Erasmus + 2023-1-PL01-KA210-SCH-000158725
Water, Air and Soil – what is your superpower?
Informações sobre o projeto
Nome: Water, Air and Soil – what is your superpower?
Nº: 2023-1-PL01-KA210-SCH-000158725
Duração: 18 meses
Início: 01/09/2023
Fim: 28/02/2025
Este projeto Erasmus + de intercâmbio de boas práticas envolve 3 países. Os tópicos a serem desenvolvidos são: Inclusão, promoção da igualdade, STEM e competências verdes. Pretende-se que os alunos desenvolvam competências na área do Inglês (falado e escrito), do ambiente, TIC e STEM.
As despesas/ encargos destas deslocações serão suportadas pelo orçamento do projeto. Os alunos serão acolhidos em famílias aquando da sua deslocação.
Países / Escolas participantes:
Polónia – Escola Coordenadora: I Liceum Ogolnoksztalcace im. MariiSklodowskiej-Curie w – Ostrzeszowie
Croácia – III. Gimnazija – Split
Portugal – Agrupamento de Escolas de Aveiro Portugal – Escola Secundária Homem Cristo – Aveiro
Nota
A inscrição no projeto vincula a cedência de direitos de utilização de imagem e dados no âmbito do mesmo
projeto Erasmus + KA121 VET em consórcio
Informações sobre o projeto
Nome: projeto Erasmus + KA121 VET em consórcio
Nº: 2023-1-PT01-KA121-VET-000136004
Descrição sumária do projeto:
O Agrupamento de Escolas de Aveiro é parceiro em mais um projeto Erasmus +, desta vez em Consórcio.
A Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro (AEVA) / Escola Profissional de Aveiro é a organização coordenadora do consórcio que é constituído por mais três Agrupamentos de Escolas – Agrupamento de Escolas de Ílhavo, Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha – e várias Escolas Profissionais – EPAdrv Vagos, Status Escola Profissional da Lousã e ETPZP.
O projeto é um KA121 – VET que prevê a mobilidade individual de aprendentes e pessoal educativo, no âmbito do Ensino e Formação Profissional.
Trata-se de um projeto interdisciplinar, com enfoque nas competências desenvolvidas na formação técnica dos cursos, proporcionando aprendizagens específicas em ambiente empresarial ou outro tipo de organização. Permite contactar com outras realidades, dando a conhecer novas ferramentas de trabalho, outras culturas, povos e línguas, promovendo a mobilidade europeia e potenciando a recetividade à diferença e à mudança, em consonância com os objetivos da Estratégia Europa 2020.
Objetivos do projeto:
- Incluir no processo de internacionalização, um modelo de realização de mobilidades combinadas – presenciais e virtuais – que minimize as desigualdades/desmotivação causadas pelo trabalho à distância
- Desenvolvimento de literacia digital e de práticas sustentáveis, indo ao encontro do ‘green & digital transitions’
- Proporcionar a jovens em risco de exclusão social/abandono escolar a oportunidade de uma mobilidade de formação, motivando-os para a aprendizagem e promovendo a igualdade de oportunidades
- Promover no consórcio e nas entidades de acolhimento, o desenvolvimento de competências pessoais, linguísticas e interculturais, a permuta de experiências socioculturais e o respeito pelas diferenças
- Proporcionar o alargamento de horizontes e o estímulo da criatividade para fazer face às exigências do mercado de trabalho
- Fomentar o desenvolvimento de competências transversais, nomeadamente capacidade de resolução de problemas e gestão, sentido de responsabilidade, sentido crítico, autonomia e espírito de iniciativa
- Estreitar a relação entre os jovens e o mundo empresarial/mercado de trabalho
- Proporcionar a docentes e técnicos a oportunidade de desenvolverem formação em contexto empresarial transnacional, integrando-a nas suas atividades diárias e replicando-a no seu local de trabalho.
- Proporcionar oportunidades para encontro e discussão de assuntos relacionados com a melhoria da educação e formação profissional
- Desenvolvimento e atualização de competências técnicas e profissionais em contextos empresarias transnacionais
Países de destino:
Espanha e Itália
Período da mobilidade:
Os países de destino serão a Espanha e Itália e o período da mobilidade será de 32 dias, com exceção das mobilidades de longa duração, para os jovens que terminaram o seu curso no ano letivo de 2022-2023, que terão no mínimo 90 dias de duração.
2022 / 2023
projeto Erasmus + KA121 VET em consórcio
Informações sobre o projeto
Nome: projeto Erasmus + KA121 VET em consórcio
Nº: 2022-1-pt01-ka121-vet-000058417
Descrição sumária do projeto:
O Agrupamento de Escolas de Aveiro é parceiro em mais um projeto Erasmus +, desta vez em Consórcio.
A Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro (AEVA) / Escola Profissional de Aveiro é a organização coordenadora do consórcio que é constituído por mais três Agrupamentos de Escolas – Agrupamento de Escolas de Ílhavo, Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha – e várias Escolas Profissionais – EPAdrv Vagos, Status Escola Profissional da Lousã e ETPZP.
O projeto é um KA121 – VET que prevê a mobilidade individual de aprendentes e pessoal educativo, no âmbito do Ensino e Formação Profissional.
Trata-se de um projeto interdisciplinar, com enfoque nas competências desenvolvidas na formação técnica dos cursos, proporcionando aprendizagens específicas em ambiente empresarial ou outro tipo de organização. Permite contactar com outras realidades, dando a conhecer novas ferramentas de trabalho, outras culturas, povos e línguas, promovendo a mobilidade europeia e potenciando a recetividade à diferença e à mudança, em consonância com os objetivos da Estratégia Europa 2020.
Objetivos do projeto:
- Incluir no processo de internacionalização, um modelo de realização de mobilidades combinadas – presenciais e virtuais – que minimize as desigualdades/desmotivação causadas pelo trabalho à distância
- Desenvolvimento de literacia digital e de práticas sustentáveis, indo ao encontro do ‘green & digital transitions’
- Proporcionar a jovens em risco de exclusão social/abandono escolar a oportunidade de uma mobilidade de formação, motivando-os para a aprendizagem e promovendo a igualdade de oportunidades
- Promover no consórcio e nas entidades de acolhimento, o desenvolvimento de competências pessoais, linguísticas e interculturais, a permuta de experiências socioculturais e o respeito pelas diferenças
- Proporcionar o alargamento de horizontes e o estímulo da criatividade para fazer face às exigências do mercado de trabalho
- Fomentar o desenvolvimento de competências transversais, nomeadamente capacidade de resolução de problemas e gestão, sentido de responsabilidade, sentido crítico, autonomia e espírito de iniciativa
- Estreitar a relação entre os jovens e o mundo empresarial/mercado de trabalho
- Proporcionar a docentes e técnicos a oportunidade de desenvolverem formação em contexto empresarial transnacional, integrando-a nas suas atividades diárias e replicando-a no seu local de trabalho.
- Proporcionar oportunidades para encontro e discussão de assuntos relacionados com a melhoria da educação e formação profissional
- Desenvolvimento e atualização de competências técnicas e profissionais em contextos empresarias transnacionais
Países de destino:
Espanha e Itália
Período da mobilidade:
Entre 1 a 2 meses, máximo, com exceção das mobilidades de longa duração (para os jovens que terminaram o seu curso no ano letivo de 2021-2022)
2020 / 2023
Reconstructing individual fates in World War OneInformação acerca do projeto:
Nome: Reconstructing individual fates in World War One
Nº : 2020-I-DE03-KA229-077506_2
Duração: 24 meses
Início: 01/09/2020
Fim: 31/08/2022
Descrição sumária do projeto:
Este projeto Erasmus + envolve 5 países e pretende que os alunos desenvolvam competências na área do Inglês (falado e escrito), História (1ª guerra mundial) – e Tecnologias de Informação e Comunicação.
Será privilegiado o contato através de atividades realizadas online através de diversas plataformas e redes sociais. Se a pandemia o permitir, grupos de 5 alunos acompanhados por 2 professores terão a possibilidade de participar fisicamente nos encontros com a terminologia de LTTA (Learning Teaching and Training Activity) nos países e escolas parceiros.
Todas as despesas/ encargos destas deslocações serão suportadas pelo orçamento do projeto.
Nota
A inscrição no projeto vincula a cedência de direitos de utilização de imagem e dados no âmbito do mesmo
Países / Escolas participantes:
Alemanha – Erich-Gutenberg-Berufskolleg des Kreises Herford in Bünde Wirtschaft und Verwaltung – Bunde
Portugal – Agrupamento de Escolas de Aveiro – Aveiro
Roménia – Colegiul National – Iasi
Croácia – Gimnazija Jurja Barakovica – Zadar
França – Lycée Eugène Woillez – Montreuil-sur-mer
LET US SAIL TOGETHER
Informação acerca do projeto:
Nome: LET US SAIL TOGETHER
Nº : 2020-1-SE01-KA229-078017_6
Duração: 24 meses
Início: 01/09/2020
Fim: 31/08/2022
Descrição sumária do projeto:
Este projeto Erasmus + envolve 6 países e pretende que os alunos desenvolvam competências na área do Inglês (falado e escrito), Biologia – alterações climáticas e impactes nos oceanos – e Tecnologias de Informação e Comunicação.
Será privilegiado o contato através de atividades realizadas online através de diversas plataformas e redes sociais. Se a pandemia o permitir, grupos de 4 alunos acompanhados por 2 professores terão a possibilidade de participar fisicamente nos encontros com a terminologia de LTTA (Learning Teaching and Training Activity) nos países e escolas parceiros.
Todas as despesas / encargos destas deslocações serão suportadas pelo orçamento do projeto.
Países / Escolas participantes:
Suécia – Grubbeskolan – Umea
Turquia – HAYRULLAH KEFOGLU ANADOLU LISESI – Istambul
Croácia – III.gimnazija Split – Split
Portugal – Agrupamento de Escolas de Aveiro – Aveiro
Grécia – 5th PIRAMATIKO GENIKO LIKIO RETHIMNOU PANEPISTIMIOU KRITIS – RETHYMNO
Islândia – HORDUVALLASKOLI – kÓPAVOGUR
2021 / 2023
School science e-learning ONE HEALTH – e-InnoEduCO2Informações sobre o projeto
Nome: Erasmus + KA226 School science e-learning ONE HEALTH – e-InnoEduCO2
Nº: 2020-1-ES01-KA226-SCH-095765
Duração: 24 meses
Início: 01/03/ 2021
Fim: 28/02/2023
Tópicos: Novos currículos / métodos educacionais / desenvolvimento de treinamento inovadores cursos ; Ensino aberto e à distância; Meio ambiente e mudanças climáticas
Descrição sumária do projeto:
O contexto de “e-InnoEduCO2: School science e-learning ONE HEALTH” inclui uma parceria formada por 1 autoridade pública: Município de Outes (ES), 3 universidades: Universidade de Santiago de Compostela (ES), Universidade de Iasi (RO), Universidade de Aveiro (PT), 2 escolas: Agrupamento de Escolas em Aveiro (PT) e XXVI Liceu em Łódź (PL), e 1 centro de supercomputação: CESGA (ES) voltado para o fortalecimento da capacidade de ensino e formação instituições para fornecer educação digital inclusiva e de qualidade por meio de um modelo de aprendizagem e-pedagógico: STE (A) M-TIC que permite compensar o aumento das deficiências da UE na adaptação da Educação Escolar a formação em telemática da era COVID-19 às necessidades curriculares da experimentação científica.
O projeto visa compensar as barreiras, lacunas e limitações derivadas da crise COVID, identificadas no relatório da OCDE . Através do desenvolvimento e implantação de modelos de e-lab e e-eco vinculados à realidade aumentada que possibilitam o carregamento de dados geolocalização em ecossistemas de campo e de laboratório em diferentes oceanos europeus, pretende-se fortalecer a capacidade da escola e das instituições de ensino em oferecer educação digital inclusiva e de qualidade no campo científico, atendendo à promoção de STE (A) M – competências (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) para aproveitar as suas potencialidades e a transferência de conhecimento e promoção de uma cultura inovadora e desenvolvimento sustentável em toda a sociedade e em todos os níveis, começando na idade escolar.
Países / Escolas participantes:
Espanha – Coordenador – Concello de Outes
– Universidad de Santiago de Compostela,
– Fundación Publica Gallega Centro Tecnologíco de supercomputación de Galicia
Portugal – Universidade de Aveiro, Fábrica da Ciência
– Agrupamento de Escolas de Aveiro
Roménia – LiceumOgólnokształcące,
– Universitatea Alexandru Ioan Cuza Din Iasi
Grupos-alvo: Professores, especialistas e entidades vinculadas à área educacional; alunos do ensino médio e profissionais com necessidade de reciclagem na área de e-InnoEduCO2. A área do projeto é o aprimoramento das habilidades científicas e de STE (A) M através da sua transformação digital a nível europeu para avançar para um mais abordagem inclusiva e para fazer uma transformação da Educação Escolar Europeia em um laboratório de inovação neste campo.
Atividade em Portugal – CAMPUS “UMA SAÚDE” DE INICIAÇÃO À PESQUISA E COMUNICAÇÃO
(abril, 2022)
2019 / 2022
How to build a cultural bridge with students’ passions?
Informação acerca do projeto:
Nome: How to build a cultural bridge with students’ passions?
Nº: 2019-1-PLO1-KA229-064919_3
Duração: 24 meses
Início: 01/09/2019
Fim: 31/08/2021
Nova data: 31/08/2022
Descrição sumária do projeto:
O projeto de intercâmbio de boas práticas envolve 3 países – Portugal, Itália e Polônia – tem como objetivo principal apresentar os nossos países sob uma perspetiva de paixões, hobbies e interesses dos estudantes, promovendo algum aspeto mais tradicional de cada cultura, levando à “construção de uma ponte cultural” e à tomada de consciência de que no fundo eles são todos idênticos. Durante o projeto, os alunos vão poder praticar o inglês, falado e escrito, desenvolver as suas competências em TIC e aprofundar o seu conhecimento acerca das culturas dos países envolvidos; isto, enquanto mostram os seus interesses e a sua forma de pensar, aprendendo a respeitar as diferenças; está igualmente prevista a aprendizagem de algum vocabulário e expressões básicas importantes nos idiomas dos parceiros. Pretende-se que tomem consciência da cidadania europeia e desenvolvam “o entendimento” das diferenças entre as pessoas, e assim, uma tolerância para com o desconhecido.
Todas as despesas / encargos destas deslocações serão suportadas pelo orçamento do projeto.
Países / Escolas participantes:
Polónia – Escola Coordenadora: I Liceum Ogolnoksztalcace im. MariiSklodowskiej-Curie w – Ostrzeszowie
Itália – ISTITUTO ISTRUZIONE SUPERIORE “Giuseppe Colasanti” – Civita Castellana
Portugal – Agrupamento de Escolas de Aveiro Portugal – Escola Secundária Homem Cristo – Aveiro
Escola Secundária Homem Cristo em Atividade de Ensino / Aprendizagem em Split, na Croácia
Quatro alunas do 11.º ano e duas professoras estão na Croácia, em Split de 27 de março a 1 de abril, a participar na atividade de ensino / aprendizagem, juntamente com os parceiros croatas, gregos, turcos, islandeses e suecos, no âmbito do projeto Erasmus + “Let Us Sail Together”. Este projeto pretende alertar para os…
Erasmus + “How to Build a Cultural Bridge with Students’ Passions?”
Últimos dias da Atividade em Itália com os nossos parceiros italianos e polacos. Momentos inesquecíveis que construiram uma ponte sólida e duradoura. Até breve 😀🤩 A coordenadora do projeto Maria José Dias Civita Castellana, Itália, 11 de março de 2022
Alunos do 12.º ano do Agrupamento de Escolas de Aveiro em Itália
Dez alunos e duas professoras estão esta semana de 7 a 12 de março de 2022, em Civita Castellana, Itália, no âmbito do projeto Erasmus + “How to Build a Cultural Bridge with Students’ Passions?”, juntamente com os parceiros italianos e polacos. 9 de março 2022 A coordenadora do projeto Maria José Dias
Nós e a Suécia
A Suécia é um país cheio de história e com uma cultura, estilo de vida e desenvolvimento muito diferente do nosso. A sua ocupação teve início na Idade da Pedra, quando o gelo resultante da última glaciação recuou. Pensa-se que os primeiros habitantes foram povos caçadores que viviam daquilo que o mar Báltico lhes fornecia…
Erasmus + “Let Us Sail Together” Último dia de atividades na Escola “Grubbe”, em Umea, Suécia
No último dia da Atividade de Ensino / Aprendizagem na Suécia, dissemos um “até já” aos nossos amigos suecos, croatas, islandeses e turcos. Todos apresentaram os trabalhos acerca das alterações climáticas. De seguida estiveram numa aula chamada “Home economics”, onde confecionaram a sua refeição. Depois de almoço aprenderam e ensinaram jogos novos. Suécia, 18 de…
Erasmus + “Let Us Sail Together”
Continua a atividade de Ensino / Aprendizagem de 4 alunos acompanhados por 2 professores da Escola Secundária Homem Cristo na Suécia em Umea, com colegas suecos, turcos, croatas e islandeses. Hoje um dia de aventura na neve, com direito a patinagem e churrasco, com uma sensação térmica de -12 graus. Os nossos agradecimentos ao coordenador…
Alunos da Escola secundária Homem Cristo na Suécia
Alunos do 12.º ano da Escola Secundária Homem Cristo, em Estocolmo, na Suécia, para participar na Atividade de Ensino / Aprendizagem no âmbito do Projeto Erasmus + “Let Us Sail Together”. Ansiosos por encontrar os parceiros suecos, croatas, turcos, islandeses e gregos. Estocolmo, 13 de fevereiro de 2022 A coordenadora do projeto, Maria José Dias
Projeto 2021-1-PT01-KA121-VET-000011388 – Formação Staff – Novo projeto Erasmus + em consórcio, na região de Aveiro
A AEVA-Escola Profissional de Aveiro é a organização coordenadora de mais um projeto KA121-VET – Projetos acreditados para a mobilidade individual de aprendentes e pessoal educativo, no âmbito do Ensino e Formação Profissional. Fazem, ainda, parte deste consórcio, quatro Agrupamentos de Escolas (Ílhavo, Albergaria-a-Velha, Gafanha da Nazaré e Aveiro) e duas escolas profissionais, a Escola…
Atividade de ensino aprendizagem na Alemanha e na Bélgica
No âmbito do projeto Erasmus + “Reconstructing Individual Fates in WWI”, a Escola Secundária Homem Cristo esteve representada por um grupo de 6 alunos e 2 professoras na mobilidade atividade de Ensino / aprendizagem à Alemanha e Bélgica, que decorreu de 14 a 20 de novembro de 2021. Juntamente com os parceiros alemães, croatas, romenos…
Agrupamento de Escolas de Aveiro em Bunde, na Alemanha na atividade de Ensino / Aprendizagem do projeto Erasmus + “Reconstructing Individual Fates in WWI”.
Agrupamento de Escolas de Aveiro em Bunde, na Alemanha na atividade de Ensino / Aprendizagem do projeto Erasmus + “Reconstructing Individual Fates in WWI”. O primeiro dia a apresentar os trabalhos realizados acerca do tema, na escola parceira Erich-Gutenberg-Berufskolleg des Kreises Herford, juntamente com as restantes escolas parceiras da França, Croácia e Romenia.
Projeto Erasmus + KA229 “Let Us Sail Together”
No âmbito do projeto Erasmus + KA229 “Let Us Sail Together”, o AEA, nomeadamente a Escola Secundária Homem Cristo, está representada por 2 professoras na reunião de professores em Split na Croácia de 18 a 22 de outubro, 2021. Os parceiros das escolas da Suécia, Islandia, Turquia, Grécia, Croácia e Portugal tiveram a oportunidade de…