Contributos da Leitura Recreativa

Contributos da Leitura Recreativa

Contributos da Leitura Recreativa 741 988 Agrupamento de Escolas de Aveiro

A leitura recreativa é um tipo de leitura que visa ler pelo prazer de ler, abrindo as portas da criança para a imensidão a que se pode aceder. Promover hábitos de leitura recreativa é um dos caminhos a seguir para alcançar uma leitura prazerosa, em família.

A escola, por seu lado, constitui-se como um dos espaços privilegiados de acesso ao livro e à leitura. A pesquisa mostrou que os leitores que leem com motivos recreativos têm maior probabilidade de se tornarem melhores leitores e, consequentemente, mais motivados para a leituras. Além disso, por meio dessa atividade, o leitor pode relacionar-se com autores, personagens, outros leitores e ele próprio, explorando e repensando a identidade. Isso é conhecido como o prazer social da leitura recreativa. Esse prazer desenvolve a capacidade dos leitores de experimentar o mundo de outras perspetivas e ajuda a entender e a apreciar os que estão longe deles no tempo, no espaço e na experiência. Também ajuda a estabelecer mecanismos para relacionar, corresponder, atender e ajudar outras pessoas diferentes de si mesmas. É justamente na troca de experiências e histórias de leitura que, de facto, ocorre a interação entre textos e leitores. A interação entre o texto e o leitor é uma condição fundamental para o desenvolvimento da compreensão leitora. Uma vez instilado o hábito, a leitura recreativa ajuda a fortalecer outras atitudes positivas, como são: a capacidade de ler e escrever, a compreensão de textos e a amplitude do vocabulário. A leitura literária constitui-se, portanto, como um precioso instrumento para o desenvolvimento da compreensão leitora e da capacidade inferencial, sendo que a construção de um leitor exige regularidade e continuidade nas suas atividades. Face às vantagens comprovadas pela aproximação dos alunos ao escrito literário, justifica-se desenvolver, de forma sistemática, atividades no sentido de ampliar as suas competências leitoras, não só por via do manual escolar, como através do incentivo à leitura de obras integrais no âmbito da leitura orientada e recreativa. Comprovado está que quanto mais conhecimento textual o leitor tiver, mais fácil será a sua compreensão, e a verdade é que as capacidades inferenciais, reflexivas e críticas verificadas são efetivas evidências da relevância da Literatura e da leitura literária. Esta partilha de conhecimentos e da construção conjunta dos sentidos do texto literário (pela natureza da própria linguagem plurissignificativa) tem levado, assim, os meus alunos a tirarem partido dos predicados conferidos ao texto literário, desencadeando as suas emoções, ativando o intelecto, produzindo, promovendo o tão desejável acrescento de motivação leitora. Aos alunos foi disponibilizado, no início do ano, um guião de apresentação oral. Na mesma linha de pensamento de Gaignoux, “[…] o circuito do livro deve ser considerado uma estratégia válida; o aluno, depois de ler, deverá apresentar a sua leitura à turma, possibilitando a troca de livros entre os estudantes. […]”.

Nesta atividade, para além de manifestarem as suas preferências de entre a leitura de obras integrais e de explicarem as reações decorrentes da leitura, puderam dar asas à imaginação e à criatividade (envolvendo a família), proporcionando belíssimos momentos de partilha de leituras, com consequente acrescento de valor não só pessoal como em todo o grupo. Atividades como esta não devem circunscrever-se ao espaço de sala de aula; logo, as evidências das apresentações (vídeos e fotografias) são partilhadas na equipa Teams de cada turma, permitindo que os alunos e famílias revejam as apresentações… E quão orgulhosos eles ficam! Parabéns a todos pelo excelente contributo que têm dado!

Algumas opiniões: 

“Eu acho que o momento de leitura recreativa, realizado na sala de aula, é muito útil, ganhamos confiança de apresentar um trabalho à turma. É um momento em que a plateia fica de “boca aberta” com o que ouve e nós, enquanto oradores, ficamos contentes por vermos as reações. É momento muito interessante.” Tiago, 5.ºJ 

“Na minha opinião, gosto destas partilhas feitas pela minha turma. Acho que estamos a evoluir muito, já me ando a interessar mais pela leitura. Foi uma forma encontrada pela professora para apresentarmos um livro de uma maneira divertida e séria.” Alba, 5.ºJ 

“A atividade de leitura recreativa é importante por diferentes razões: cada um de nós escolhe um livro para ler (adequado à nossa faixa etária), a apresentação do livro desenvolve conhecimentos, os livros apresentados pelos colegas despertam-nos interesse e depois acabamos por ter vontade de os ler, podemos ser criativos nas apresentações.” Miguel, 5.ºJ 

“Eu gosto bastante desses momentos de leitura recreativa, pois fortalece a criatividade e o interesse pela leitura.” Melissa, 5.ºJ 

“Eu estou a adorar esta atividade, descobrimos muitos títulos de livros, lemos e usamos mais a imaginação e a criatividade. Eu estou ansiosa para apresentar o meu livro. Nikholy, 5.ºJ 

“Eu gosto muito da atividade da leitura recreativa. Nestas aulas, tive a oportunidade de conhecer novos livros, alguns dos quais vou ler. Por outro lado, gostei de apresentar um livro aos meus colegas, poder ser criativa na minha apresentação (levando adereços para resumir a história). Esta atividade também permitiu que nos conhecêssemos melhor. Na minha opinião, a leitura recreativa é muito importante para desenvolver o gosto pela leitura, respeitamo-nos uns aos outros a habituamo-nos a falar em público.” Margarida, 5.ºJ

 “Eu acho que as apresentações permitiram uma melhor comunicação; além disso, começamos a conhecer mais livros e ter mais vontade de ler.” João Afonso, 5.ºD 

“Eu gosto muito da atividade da leitura recreativa, pois conheço livros novos.” Mariana Leitão, 5.ºD 

“Eu acho que esta atividade contribui para cativar e levar os alunos a ler, permitindo conhecer novas palavras. A leitura de livros faz com que a nossa imaginação se desenvolva. Acho que conseguimos identificar belos trabalhos/apresentações realizados pelos colegas.” Guilherme, 5.ºD

Liliana Néri

Privacy Preferences

When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in the form of cookies. Here you can change your Privacy preferences. It is worth noting that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we are able to offer.

Click to enable/disable Google Analytics tracking code.
Click to enable/disable Google Fonts.
Click to enable/disable Google Maps.
Click to enable/disable video embeds.
Our website uses cookies, mainly from 3rd party services. Define your Privacy Preferences and/or agree to our use of cookies.