PROMOVER O SUCESSO ESCOLAR DO MEU EDUCANDO

PROMOVER O SUCESSO ESCOLAR DO MEU EDUCANDO

PROMOVER O SUCESSO ESCOLAR DO MEU EDUCANDO 620 430 Agrupamento de Escolas de Aveiro

A escola e as tarefas escolares ocupam grande parte do dia das crianças e adolescentes. É importante que as crianças e os adolescentes sintam que são capazes de aprender, que têm competências únicas e que conseguem resolver os desafios colocados pelo contexto escolar. Estes sentimentos são de grande importância para o desenvolvimento de uma autoestima saudável.

Os Serviços de Psicologia e de Orientação (SPO) do Agrupamento reconhecem a importância do apoio e orientação das famílias para a concretização do sucesso escolar dos alunos. Neste sentido, gostaríamos de propor um breve exercício de autorreflexão, bem como sugerir algumas estratégias que podem facilitar o sucesso educativo do seu educando.

Não são só as crianças e os adolescentes que estão em constante aprendizagem e desenvolvimento. O ser humano tem a capacidade de aprender e evoluir até ao fim da sua vida. Mas, para tal, precisa de parar. Parar e refletir sobre si próprio. A autorreflexão pode ser um desafio, contudo poderá ser muito esclarecedora.

Pegue num papel e numa caneta. Reserve um tempo para si, no qual não se sinta pressionado pelas tarefas que ainda faltam concluir, e responda às seguintes questões:

❖ Qual a sua intenção enquanto pai/mãe/cuidador? Quem quer ser para o seu educando?

❖ Traga à sua mente a época em que estudava, qual o envolvimento dos seus pais/cuidadores com o contexto escolar? Gostaria que tivesse sido diferente? Como gostaria que tivesse sido?

❖ E quem está a ser, neste momento? Foque-se no momento presente, qual o seu envolvimento com o percurso escolar do seu educando? Que estratégias utiliza que funcionam para vocês? Há algo que possa ser melhorado?

De seguida, gostaríamos de deixar algumas sugestões1 para facilitar o seu envolvimento na vida escolar do seu educando e promover o seu sucesso.

  • Tenha expetativas e objetivos realistas e razoáveis acerca do desempenho escolar do seu educando. Comunique-lhe que acredita nas suas capacidades, no seu potencial. Perante crises de confiança, elogie a persistência e o esforço dele e ajude-o a encontrar soluções para lidar com as dificuldades, mantendo sempre a comunicação pela positiva.
  • Fale com o seu educando sobre a escola. Desta forma está a comunicar que o que se passa na escola é importante para si. Nestes momentos, é essencial que mostre disponibilidade
    para ouvir a criança ou o adolescente com atenção, que faça contacto ocular e
    que evite realizar outras tarefas enquanto conversam. Evite criticismos, julgamentos ou repreensões. Simplesmente escute.
  • Esteja presente nas Reuniões de Pais. A comunicação frequente com a escola é uma forma de comunicar à criança ou adolescente que o que acontece lá é partilhado com a família. As reuniões são excelentes oportunidades para conversar com os professores para obter mais informação acerca da vida escolar e do desempenho do seu educando, bem como para debater estratégias para promover o sucesso dele na escola. Se sentir necessidade, pode agendar reuniões individuais ao longo do ano letivo.
  • Ajude-o a organizar-se. As competências de organização são aprendidas e treinadas ao longo do tempo. Incentive o seu educando a manter o espaço de estudo limpo e arrumado, ensine-o a ter um caderno/agenda/lista onde aponte os trabalhos das várias disciplinas, ajude-o a utilizar um calendário e a fazer listas de tarefas, escolares e extra-escolares.
  • Promova o desenvolvimento de competências de estudo. É importante que, desde muito cedo, incuta hábitos de trabalho ao seu educando e que o responsabilize pelo seu próprio estudo e aprendizagens. Conheça o calendário de tarefas e trabalhos do seu educando para o ajudar a preparar-se com antecedência e a cumprir com os prazos estipulados. Não esqueça de transmitir ao seu educando a importância de fazer pausas entre períodos de estudo – os intervalos ajudam a processar e a recordar a informação.
  • Garanta as condições para uma boa noite de sono. A falta de sono pode causar irritabilidade ou um comportamento agitado e tornar mais difícil prestar atenção às aulas. Garanta que, em dias de escola, o seu educando dorme entre 9 a 12 horas de sono, e que acorde e adormeça por volta da mesma hora.

    Fevereiro de 2021

Os Serviços de Psicologia e de Orientação

Privacy Preferences

When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in the form of cookies. Here you can change your Privacy preferences. It is worth noting that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we are able to offer.

Click to enable/disable Google Analytics tracking code.
Click to enable/disable Google Fonts.
Click to enable/disable Google Maps.
Click to enable/disable video embeds.
Our website uses cookies, mainly from 3rd party services. Define your Privacy Preferences and/or agree to our use of cookies.