de uma forma livre e autónoma podem estudar e retirar dúvidas já que, hora a hora, a este espaço está alocado um conjunto de docentes. Coordenadores Estabelecimentos
Preparação de Exames Serviço de apoio aos alunos do 9º, 11º e 12º anos de escolaridade, em todas as disciplinas sujeitas a exame nacional. Direção
CLUBE

EUROPEU

Tem como objetivo criar, entre os seus membros, um verdadeiro espírito europeu de cidadania ativa e transmiti-lo aos outros membros da comunidade em que estão inseridos, contribuir para a compreensão do pluralismo europeu, nas suas semelhanças e nas suas diferenças, contribuir para a compreensão e tolerância reciprocas, contribuir para a tomada de consciência relativamente à interdependência europeia e mundial e à necessidade de cooperação e contribuir para a criação do sentido de responsabilidade no que respeita à paz, aos direitos do homem e à defesa e conservação do ambiente e do património cultural. Judite Carvalho
CIÊNCIAS

EXPERIMENTAIS

Em colaboração com o IEC – Instituto de Educação e Cidadania, da Mamarrosa – o projeto pretende desenvolver nos alunos o gosto pelas Ciências e pelo trabalho experimental. Neste período letivo, as atividades decorrem na EB das Barrocas, com os alunos do 4º ano. Graça Cunha
Nós propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica” Destinado, preferencialmente a Professores de Geografia e a alunos do 11º ano, visa a promoção de uma efetiva cidadania territorial local, numa perspetiva de governança e sustentabilidade e mobiliza escolas do continente das regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Celina Moreira
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