O(A)s educadores(as) e professores(as) exercem uma profissão de cuidado e grande exigência, particularmente suscetível a elevados níveis de stress. Por esse motivo, autocuidar-se é essencial para o desenvolvimento do seu bem- estar para, por sua vez, ensinar e continuar a apoiar os seus alunos.
Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento gostariam de convidá-lo(a) a praticar um breve exercício de reflexão e autoconhecimento, bem como apresentar algumas sugestões, para que possa promover o autocuidado, fomentando a sua confiança, autoestima e relação com o seu mundo e com as pessoas que fazem parte dele. Para desempenhar estas tarefas, apenas precisa de um papel, uma caneta e, sobretudo, de disponibilidade para estar consigo próprio.
1 Procure relembrar-se do seu percurso enquanto professor(a)/educador(a) de infância.
Viaje no tempo…
Estou no ano em que escolhi ser professor. Tenho consciência que esta será uma escolha para o futuro. O que me motiva? Que expectativas tenho relativamente a esta profissão?
A. Pense/ registe os motivos pelos quais se tornou professor(a)/educador(a);
B. Identifique, pelo menos, três das suas características que o(a) tornam único(a);
C. Reflita acerca do que os alunos gostam em si e do que faz com que as suas aulas sejam especiais.
Apesar de ser professor é, acima de tudo, humano. Como tal, tem características que o tornam único e especial e, naturalmente também sente dificuldades, confrontando-se com alguns obstáculos e fragilidades. Desafie-se!
Experimente criar uma “caixa de ferramentas de autocuidado” que promova a sua saúde física, psicológica e emocional. A título de exemplo, deixamos algumas estratégias que podem fazer parte da sua caixa:
- Mantenha um horário de sono que lhe permita repousar e recarregar energias;
- Procure praticar exercício físico com regularidade;
- Cumpra os horários das refeições, mantendo uma alimentação diversificada. Porque não aproveitar o confinamento para confecionar receitas que ainda não teve tempo de experimentar?;
- Mantenha o contacto com pessoas importantes para si;
- Fixe uma folha no frigorífico e registe as coisas boas que lhe vão acontecendo diariamente;
- Aceite as suas emoções. Pense no estado do tempo. Também o consegue mudar? As mudanças de humor e as alterações emocionais podem surgir a qualquer momento. Olhe para elas, acolha-as e não as contrarie;
- Fale com alguém próximo acerca dos seus sentimentos e emoções;
- Leia ou releia os seus livros favoritos;
- Assista a filmes ou séries, etc.
Cuidar de si também passa pelo autocuidado no local de trabalho. Contudo, a fronteira que existe entre o local de trabalho e o nosso lar é, atualmente, muito ténue. Assim sendo, propomos que estabeleça limites claros entre a “casa” e a “escola”. É natural que sinta que o seu trabalho enquanto professor nunca está concluído. Diariamente, depois de concluir o seu trabalho letivo e não letivo, “desligue”. Procure adotar um ritual de fim de dia que o ajude a desconectar do trabalho, recorrendo a estratégias da sua “caixa de ferramentas”.
Reconheça e valorize os aspetos positivos da sua semana de trabalho: anote os elogios que recebe de alunos, colegas e pais/encarregados de educação. Comemore vitórias e sucessos na relação de ensino-aprendizagem com os seus alunos.
Peça ajuda: se, após experimentar as estratégias de autocuidado, sentir que precisa de ajuda especializada, poderá contactar um psicólogo ou outro profissional de saúde da sua confiança.
“Lembre-se que está a dar um contributo muito importante para o bem coletivo, para a educação das crianças e jovens mesmo numa fase tão desafiante e exigente e que é um exemplo de adaptação e resiliência para os seus alunos.” (Ordem dos Psicólogos Portugueses)
Fevereiro de 2021
Os Serviços de Psicologia e Orientação