
Erasmus + 2023-1-PL01-KA210-SCH-000158725
Water, Air and Soil – what is your superpower?
Informações sobre o projeto
Nome: Water, Air and Soil – what is your superpower?
Nº: 2023-1-PL01-KA210-SCH-000158725
Duração: 18 meses
Início: 01/09/2023
Fim: 28/02/2025
Este projeto Erasmus + de intercâmbio de boas práticas envolve 3 países. Os tópicos a serem desenvolvidos são: Inclusão, promoção da igualdade, STEM e competências verdes. Pretende-se que os alunos desenvolvam competências na área do Inglês (falado e escrito), do ambiente, TIC e STEM.
As despesas/ encargos destas deslocações serão suportadas pelo orçamento do projeto. Os alunos serão acolhidos em famílias aquando da sua deslocação.
Países / Escolas participantes:
Polónia – Escola Coordenadora: I Liceum Ogolnoksztalcace im. MariiSklodowskiej-Curie w – Ostrzeszowie
Croácia – III. Gimnazija – Split
Portugal – Agrupamento de Escolas de Aveiro Portugal – Escola Secundária Homem Cristo – Aveiro
Nota
A inscrição no projeto vincula a cedência de direitos de utilização de imagem e dados no âmbito do mesmo
Projeto Erasmus + KA121 VET em consórcio
Informações sobre o projeto
Nome: projeto Erasmus + KA121 VET em consórcio
Nº: 2024-1-PT01-KA121-VET-000198179
Descrição sumária do projeto:
O Agrupamento de Escolas de Aveiro é parceiro em mais um projeto Erasmus +, desta vez em Consórcio.
A Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro (AEVA) / Escola Profissional de Aveiro é a organização coordenadora do consórcio que é constituído por mais três Agrupamentos de Escolas – Agrupamento de Escolas de Ílhavo, Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha – e várias Escolas Profissionais – Escola Profissional de Anadia ◦ EPADRV, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, Petroensino –Ensino e Formação Profissional Lda. (Pedrógão Grande) e Escola Profissional Lousã –Status.
O projeto é um KA121 – VET que prevê a mobilidade individual de aprendentes e pessoas da comunidade educativa, no âmbito do Ensino e Formação Profissional.
O projeto é um KA121 – VET que prevê a mobilidade individual de aprendentes e pessoal educativo, no âmbito do Ensino e Formação Profissional.
Trata-se de um projeto interdisciplinar, com enfoque nas competências desenvolvidas na formação técnica dos cursos, proporcionando aprendizagens específicas em ambiente empresarial ou outro tipo de organização. Permite contactar com outras realidades, dando a conhecer novas ferramentas de trabalho, outras culturas, povos e línguas, promovendo a mobilidade europeia e potenciando a recetividade à diferença e à mudança, em consonância com os objetivos da Estratégia Europa 2020.
Objetivos do projeto:
- Incluir no processo de internacionalização, um modelo de realização de mobilidades combinadas – presenciais e virtuais – que minimize as desigualdades/desmotivação causadas pelo trabalho à distância;
- Desenvolvimento de literacia digital e de práticas sustentáveis, indo ao encontro do ‘green & digital transitions’;
- Proporcionar a jovens em risco de exclusão social/abandono escolar a oportunidade de uma mobilidade de formação, motivando-os para a aprendizagem e promovendo a igualdade de oportunidades;
- Promover no consórcio e nas entidades de acolhimento, o desenvolvimento de competências pessoais, linguísticas e interculturais, a permuta de experiências socioculturais e o respeito pelas diferenças;
- Proporcionar o alargamento de horizontes e o estímulo da criatividade para fazer face às exigências do mercado de trabalho;
- Fomentar o desenvolvimento de competências transversais, nomeadamente capacidade de resolução de problemas e gestão, sentido de responsabilidade, sentido crítico, autonomia e espírito de iniciativa;
- Estreitar a relação entre os jovens e o mundo empresarial/mercado de trabalho;
- Desenvolvimento e atualização de competências técnicas e profissionais em contextos empresarias transnacionais;
- Proporcionar oportunidades para encontro e discussão de assuntos relacionados com a melhoria da educação e formação profissional;
- Proporcionar a docentes e técnicos a oportunidade de desenvolverem formação em contexto empresarial transnacional, integrando-a nas suas atividades diárias e replicando-a no seu local de trabalho.
Países de destino:
Espanha e Itália
Mobilidades:
Para os alunos, os países de destino serão a Espanha e/ou Itália, com mobilidades de curta e longa duração, sendo que estas últimas estão destinadas aos jovens que terminaram o seu curso no ano letivo de 2023-2024 ou para os que acabarem em julho de 2025 e têm a duração mínima de 90 dias
Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.
2023 / 2024
projeto Erasmus + KA121 VET em consórcio
Informações sobre o projeto
Nome: projeto Erasmus + KA121 VET em consórcio
Nº: 2023-1-PT01-KA121-VET-000136004
Descrição sumária do projeto:
O Agrupamento de Escolas de Aveiro é parceiro em mais um projeto Erasmus +, desta vez em Consórcio.
A Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro (AEVA) / Escola Profissional de Aveiro é a organização coordenadora do consórcio que é constituído por mais três Agrupamentos de Escolas – Agrupamento de Escolas de Ílhavo, Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha – e várias Escolas Profissionais – EPAdrv Vagos, Status Escola Profissional da Lousã e ETPZP.
O projeto é um KA121 – VET que prevê a mobilidade individual de aprendentes e pessoal educativo, no âmbito do Ensino e Formação Profissional.
Trata-se de um projeto interdisciplinar, com enfoque nas competências desenvolvidas na formação técnica dos cursos, proporcionando aprendizagens específicas em ambiente empresarial ou outro tipo de organização. Permite contactar com outras realidades, dando a conhecer novas ferramentas de trabalho, outras culturas, povos e línguas, promovendo a mobilidade europeia e potenciando a recetividade à diferença e à mudança, em consonância com os objetivos da Estratégia Europa 2020.
Objetivos do projeto:
- Incluir no processo de internacionalização, um modelo de realização de mobilidades combinadas – presenciais e virtuais – que minimize as desigualdades/desmotivação causadas pelo trabalho à distância
- Desenvolvimento de literacia digital e de práticas sustentáveis, indo ao encontro do ‘green & digital transitions’
- Proporcionar a jovens em risco de exclusão social/abandono escolar a oportunidade de uma mobilidade de formação, motivando-os para a aprendizagem e promovendo a igualdade de oportunidades
- Promover no consórcio e nas entidades de acolhimento, o desenvolvimento de competências pessoais, linguísticas e interculturais, a permuta de experiências socioculturais e o respeito pelas diferenças
- Proporcionar o alargamento de horizontes e o estímulo da criatividade para fazer face às exigências do mercado de trabalho
- Fomentar o desenvolvimento de competências transversais, nomeadamente capacidade de resolução de problemas e gestão, sentido de responsabilidade, sentido crítico, autonomia e espírito de iniciativa
- Estreitar a relação entre os jovens e o mundo empresarial/mercado de trabalho
- Proporcionar a docentes e técnicos a oportunidade de desenvolverem formação em contexto empresarial transnacional, integrando-a nas suas atividades diárias e replicando-a no seu local de trabalho.
- Proporcionar oportunidades para encontro e discussão de assuntos relacionados com a melhoria da educação e formação profissional
- Desenvolvimento e atualização de competências técnicas e profissionais em contextos empresarias transnacionais
Países de destino:
Espanha e Itália
Período da mobilidade:
Os países de destino serão a Espanha e Itália e o período da mobilidade será de 32 dias, com exceção das mobilidades de longa duração, para os jovens que terminaram o seu curso no ano letivo de 2022-2023, que terão no mínimo 90 dias de duração.
2022 / 2023
projeto Erasmus + KA121 VET em consórcio
Informações sobre o projeto
Nome: projeto Erasmus + KA121 VET em consórcio
Nº: 2022-1-pt01-ka121-vet-000058417
Descrição sumária do projeto:
O Agrupamento de Escolas de Aveiro é parceiro em mais um projeto Erasmus +, desta vez em Consórcio.
A Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro (AEVA) / Escola Profissional de Aveiro é a organização coordenadora do consórcio que é constituído por mais três Agrupamentos de Escolas – Agrupamento de Escolas de Ílhavo, Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha – e várias Escolas Profissionais – EPAdrv Vagos, Status Escola Profissional da Lousã e ETPZP.
O projeto é um KA121 – VET que prevê a mobilidade individual de aprendentes e pessoal educativo, no âmbito do Ensino e Formação Profissional.
Trata-se de um projeto interdisciplinar, com enfoque nas competências desenvolvidas na formação técnica dos cursos, proporcionando aprendizagens específicas em ambiente empresarial ou outro tipo de organização. Permite contactar com outras realidades, dando a conhecer novas ferramentas de trabalho, outras culturas, povos e línguas, promovendo a mobilidade europeia e potenciando a recetividade à diferença e à mudança, em consonância com os objetivos da Estratégia Europa 2020.
Objetivos do projeto:
- Incluir no processo de internacionalização, um modelo de realização de mobilidades combinadas – presenciais e virtuais – que minimize as desigualdades/desmotivação causadas pelo trabalho à distância
- Desenvolvimento de literacia digital e de práticas sustentáveis, indo ao encontro do ‘green & digital transitions’
- Proporcionar a jovens em risco de exclusão social/abandono escolar a oportunidade de uma mobilidade de formação, motivando-os para a aprendizagem e promovendo a igualdade de oportunidades
- Promover no consórcio e nas entidades de acolhimento, o desenvolvimento de competências pessoais, linguísticas e interculturais, a permuta de experiências socioculturais e o respeito pelas diferenças
- Proporcionar o alargamento de horizontes e o estímulo da criatividade para fazer face às exigências do mercado de trabalho
- Fomentar o desenvolvimento de competências transversais, nomeadamente capacidade de resolução de problemas e gestão, sentido de responsabilidade, sentido crítico, autonomia e espírito de iniciativa
- Estreitar a relação entre os jovens e o mundo empresarial/mercado de trabalho
- Proporcionar a docentes e técnicos a oportunidade de desenvolverem formação em contexto empresarial transnacional, integrando-a nas suas atividades diárias e replicando-a no seu local de trabalho.
- Proporcionar oportunidades para encontro e discussão de assuntos relacionados com a melhoria da educação e formação profissional
- Desenvolvimento e atualização de competências técnicas e profissionais em contextos empresarias transnacionais
Países de destino:
Espanha e Itália
Período da mobilidade:
Entre 1 a 2 meses, máximo, com exceção das mobilidades de longa duração (para os jovens que terminaram o seu curso no ano letivo de 2021-2022)
2020 / 2023
Reconstructing individual fates in World War OneInformação acerca do projeto:
Nome: Reconstructing individual fates in World War One
Nº : 2020-I-DE03-KA229-077506_2
Duração: 24 meses
Início: 01/09/2020
Fim: 31/08/2022
Descrição sumária do projeto:
Este projeto Erasmus + envolve 5 países e pretende que os alunos desenvolvam competências na área do Inglês (falado e escrito), História (1ª guerra mundial) – e Tecnologias de Informação e Comunicação.
Será privilegiado o contato através de atividades realizadas online através de diversas plataformas e redes sociais. Se a pandemia o permitir, grupos de 5 alunos acompanhados por 2 professores terão a possibilidade de participar fisicamente nos encontros com a terminologia de LTTA (Learning Teaching and Training Activity) nos países e escolas parceiros.
Todas as despesas/ encargos destas deslocações serão suportadas pelo orçamento do projeto.
Nota
A inscrição no projeto vincula a cedência de direitos de utilização de imagem e dados no âmbito do mesmo
Países / Escolas participantes:
Alemanha – Erich-Gutenberg-Berufskolleg des Kreises Herford in Bünde Wirtschaft und Verwaltung – Bunde
Portugal – Agrupamento de Escolas de Aveiro – Aveiro
Roménia – Colegiul National – Iasi
Croácia – Gimnazija Jurja Barakovica – Zadar
França – Lycée Eugène Woillez – Montreuil-sur-mer
LET US SAIL TOGETHER
Informação acerca do projeto:
Nome: LET US SAIL TOGETHER
Nº : 2020-1-SE01-KA229-078017_6
Duração: 24 meses
Início: 01/09/2020
Fim: 31/08/2022
Descrição sumária do projeto:
Este projeto Erasmus + envolve 6 países e pretende que os alunos desenvolvam competências na área do Inglês (falado e escrito), Biologia – alterações climáticas e impactes nos oceanos – e Tecnologias de Informação e Comunicação.
Será privilegiado o contato através de atividades realizadas online através de diversas plataformas e redes sociais. Se a pandemia o permitir, grupos de 4 alunos acompanhados por 2 professores terão a possibilidade de participar fisicamente nos encontros com a terminologia de LTTA (Learning Teaching and Training Activity) nos países e escolas parceiros.
Todas as despesas / encargos destas deslocações serão suportadas pelo orçamento do projeto.
Países / Escolas participantes:
Suécia – Grubbeskolan – Umea
Turquia – HAYRULLAH KEFOGLU ANADOLU LISESI – Istambul
Croácia – III.gimnazija Split – Split
Portugal – Agrupamento de Escolas de Aveiro – Aveiro
Grécia – 5th PIRAMATIKO GENIKO LIKIO RETHIMNOU PANEPISTIMIOU KRITIS – RETHYMNO
Islândia – HORDUVALLASKOLI – kÓPAVOGUR
2021 / 2023
School science e-learning ONE HEALTH – e-InnoEduCO2Informações sobre o projeto
Nome: Erasmus + KA226 School science e-learning ONE HEALTH – e-InnoEduCO2
Nº: 2020-1-ES01-KA226-SCH-095765
Duração: 24 meses
Início: 01/03/ 2021
Fim: 28/02/2023
Tópicos: Novos currículos / métodos educacionais / desenvolvimento de treinamento inovadores cursos ; Ensino aberto e à distância; Meio ambiente e mudanças climáticas
Descrição sumária do projeto:
O contexto de “e-InnoEduCO2: School science e-learning ONE HEALTH” inclui uma parceria formada por 1 autoridade pública: Município de Outes (ES), 3 universidades: Universidade de Santiago de Compostela (ES), Universidade de Iasi (RO), Universidade de Aveiro (PT), 2 escolas: Agrupamento de Escolas em Aveiro (PT) e XXVI Liceu em Łódź (PL), e 1 centro de supercomputação: CESGA (ES) voltado para o fortalecimento da capacidade de ensino e formação instituições para fornecer educação digital inclusiva e de qualidade por meio de um modelo de aprendizagem e-pedagógico: STE (A) M-TIC que permite compensar o aumento das deficiências da UE na adaptação da Educação Escolar a formação em telemática da era COVID-19 às necessidades curriculares da experimentação científica.
O projeto visa compensar as barreiras, lacunas e limitações derivadas da crise COVID, identificadas no relatório da OCDE . Através do desenvolvimento e implantação de modelos de e-lab e e-eco vinculados à realidade aumentada que possibilitam o carregamento de dados geolocalização em ecossistemas de campo e de laboratório em diferentes oceanos europeus, pretende-se fortalecer a capacidade da escola e das instituições de ensino em oferecer educação digital inclusiva e de qualidade no campo científico, atendendo à promoção de STE (A) M – competências (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) para aproveitar as suas potencialidades e a transferência de conhecimento e promoção de uma cultura inovadora e desenvolvimento sustentável em toda a sociedade e em todos os níveis, começando na idade escolar.
Países / Escolas participantes:
Espanha – Coordenador – Concello de Outes
– Universidad de Santiago de Compostela,
– Fundación Publica Gallega Centro Tecnologíco de supercomputación de Galicia
Portugal – Universidade de Aveiro, Fábrica da Ciência
– Agrupamento de Escolas de Aveiro
Roménia – LiceumOgólnokształcące,
– Universitatea Alexandru Ioan Cuza Din Iasi
Grupos-alvo: Professores, especialistas e entidades vinculadas à área educacional; alunos do ensino médio e profissionais com necessidade de reciclagem na área de e-InnoEduCO2. A área do projeto é o aprimoramento das habilidades científicas e de STE (A) M através da sua transformação digital a nível europeu para avançar para um mais abordagem inclusiva e para fazer uma transformação da Educação Escolar Europeia em um laboratório de inovação neste campo.
Atividade em Portugal – CAMPUS “UMA SAÚDE” DE INICIAÇÃO À PESQUISA E COMUNICAÇÃO
(abril, 2022)
2019 / 2022
How to build a cultural bridge with students’ passions?
Informação acerca do projeto:
Nome: How to build a cultural bridge with students’ passions?
Nº: 2019-1-PLO1-KA229-064919_3
Duração: 24 meses
Início: 01/09/2019
Fim: 31/08/2021
Nova data: 31/08/2022
Descrição sumária do projeto:
O projeto de intercâmbio de boas práticas envolve 3 países – Portugal, Itália e Polônia – tem como objetivo principal apresentar os nossos países sob uma perspetiva de paixões, hobbies e interesses dos estudantes, promovendo algum aspeto mais tradicional de cada cultura, levando à “construção de uma ponte cultural” e à tomada de consciência de que no fundo eles são todos idênticos. Durante o projeto, os alunos vão poder praticar o inglês, falado e escrito, desenvolver as suas competências em TIC e aprofundar o seu conhecimento acerca das culturas dos países envolvidos; isto, enquanto mostram os seus interesses e a sua forma de pensar, aprendendo a respeitar as diferenças; está igualmente prevista a aprendizagem de algum vocabulário e expressões básicas importantes nos idiomas dos parceiros. Pretende-se que tomem consciência da cidadania europeia e desenvolvam “o entendimento” das diferenças entre as pessoas, e assim, uma tolerância para com o desconhecido.
Todas as despesas / encargos destas deslocações serão suportadas pelo orçamento do projeto.
Países / Escolas participantes:
Polónia – Escola Coordenadora: I Liceum Ogolnoksztalcace im. MariiSklodowskiej-Curie w – Ostrzeszowie
Itália – ISTITUTO ISTRUZIONE SUPERIORE “Giuseppe Colasanti” – Civita Castellana
Portugal – Agrupamento de Escolas de Aveiro Portugal – Escola Secundária Homem Cristo – Aveiro