Visita de estudo ao CMIA – Percursos com Vida

Visita de estudo ao CMIA – Percursos com Vida

Visita de estudo ao CMIA – Percursos com Vida 600 600 Agrupamento de Escolas de Aveiro

No dia 6/2/2024 realizámos uma visita de estudo ao CMIA (Centro Municipal de Interpretação Ambiental). Saímos por volta das 13h30, de autocarro, com as Professoras Laura Maria da Cruz, de Ciências Naturais, Matemática e Cidadania, e Alice Pereira, de Educação Física e nossa Diretora de Turma.
O CMIA é um observatório de pássaros com uma mascote chamada Gui, um flamingo, e localiza-se num espaço aberto, em Aveiro, muito bonito e rodeado de salinas, perto da Rua do Sal.
Chegámos ao CMIA perto das 14h. A essa hora iniciou-se a nossa visita. À nossa espera estavam as biólogas Telma e Diana. Os biólogos são pessoas que trabalham para proteger os animais e resolver os problemas do meio em que estão inseridos. Também fazem muita florestação para ajuda a proteger os seres vivos.
A Diana e a Telma explicaram-nos que as salinas são um habitat artificial criado pelo Homem. Falaram também da importância da conservação da natureza como ajuda para resolver problemas ambientais, exemplo disso é a poluição por metais pesados, que são um poluente da água e da terra. As biólogas falaram-nos ainda das espécies que vivem nas salinas e que podíamos encontrar naquele dia. Falaram-nos, por exemplo, do perna longa, dos patos, das gaivotas, da garça branca pequena, do corvo-marinho e dos flamingos. Existem muitos animais em Aveiro porque há muitos alimentos nas águas das salinas. Também nos explicaram que o nome científico (sempre escrito em latim) destas espécies é igual em todo o mundo.
Soubemos ainda de duas curiosidades:
• Entre abril e junho não podemos andar em cima dos muros das salinas porque as aves nidificam e podemos estar a destruir a sua reprodução;
• Há muitos golfinhos a passar na nossa costa marinha.
A Diana e a Telma deram-nos binóculos e um manual com as aves que existiam naquela zona e que podíamos ali encontrar naquele dia. Para utilizar os binóculos, percebemos que o fio tem de estar sempre ao pescoço, devemos olhar pelas lentes menores para observar pelas lentes maiores e focar lentamente. Antes de usarmos os binóculos devemos observar a ave, ver onde está e só depois ver através dos binóculos. Temos de fazer sempre silêncio para não afugentar as aves.
Depois de todas as explicações, caminhámos entre as salinas e a ria à procura de animais. Tínhamos de observar espécies de pássaros com os nossos binóculos e assinalar aqueles que conseguíamos ver.
Em grupos de dois conseguimos observar várias espécies, como:
• o corvo-marinho, 13 vezes,
• o guincho comum, 2 vezes,
• a gaivota de pata amarela, 11 vezes,
• a gaivota de asa preta, 21 vezes,
• a garça branca pequena, 12 vezes,
• o pato real, 13 vezes,
• a andorinha, 1 vez,
• o perna-longa, 10 vezes,
• a alvéola branca, 4 vezes,
• o borrelho, 1 vez,
• o maçarico de bico vermelho, mais de 400,
• o perna-longa vermelha, 1 vez,
• o maçarico das rochas, 5 vezes,
• o pilrito vermelho, 5 vezes,
• o perna-vermelha, 2 vezes,
• a garça cinzenta, 1 vez, e
• a rola do mar, 1 vez.
Para além das espécies de aves, tirámos apontamentos de outras coisas que vimos:
• algas,
• borboletas,
• caracóis,
• um rato morto,
• peixes,
• salinas, e
• rochas.
O nosso grupo lanchou pão e fruta numas mesas de madeira, num espaço ao lado do CMIA.
No final, entregámos os binóculos e os lápis que nos tinham sido facultados.
Regressámos à escola, novamente de autocarro. Chegámos às 16h30. Foi um dia muito feliz onde aprendemos muito!
Trabalho realizado por:
Maria Graça , 5ºI, nº14
Maria Limas, 5ºI, nº15

Maria Graça, 5ºI, nº14 e Maria Limas, 5ºI, nº15

Privacy Preferences

When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in the form of cookies. Here you can change your Privacy preferences. It is worth noting that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we are able to offer.

Click to enable/disable Google Analytics tracking code.
Click to enable/disable Google Fonts.
Click to enable/disable Google Maps.
Click to enable/disable video embeds.
Our website uses cookies, mainly from 3rd party services. Define your Privacy Preferences and/or agree to our use of cookies.