Dissecação do sistema respiratório de um mamífero.

Dissecação do sistema respiratório de um mamífero.

Dissecação do sistema respiratório de um mamífero. 1530 2040 Agrupamento de Escolas de Aveiro

Atividade laboratorial
Dissecação do sistema respiratório de um mamífero

No dia 12 de março de 2024, a turma do 9°B realizou uma atividade laboratorial intitulada: “Dissecação do sistema respiratório de um mamífero”.
A atividade consistiu na observação e análise de parte do sistema respiratório de um mamífero (porco), que é semelhante ao nosso.
Esta atividade proposta pela professora de Ciências Naturais, tinha como objetivos descrever a constituição do sistema respiratório de um mamífero e inferir as funções dos órgãos do mesmo com base na sua observação. Para esta atividade, foi necessário o seguinte material: um tabuleiro de dissecação, pulmões de porco com vias respiratórias, luvas de borracha e tubos de vidro.
Com o material já preparado, fomos diretos ao procedimento:
Primeiro os alunos calçaram as luvas enquanto a professora posicionava as estruturas no tabuleiro. Em seguida, foi-nos proposto observar o seu aspeto exterior, identificar que estruturas eram visíveis, reparar na cor, apertar os pulmões e sentir a sua consistência. Seguidamente, um aluno introduziu o tubo de vidro na traqueia e soprou pelo mesmo para observar os resultados. Por último, prestamos grande atenção nos anéis de cartilagem da traqueia e dos brônquios.
Quais foram os resultados e conclusões obtidas desta atividade?
Podemos observar que na estrutura dada eram visíveis a traqueia, os brônquios e os pulmões (também podemos identificar o esófago e parte do coração, estruturas não pertencentes ao sistema em estudo).
Na base da sua observação podemos constatar que a traqueia é a estrutura que possibilita a entrada do ar para os pulmões e se bifurca em dois brônquios, que por sua vez recebem e distribuem esse ar pela “árvore” respiratória. Os pulmões são os órgãos que asseguram o fornecimento constante de oxigénio às células.
Através desta atividade também foi possível constatar que, a cor dos pulmões resulta da quantidade de sangue ainda presente nos capilares sanguíneos que irrigam os alvéolos pulmonares (estruturas que se encontram dentro do pulmão só observadas ao microscópio). A sua consistência resulta destas câmaras ocas formadas por uma única camada de células, que permitem as trocas gasosas e o aumento de volume dos pulmões durante o processo de inspiração.
Através do tato aplicado nos anéis de cartilagem da traqueia, podemos perceber que os mesmos eram inacabados, permitindo assim a mesma de ter flexibilidade para se movimentar.
Por fim, conseguimos inferir que a localização dos pulmões na caixa torácica é importante, pois a mesma oferece proteção e flexibilidade, permitindo que ocorra a ventilação pulmonar.

Artigo escrito por: Joana Almeida dos Santos 9°B N°22
Professora de CN do 9ºB: Paula Inês Almeida

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