Na passada terça-feira, dia 27 de outubro, no âmbito da disciplina de Português e acompanhada pela professora Dulce Novo, a turma 11ºC da escola secundária Homem Cristo deslocou-se ao museu de Santa Joana, em Aveiro, com intuito de compreender melhor a arte e a época barroca.
Na visita guiada, foram visitados três pontos chave do museu que nos revelaram uma arte bem conhecida pelos detalhes, pelo requinte e pela elegância. A sala de Lavor, onde foi possível não só reconhecer a grandiosidade desta arte e compreender um pouco da sua história, mas também relacioná-la com o Sermão de Santo António aos Peixes, de Padre António Vieira, obra em estudo na disciplina de Português. Outro espaço visitado, de forma particular, foi aquele em que se encontram alguns retratos da princesa; em dois deles, colocados lado a lado, eram percetíveis as diferenças entre o antes e o depois da canonização. E, por último, a visita centrou-se na Igreja de Jesus, onde se teve especial contacto com o esplendor da talha dourada e com o azulejo azul e branco, compreendendo-se a verdadeira origem da expressão “ouro sobre azul”.
Foi, também, possível admirar o deslumbrante túmulo da Princesa Santa Joana, padroeira da cidade de Aveiro, que é uma peça de arte preciosa onde repousam os seus restos mortais desde 1711.
Sem dúvida que esta visita foi muitíssimo enriquecedora, pois permitiu não só uma visão mais profunda de uma época, percebendo-se esta arte em particular, mas também por se ter proporcionado um contacto mais descontraído e próximo entre os elementos do grupo.
Texto:
Ana Rita Loureiro
Ana Sofia Leitao
11ºC