Em forma de articulação entre pré-escolar e 1º ciclo, educadoras e uma professora do 1º ano proporcionaram um encontro de crianças que envolveu os dois níveis de educação. Este momento foi mais uma estratégia usada para preparar uma transição para o 1º ciclo, entre outras que têm sido realizadas, como por exemplo, usarmos regularmente recursos comuns como visitas à Biblioteca da Escola, a cantina, o ginásio e vivencia de festividades como Magusto, Natal, semana da leitura, festa da Primavera, edição do Escrevinhando, encerramento do ano letivo. As crianças do 1º ano, da turma a professora Maria João Pinho, algumas frequentaram este jardim de infância, vieram dar o seu testemunho e responder a questões que preocupam as nossas crianças, principalmente as que irão transitar no próximo ano letivo. É importante proporcionarmos oportunidades de dialogarem sobre o assunto, de explicitarem as suas expectativas e de colocarem perguntas sobre o que gostariam de saber sobre o ciclo seguinte, de forma a confrontar o que cada uma pensa e sabe sobre essa nova etapa e esclarecer as suas interrogações. Martim – Acho que não vou conseguir ficar tanto tempo na cadeira. Teresa – fazem trabalhos muito importantes? Resposta – Sim. Robert – Como aprendem a ler? Resposta – aprendemos as letras e o som das letras. Educadora – Quando não dizemos bem os sons das letras é um problema? Teresa – Não, alguns têm terapia para ajudar a falar melhor! Benedita – Como é que conseguem guardar tanta “coisa” na cabeça? Resposta da Teresa e Duarte – Temos o cérebro e a memória. É como um computador, escolhemos guardar e depois, quando precisamos, vamos buscar à memória. Manuel – Porque ficam muitas horas na cadeira? Resposta do Martim M. – Não são assim tantas horas, temos a hora do lanche, recreio e almoço. Alice R. – Porque fazem tantos t.p.c.? Resposta – não são muitos, é para aprendermos melhor. Só levamos t.p.c. à 6. feira e podemos fazê-los até à 6. feira seguinte. Miguel M. – Vocês têm aec´s? Que jogos fazem no recreio? Têm quadros verdes e escuros? Respostas do Diego – Temos aec´s de xadrez, artes, aprender a fazer jogos. No recreio jogamos futebol e outros jogos. Na sala temos um quadro branco de caneta, cá fora, na sala ao ar livre, temos um quadro verde de giz. Pergunta – vocês ouvem a professora? Resposta – sim, temos de estar atentos para aprender. E outras perguntas foram feitas: – Como pegam no lápis? – Como sabem que é hora de recreio? – Também brincam na sala? – Ouvem histórias? Foi um momento muito profícuo que culminou numa fotografia de grupo e na entrega de desenhos e medalhas feitas pelas crianças do pré-escolar em forma de agradecimento às crianças do 1º ciclo e sua respetiva professora.
Jardim de Infância de Santiago