Articular para facilitar

Articular para facilitar

Articular para facilitar 1024 768 Agrupamento de Escolas de Aveiro

Em forma de articulação entre pré-escolar e 1º ciclo, educadoras e uma professora do 1º ano proporcionaram um encontro de crianças que envolveu os dois níveis de educação. Este momento foi mais uma estratégia usada para preparar uma transição para o 1º ciclo, entre outras que têm sido realizadas, como por exemplo, usarmos regularmente recursos comuns como visitas à Biblioteca da Escola, a cantina, o ginásio e vivencia de festividades como Magusto, Natal, semana da leitura, festa da Primavera, edição do Escrevinhando, encerramento do ano letivo. As crianças do 1º ano, da turma a professora Maria João Pinho, algumas frequentaram este jardim de infância, vieram dar o seu testemunho e responder a questões que preocupam as nossas crianças, principalmente as que irão transitar no próximo ano letivo. É importante proporcionarmos oportunidades de dialogarem sobre o assunto, de explicitarem as suas expectativas e de colocarem perguntas sobre o que gostariam de saber sobre o ciclo seguinte, de forma a confrontar o que cada uma pensa e sabe sobre essa nova etapa e esclarecer as suas interrogações. Martim – Acho que não vou conseguir ficar tanto tempo na cadeira. Teresa – fazem trabalhos muito importantes? Resposta – Sim. Robert – Como aprendem a ler? Resposta – aprendemos as letras e o som das letras. Educadora – Quando não dizemos bem os sons das letras é um problema? Teresa – Não, alguns têm terapia para ajudar a falar melhor! Benedita – Como é que conseguem guardar tanta “coisa” na cabeça? Resposta da Teresa e Duarte – Temos o cérebro e a memória. É como um computador, escolhemos guardar e depois, quando precisamos, vamos buscar à memória. Manuel – Porque ficam muitas horas na cadeira? Resposta do Martim M. – Não são assim tantas horas, temos a hora do lanche, recreio e almoço. Alice R. – Porque fazem tantos t.p.c.? Resposta – não são muitos, é para aprendermos melhor. Só levamos t.p.c. à 6. feira e podemos fazê-los até à 6. feira seguinte. Miguel M. – Vocês têm aec´s? Que jogos fazem no recreio? Têm quadros verdes e escuros? Respostas do Diego – Temos aec´s de xadrez, artes, aprender a fazer jogos. No recreio jogamos futebol e outros jogos. Na sala temos um quadro branco de caneta, cá fora, na sala ao ar livre, temos um quadro verde de giz. Pergunta – vocês ouvem a professora? Resposta – sim, temos de estar atentos para aprender. E outras perguntas foram feitas: – Como pegam no lápis? – Como sabem que é hora de recreio? – Também brincam na sala? – Ouvem histórias? Foi um momento muito profícuo que culminou numa fotografia de grupo e na entrega de desenhos e medalhas feitas pelas crianças do pré-escolar em forma de agradecimento às crianças do 1º ciclo e sua respetiva professora.

Jardim de Infância de Santiago

Privacy Preferences

When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in the form of cookies. Here you can change your Privacy preferences. It is worth noting that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we are able to offer.

Click to enable/disable Google Analytics tracking code.
Click to enable/disable Google Fonts.
Click to enable/disable Google Maps.
Click to enable/disable video embeds.
Our website uses cookies, mainly from 3rd party services. Define your Privacy Preferences and/or agree to our use of cookies.